USO DE MODELO DE TEORIA DAS FILAS NA GESTÃO PÚBLICA: A ESCOLA VOLTADA PARA O ALUNO
USE OF QUEUE THEORY MODEL IN PUBLIC MANAGEMENT: THE SCHOOL GEARED TOWARDS THE STUDENT
Resumo
As filas estão presentes em nosso cotidiano, sendo um dos principais fatores que dificultam o atendimento adequado da população seja em atividades privadas e, principalmente nos serviços públicos. O atendimento às expectativas e ansiedades de usuários, em termos de gestão pública, nem sempre tem recebido a atenção devida. Dentro desse contexto, escolas apresentam diversos processos e atividades com recorrência de filas. Assim, o problema de formação de filas influencia negativamente o aprendizado, agindo inclusive na conduta de alunos. Considerando essas premissas e, a partir do apontamento de prioridade de resolução de atividades com esse potencial, nesse trabalho foi analisado o processo de formação de filas para servir merenda em uma escola. E, a partir disso, foram analisados parâmetros de teoria das filas no ambiente operacional escolar relacionado a merenda. Os resultados sugerem que as condições locais e o número de servidores disponíveis, não eram suficientes para acolher a demanda e, com isso, em determinados momentos colaboradores tinham que se deslocar até outro ponto desse ambiente para concluírem atendimentos, acarretando na ampliação da fila.
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