APLICAÇÃO DA CURVA ABC E SEU EFEITO NA ACURACIDADE DO ESTOQUE EM UMA EMPRESA DE REVENDA DE KIT DE EMBREAGEM NA REGIÃO DA ZONA DA MATA MINEIRA
APPLICATION OF THE ABC CURVE AND ITS EFFECT ON STOCK ACCURACY IN A CLUTCH KIT RESALE COMPANY IN THE MATA MINEIRA ZONE REGION
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v6i7.32837Palavras-chave:
Classificação ABC, gestão de estoque, acuracidade, plano de contagem, inventário cíclicoResumo
Neste estudo evidencia-se o efeito da classificação ABC na gestão de estoque, mais especificamente na acuracidade do estoque. Para desenvolvimento do presente estudo inicialmente fez-se uma revisão bibliográfica acerca de temas centrais para desenvolvimento da temática e posteriormente realizou-se o estudo prático através de visitas em uma empresa revendedora de KIT de embreagem, localizada na região da Zona da Mata Mineira, com o intuito de viabilizar a gestão de estoques a partir da aplicação da Curva ABC, que por sua vez possibilitou uma elaboração de um plano de contagens físico do inventário rotativo por meio de períodos e ciclos para cada classe A, B e C, buscando assim uma melhor acurácia no estoque da empresa. Foi possível concluir que a gestão de estoque com a aplicação do da curva ABC tem efeito positivo sobre o índice de acuracidade dos estoques, porque auxilia na estruturação do plano de contagem e na otimização das tomadas de decisões, bem como no aumento do índice de acurácia do estoque, onde na empresa estudada a acurácia dos itens aumentou de 64,22% para 97,59%, conseguindo atingir um percentual de divergência melhor do que o estabelecido pela empresa.
Downloads
Referências
Accioly, F., Ayres, A. de P. S., & Sucupira, C. (2015). Gestão de Estoques. Rio de Janeiro: Ed FGV.
Corrêa, H. L., & Corrêa, C. A. (2017). Administração de Produção e Operações. Manufatura e Serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo. Ed Atlas.
Facchini, E., Da Silva, J. R., & Leite, V. M. (2019). Curva ABC e Estoque de Segurança. South American Development Society Journal, 5, 73. Disponível em: http://www.sadsj.org/index.php/revista/article/view/191. Acesso em: 03 mar. 2020.
Gerring, J. (2019). Pesquisa de estudo de caso: princípios e práticas. Petrópolis: Ed Vozez ltda.
Gomes, R. P., & Milan, W. W. (2017). Gestão de estoque pelo método do estoque máximo-mínimo em uma empresa de médio porte do ramo de revenda de combustível em Carneirinho-MG. Organizações e Sociedade. Disponível em: http://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/269. Acesso em: 03 de mar. 2020.
Hashimoto, M.; Candido, B. (2019). Empreendedorismo: Plano de negócio em 40 lições. São Paulo: Ed Saraiva Educação S.A.
Moreira, B. M., Silva, N. F., & Ebias, D. G. (2019). Aplicação das curvas PQR e ABC como base para o desenvolvimento da estratégia de gestão de estoques em uma indústria farmacêutica do centro-oeste mineiro. Disponível em: http://aprepro.org.br/conbrepro/2019/anais/arquivos/10202019_221034_5dad081ee3400.pdf. Acesso em: 04 de mar. 2020.
Paoleschi, B. (2019). Almoxarifado e Gestão de Estoques. São Paulo: Ed Saraiva Educação S.A.
Ribeiro, J. (2017). Pesquisa de Marketing. São Paulo: Ed Senac.
Silva, B. W. (2019). Gestão de Estoques: Planejamento, Execução e Controle. João Monlevade: Ed BWS Consultoria.
Sousa, S., S. e S., E., Santos, G., R., S., & dos Santos, T. (2018). Gestão de estoque em uma microempresa de atacado e varejo no município de Marabá-PA. Produção Em Foco. Disponível em: https://doi.org/10.14521/P2237-5163.2018.0017.0002. Acesso em: 03 de mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual
CC BY-NC-SA
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.