Estudo sobre a visão do corpo discente quanto às novas metodologias de ensino para os cursos de engenharias da UniSales

Autores

  • Miriam Aparecida Ignácio de Almeida Centro Universitário Salesiano - UniSales
  • Flávio Lúcio Santos de Carvalho Centro Universitário Salesiano - UniSales

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i4.36269

Palavras-chave:

PBL, Interação, Conhecimentos Acadêmicos, Vivências Práticas, Implementação, Formação Crítica

Resumo

Atualmente pensa-se e se discute muito sobre as novas metodologias de ensino estando elas nas diferentes etapas da educação básica, para que se aprimorem nos alunos: a aquisição dos conhecimentos, a interação e a integração desses conhecimentos com as situações reais de trabalho, onde se aplicam de forma mais assertiva esses conhecimentos, além do afloramento do protagonismo, autoconfiança, empatia e solidariedade e sustentabilidade, ressaltando também todas as demais habilidades e competências que o mercado profissional demanda. Mas, ao mesmo tempo que isso tudo seja instigante e atraente para todo corpo acadêmico, principalmente para corpo discente, é muito assustador e desafiador, pois é tudo novo e diferente do método tradicional de ensino que está sendo utilizado desde o início do processo de transmissão de conhecimento. Tanto para nós, os professores, os alunos, quanto para as instituições, ocorrem dificuldades para adaptação da metodologia tradicional para as novas metodologias. Logo, a proposta deste trabalho é avaliar o sentimento do corpo discente frente à todas mudanças propostas para o sistema de ensino. Foram realizados questionamentos aos estudantes, através de uma pesquisa on line com estes, verificando de forma detalhada, as expectativas, as dúvidas e outras informações quanto a mudança para as novas metodologias de ensino. Os resultados estatísticos mostraram que os estudantes estão cientes que as mudanças são pertinentes em função das novas demandas do mercado, mas conclui-se que ainda se sentem receosos de como estas mudanças estão ocorrendo e se as instituições, o corpo docente e eles próprios estão preparados para tal.

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Biografia do Autor

Miriam Aparecida Ignácio de Almeida, Centro Universitário Salesiano - UniSales


possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Docente do Centro Universitário Salesiano (UniSales). (Texto informado pelo autor)

Flávio Lúcio Santos de Carvalho, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Possuo graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), graduação em Licenciatura Plena em Química, Matemática e Metalurgia Profissional pela Fundação de Educação Para o Trabalho de Minas Gerais (1999), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002 - ênfase em Ciência dos Materiais - Recobimentos Tribológicos Superficiais Cerâmicos, Compositos e Metálicos), pós graduado em Matemática pela Faculdade de Nanuque (2014) e MBA em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão de Aprendizagem. Na empresa ArcelorMittal Tubarão trabalhou como especialista de Controle Integrado de Qualidade de Produtos - placa e bobina (2001~2008) e como especialista de Planejamento e Controle de Produção-PCP em Gestão de Pedidos de Produto bobina (2008~2013), obtendo assim as experiências nas áreas de Engenharia Metalúrgica - Controle Integrado de Qualidade de Produtos e Engenharia de Produção - Gerenciamento de Pedidos de Produtos. Atuou como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES - 2004~2006 e 2009~2014) e Faculdade do Centro Leste (UCL - 02/2008~06/2008) ministrando disciplinas dos cursos de ensino superior de Engenharia Metalúrgica e Tecnologia Metalúrgica, e Técnico em Metalurgia em ambas as instituições (sendo as disciplinas: Siderurgia, Aciaria, Conformação Mecânica, Fundição e Soldagem). Atuou também como professor de Matemática e Química em instituições de ensino estadual para ensino médio (2013 ~ 2016). Atualmente é professor mestre da UNISALES - Centro Universitário Salesiano (2013) nas disciplinas de: Ciência dos Materiais, Resistência dos Materiais, Química Geral Inorgânica e Tecnológica, Mecânica I, Planejamento e Controle da Produção I, Processos Produtivos, Sistemas de Produção Manufatura Enxuta e Projetos Instalações Produtivas para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Atuou como coordenador e orientador de projetos intergradores interdisicplinares no curso de Engenharia Civil. Atua como professor coordenador e orientador de projetos integradores interdisciplinares e professor orientador de projetos de TCC, ambos no curso de Engenharia de Produção. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

02.12.2021

Como Citar

Almeida, M. A. I. de, & Carvalho, F. L. S. de. (2021). Estudo sobre a visão do corpo discente quanto às novas metodologias de ensino para os cursos de engenharias da UniSales. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(4), 11–22. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i4.36269

Edição

Seção

Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino supe