Aplicação de ferramentas da qualidade para auxiliar o controle da gestão de estoque e otimizar processos internos de produção da empresa Loucic
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i2.37117Palavras-chave:
Gestão de estoque, ferramentas da qualidade, classificação ABCResumo
A busca pela excelência organizacional é alvo de pequenas e grandes empresas, tendo em vista o atendimento da necessidade do cliente. O controle de estoque se passa pela melhoria contínua dos processos internos com a utilização de ferramentas de qualidade, para que os objetivos possam ser alcançados. Para construção deste, foi utilizado a metodologia ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist), que busca selecionar artigos para realização de uma análise sistêmica do portfólio selecionado, destacando os artigos, autores e periódicos mais direcionados ao tema em estudo e com maior relevância acadêmica. Foi realizado o estudo de metodologias para aplicação na empresa Loucic, a qual está inserida no segmento de produção têxtil. O estudo de caso se passa pela análise dos processos da empresa, aplicando o ciclo PDCA para entender as etapas da produção da mesma, assim como aplicação da classificação ABC entre os produtos de maior consumo da empresa, para direcioná-la e informa-la que entre os dez produtos mais consumidos, alguns deles precisam de atenção e maior controle, para que não afete negativamente a sistema produtivo da organização. Por fim, foi entendido que a real situação do estoque da empresa pode ser melhorada de forma visual, afim de facilitar a busca dos itens pelos colaboradores para iniciar ao processo de produção.
Downloads
Referências
Aragão, Alef M. S., Santos, Daniel S., Santos, Michele O., Monteiro, & Luciano F. (2016). Aplicação da curva ABC em uma empresa do setor atacadista no estado de Sergipe. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.
Arbache, F. S. (2015). Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Editora FGV.
Ballou, R. (2006). Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman.
Coutinho, T. (2020). Aprenda como a Curva ABC auxilia nas tomadas de decisões por meio da priorização. Recuperado de https://www.voitto.com.br/blog/artigo/curva-abc
Couto, L. F. G., Leão, C. A., Tannus, B. G. R. V. M., & Carneiro, M. S. (2016). A aplicação de métodos de previsão e sua influência na lucratividade de uma relojoaria. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.
Corrêa, H. L. (2014). Administração de cadeias de suprimento e logística. Editora Atlas SA.
Crisotomo, C. P., Mainel, A. V., Padrao, J. R., Costa, A. F., & Barbalho, S. C. M.; (2016). Previsão de demanda e gestão da capacidade e estoque de uma franquia de massas. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.
Duarte, A. R S., Heizer, I. H., Rodrigues, G. S., Pereira, G. B., & Belmonte, V. (2015). Aplicação do Lean Manufacturing no setor de manutenção de subconjuntos de uma mineradora de grande porte. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.
Ferreira, R. (2021). Sistemas Lean. Belo Horizonte. Recuperado de https://www.poisson.com.br/livros/lean/volume1/Sistemas_Lean_vol1.pdf
Izel, P. A., Galvao, A. U. R., & Santiago, S. B. (2015). Gestão de estoque: estudo de caso em uma distribuidora de lubrificantes em Manaus. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.
Martelli, L. & Dandaro, F. (2015). Planning andinventorycontrolin organizations. Gestão Industrial, 11(2), 170-185.
Megna, D. S. L., Britto, G. L., & Santos, R. D. L. (2016). Aplicação das ferramentas da qualidade em processo logistíco de uma empresa do ramo petrolífero. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.
Palomino, R., Silveira, R. O., Oliveira, R., Moura, T., & Santana, L. O. (2018) Aplicação da curva abc na gestão de estoque de uma micro empresa de Aracaju-SE. “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”, Maceió, AL, Brasil, 38.
Pereira, B. M., Chaves, G., Bellumat, M. S., Barboza, M. V., & Dutra, R. V. (2015). Gestão de estoque: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte de Jaguaré. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.
Rodrigues, A. L. M., Oliveira, G. T., Garcia, L. R., Melo, T. C. S., & Martins, V. W. B. (2016). Aplicação das ferramentas da qualidade para diagnóstico de melhorias no estoque de uma loja de bicicletas localizada no município de redenção sudeste paraense. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.
Seleme, R. (2008). Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Editora Ibpex.
Vieira, H. F. (2009). Gestão de estoques e operações industriais. IESDE Brasil AS.
Viana, J. J. (2002). Administração de Materiais. São Paulo: Atlas.
Wescinski, J. V., Wernke, R., & Zanin, A. (2016). Custo financeiro de estocagem: estudo de caso em universidade comunitária. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.