USO DE MODELO DE TEORIA DAS FILAS NA GESTÃO PÚBLICA: A ESCOLA VOLTADA PARA O ALUNO

USE OF QUEUE THEORY MODEL IN PUBLIC MANAGEMENT: THE SCHOOL GEARED TOWARDS THE STUDENT

Autores

  • Wellington Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil
  • Ramon Santana Curto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Euber Reis Maciel 3Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Sucesso
  • Rosângela Machado Gambarine

Resumo

As filas estão presentes em nosso cotidiano, sendo um dos principais fatores que dificultam o atendimento adequado da população seja em atividades privadas e, principalmente nos serviços públicos. O atendimento às expectativas e ansiedades de usuários, em termos de gestão pública, nem sempre tem recebido a atenção devida. Dentro desse contexto, escolas apresentam diversos processos e atividades com recorrência de filas. Assim, o problema de formação de filas influencia negativamente o aprendizado, agindo inclusive na conduta de alunos. Considerando essas premissas e, a partir do apontamento de prioridade de resolução de atividades com esse potencial, nesse trabalho foi analisado o processo de formação de filas para servir merenda em uma escola. E, a partir disso, foram analisados parâmetros de teoria das filas no ambiente operacional escolar relacionado a merenda. Os resultados sugerem que as condições locais e o número de servidores disponíveis, não eram suficientes para acolher a demanda e, com isso, em determinados momentos colaboradores tinham que se deslocar até outro ponto desse ambiente para concluírem atendimentos, acarretando na ampliação da fila.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Trabalha com planejamento e gestão de operações na cadeia de suprimento, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão de serviços e operações logísticas, integração na cadeia de suprimento, planejamento e gestão de transportes. Seu interesse atual de pesquisa é nos temas: logística e serviços.

Publicado

04.04.2020

Como Citar

Gonçalves, W., Santana Curto, R. ., Reis Maciel, E. ., & Machado Gambarine, R. . (2020). USO DE MODELO DE TEORIA DAS FILAS NA GESTÃO PÚBLICA: A ESCOLA VOLTADA PARA O ALUNO: USE OF QUEUE THEORY MODEL IN PUBLIC MANAGEMENT: THE SCHOOL GEARED TOWARDS THE STUDENT. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(1), 99–110. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29098

Edição

Seção

PESQUISA OPERACIONAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>