Utilização do transporte ativo para aumento da qualidade de vida da população urbana durante a pandemia do covid-19 à luz de abordagem bibliométrica

Autores

  • Victor Hugo Souza de Abreu Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) https://orcid.org/0000-0002-2557-2721
  • Isabella Martins de Almeida Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) https://orcid.org/0000-0003-4368-9269
  • Larissa Rodrigues Turini Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) https://orcid.org/0000-0002-2841-7807

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i3.35826

Palavras-chave:

Transporte Ativo, COVID-19, Análises Bibliométricas

Resumo

As restrições implementadas pelos governos para conter a disseminação do coronavírus (COVID-19), incluindo distanciamento social, isolamento e confinamento domiciliar, tiveram grande impacto na qualidade de vida da população urbana. Nesse sentido, a utilização do transporte ativo passou a configurar-se como uma importante estratégia para que a população tivesse acesso aos bens essenciais, permitindo uma maior distância entre os indivíduos, bem como para melhorar aspectos relacionados a saúde física e mental durante o período de pandemia. Servindo a esse propósito, este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica com abordagem bibliométrica para identificar como o transporte ativo pode influenciar na qualidade de vida da população urbana durante o período de pandemia. Os resultados indicam que a investigação sobre o assunto, embora prematura, encontra-se em crescimento, sendo publicados estudos em importantes periódicos internacionais. Além disso, as discussões levantadas aqui mostram que o transporte ativo corresponde a um modo de transporte crítico que necessita de um tratamento distinto, mais atento as demandas da população e das necessidades financiamento, tanto durante períodos normais, quanto em grandes perturbações sociais, como é o caso de uma pandemia como a do COVID-19.

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Biografia do Autor

Victor Hugo Souza de Abreu, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ)

Doutorando e Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Pesquisador do Plano Nacional de Contagem de Tráfego do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e do Fundo Verde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é Pesquisador do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e da Rede Mob.Inc e Professor de Elaboração de Projetos do Master in Business Administration (MBA) em Petróleo e Gás e do MBA em Meio Ambiente do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, atualmente trabalha como consultor da Associação GITEC/COPPE para o Ministério de Infraestrutura, como especialista dos impactos das mudanças climáticas na infraestrutura rodoviária e como pesquisador da Empresa Neoenergia, na área de mobilidade elétrica. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Transportes e Meio Ambiente/Sustentabilidade/Mudança Climática. (Texto informado pelo autor)

Isabella Martins de Almeida, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ)

Considero que através da mobilidade urbana é possível mudar realidades, por isso pesquiso sua relação com o desenvolvimento sustentável e os aspectos envolvidos nesse processo. Graduada em Engenharia Civil (2017) pela Universidade Veiga de Almeida. Mestre em Engenharia de Transportes (2020) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (COPPE / UFRJ), estou atualmente como Coordenadora Geral de Planejamento em Mobilidade Urbana na Prefeitura de Cabo Frio ? RJ, além de ser responsável técnica do Plano de Mobilidade Urbana e também corresponsável pelo Programa de Calçadas Acessíveis do município. Atuo em áreas multidisciplinares buscando aperfeiçoar o desenvolvimento profissional através do planejamento e do conhecimento. Atuo como inspetora Técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ) em Cabo Frio desde 2018. Participo de conselhos municipais e de comissões técnicas e administrativas do município de Cabo Frio desde 2018, como o Conselho Municipal do Plano Diretor, o Conselho de Transportes, o Conselho da Pessoa com Deficiência, a Comissão do Bandeira Azul e a Comissão de Avaliação dos Estudos de Impacto de Vizinhança. Acredito que unir a pesquisa acadêmica à vivência prática da administração pública é fundamental para potencializar os investimentos e melhorias para a re(criação) da mobilidade do nosso país. (Texto informado pelo autor)

Larissa Rodrigues Turini, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ)

Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental (2013), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016) e Mestrado em Recursos Hídricos (2021) pela Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Experiência em planejamento e gestão de saneamento básico. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

23.08.2021

Como Citar

Abreu, V. H. S. de, Almeida, I. M. de, & Turini, L. R. (2021). Utilização do transporte ativo para aumento da qualidade de vida da população urbana durante a pandemia do covid-19 à luz de abordagem bibliométrica. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(3), 139–152. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i3.35826

Edição

Seção

ENGENHARIA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE