Fatores impulsionadores e benefícios do uso de dispositivos móveis pelos discentes de uma universidade pública federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i3.35644

Palavras-chave:

Fatores Impulsionadores, Uso de Dispositivos Móveis, Benefícios, Universidade Pública Federal

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como os fatores impulsionadores influenciam o uso de dispositivos móveis pelos discentes e a relação causal deste uso com os benefícios gerados. Para tanto, construiu-se um instrumento, o qual foi aplicado a 100 discentes do curso de administração de uma Universidade Pública Federal. Durante a análise dos dados, foi realizada incialmente uma análise fatorial exploratória por meio do software SPSS, através da qual validou-se o referido instrumento. Na sequência, por meio dos dados já coletados, foi realizada uma análise fatorial confirmatória fazendo uso de uma modelagem de equações estruturais. Tal modelagem foi formada por fatores impulsionadores e sua influência no uso de dispositivos móveis e a relação deste uso com os benefícios gerados a partir dele por meio do software Smart PLS. Como resultados, foram aceitas as duas hipóteses referentes aos fatores impulsionadores e o uso de dispositivos móveis. No que tange a relação causal do uso com os benefícios percebidos, todas as quatro hipóteses foram aceitas através do modelo. Concluindo a partir disto que o aspecto cognitivo e o papel do professor influenciam os discentes a utilizar dispositivos móveis em sala de aula, sendo percebido a partir disto os benefícios de produtividade, organização, autonomia e didática.

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Biografia do Autor

Felipe Kopp Leite, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tendo atuado no período como Bolsista DS-CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/FURG), fazendo parte do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Estratégia e Mercado (N2EM). Especializações em andamento em Docência no Ensino Superior, Metodologias para a EAD e Administração Financeira pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo atuado no período como Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), fazendo parte do Grupo de Pesquisa em Formulação de Estratégias (GPFE/UFPel), participando de pesquisas na área de Processo de Formulação Estratégica, Orientação Empreendedora e Redes de Apoio. Atualmente no Doutorado dedica-se em novos trabalhos de pesquisas na área de Open Strategizing, Resiliência Organizacional e Capacidade Adaptativa de Empresas em Períodos de Crise.

Errol Fernando Zepka Pereira Junior, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando em Administração (UFSC); Mestre em Administração (FURG); MBA em Gestão estratégica de Negócios (UNOPAR); Aperfeiçoado em Tecnologias na Educação (IFMG); e em Como ensinar a distância (Uniasselvi) e Bacharel em Administração (FURG). Enquanto experiência profissional, trabalhou na Secretaria de Inovação do Rio Grande do Sul, UCPEL, IFSul, Receita Federal e Uniasselvi. Atualmente é Professor temporário na FURG. Sobre experiência em pesquisa, atua nas áreas de: administração, educação a distância, empreendedorismo, inovação, gestão estratégica e processos gerenciais.

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Publicado

03.09.2021

Como Citar

Leite, F. K., & Pereira Junior, E. F. Z. (2021). Fatores impulsionadores e benefícios do uso de dispositivos móveis pelos discentes de uma universidade pública federal. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(3), 163–181. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i3.35644

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

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