MELHORIA NO PROCESSO DE GESTÃO DE ESTOQUE EM UMA CONFECÇÃO DO RAMO TÊXTIL: UM ESTUDO DE CASO

IMPROVEMENT IN THE INVENTORY MANAGEMENT PROCESS IN A CONFECTION OF THE TEXTILE BRANCH: A CASE STUDY

Autores

  • Emmanuel Belga Rodrigues Faculdades Integradas de Cataguases - UNIS-MG
  • Maria Eduarda Belga Rodrigues Faculdades Integradas de Cataguases - UNIS-MG
  • Mário César Fialho de Oliveira Faculdades Integradas de Cataguases – UNIS MG
  • Sanderson Rocha de Abreu Faculdades Integradas de Cataguases – UNIS MG
  • Antônio Elízio de Oliveira FIC - Faculdade Integradas de Cataguases - Grupo UNIS

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36792

Palavras-chave:

Indicadores de Desempenho de estoque, Gestão de Estoque., Sistema de Revisão Contínua, Sistema de Revisão Periódica

Resumo

O estudo e a concepção de modelos de gestão de estoque, baseados nas metodologias de revisão contínua e revisão periódica, permitem medir a maneira mais eficiente de controle de estoque, avaliando de forma quantitativa os efeitos desses modelos na performance do estoque.  Assim sendo, através do ambiente de simulação dos cálculos propostos, o presente estudo busca determinar o método ideal para a política de ressuprimento de uma empresa do ramo têxtil. Os modelos de controle de estoque são comparados através de indicadores, desempenhando uma redução nos custos totais do estoque, onde um deles é escolhido como o mais viável para a empresa estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário César Fialho de Oliveira, Faculdades Integradas de Cataguases – UNIS MG

Mestre em Ciências Contábeis (FUCAPE - 2018 a 2020), graduado em Ciências Contábeis (EaD - Cruzeiro do Sul - 2019 a 2020), pós-graduado no MBA Logística Empresarial (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - 2008) e graduado em Administração (Faculdades Integradas de Cataguases - FIC - 2007). Na área Acadêmica atuou como Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Logística (Faculdades Integradas de Cataguases - FIC) entre 2014 e 2018. Professor nos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Tecnologia em Logística. Atual Supervisor de Materiais na empresa Apolo Algodão. Atuou como Coordenador de Materiais/Suprimentos e Planejamento e Controle de Produção na empresa Zollern Transmissões Mecânicas Ltda., em Cataguases. Tem como experiência profissional Auditor Contábil na empresa KPMG. Sólidos conhecimentos nas áreas de Logística/Suprimentos, PCP, Contabilidade e Recursos Humanos. (Texto informado pelo autor)

Sanderson Rocha de Abreu, Faculdades Integradas de Cataguases – UNIS MG

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Graduado em Engenharia de Produção pelas Faculdades Integradas de Cataguases- FIC e Técnico em Eletrotécnica pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Coordenou o Laboratório de Ensaios em Alta Tensão de 2005 a 2014 e Gerenciou Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da Energisa de 1999 a 2014. Atualmente é Coordenador e Professor do curso de Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica da FIC (Faculdades Integradas de Cataguases) Grupo UNIS, em Cataguases, nas disciplinas de Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade, Estágio, Projeto Interdisciplinar de Curso, Administração da Produção e Operações, Planejamento e Projeto de Produto, Fundamentos de Circuitos Elétricos e Introdução as Engenharias. (Texto informado pelo autor)

Antônio Elízio de Oliveira, FIC - Faculdade Integradas de Cataguases - Grupo UNIS

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1983), possui Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial Estratégica pela USP (2006) e Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias Ativas pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2020). Profissional Certificado em Medição e Verificação - (CMVP®), pela Association of Energy Engineers (AEE) e Efficiency Valuation Organization (EVO) (2015). Atualmente é professor da FIC - Faculdade Integradas de Cataguases - Grupo UNIS nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase nas áreas de Geração de Energia Elétrica e Eficiência Energética. (Texto informado pelo autor)

Referências

Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT

Bowersox, D. J.; Closs, D. J. (2001). Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas.

Ching, H. Y. (2010). Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supply chain. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Chopra, S., & Meindl, P. (2016). Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 6. ed. São Paulo: Person.

Corrêa, H. L., & Corrêa, C.A. (2012). Administração da produção e operações: Manufatura e serviços: Uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas. 3ª Edição.

Dias, M. A. P. (2010). Administração de Materiais: Princípios, Conceitos e Gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Gasnier, D. G. (2002). A dinâmica dos estoques: guia prático para planejamento, gestão de materiais e logística. São Paulo: IMAM.

Martins, P. G., & Alt, P. R. C. (2006). Administração de materiais e recursos patrimoniais. 2. ed. São Paulo: Saraiva.

Martins, P. G., & Campos A., P. R. C. (2009). Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo:Saraiva.

Moreira, D. (2012). Administração da Produção e Operações. 2ª Edição. São Paulo: Cengage Learning.

Paoleschi, B. (2014). Estoques e armazenagem. 1ª ed. Érica. São Paulo.

Parente, J. (2009). Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo Atlas.

Peinado, J., & Graeml, A. (2007). Administração da Produção: Operações Industriais e Serviços. Curitiba: UnicenP.

Pozo, H. (2007). Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Slack, N., Jones, A, & Johnston, R. (2018). Administração da Produção. 8 ed. São Paulo: Atlas.

Soto, D. L., Angel-Bello, F., Yacout, S., & Alvarez, A. (2017). A multistart algorithm to design a multiclass classifier for a multicriteria ABC inventory classification problem. Expert Systems With Applications, 81, 12–21.

Tubino, D. F. (2000). Manual De Planejamento E Controle De Produção. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2 Edição.

Tubino, D. F. (2007). Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas.

Wanke, P. Gestão de Estoque na Cadeia de Suprimento. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Publicado

16.11.2021

Como Citar

Rodrigues, E. B., Rodrigues, M. E. B., Oliveira, M. C. F. de ., Abreu, S. R. de ., & Oliveira, A. E. de . (2021). MELHORIA NO PROCESSO DE GESTÃO DE ESTOQUE EM UMA CONFECÇÃO DO RAMO TÊXTIL: UM ESTUDO DE CASO : IMPROVEMENT IN THE INVENTORY MANAGEMENT PROCESS IN A CONFECTION OF THE TEXTILE BRANCH: A CASE STUDY . Brazilian Journal of Production Engineering, 7(5), 82–92. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36792