Aplicação de ferramentas da qualidade para auxiliar o controle da gestão de estoque e otimizar processos internos de produção da empresa Loucic

Autores

  • Matheus Zavarize Centro Universitário Salesiano - Unisales
  • Flavio Lucio Santos de Carvalho Centro Universitário Salesiano - Unisales

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i2.37117

Palavras-chave:

Gestão de estoque, ferramentas da qualidade, classificação ABC

Resumo

A busca pela excelência organizacional é alvo de pequenas e grandes empresas, tendo em vista o atendimento da necessidade do cliente. O controle de estoque se passa pela melhoria contínua dos processos internos com a utilização de ferramentas de qualidade, para que os objetivos possam ser alcançados. Para construção deste, foi utilizado a metodologia ProKnow-C (Knowledge Development Process – Constructivist), que busca selecionar artigos para realização de uma análise sistêmica do portfólio selecionado, destacando os artigos, autores e periódicos mais direcionados ao tema em estudo e com maior relevância acadêmica. Foi realizado o estudo de metodologias para aplicação na empresa Loucic, a qual está inserida no segmento de produção têxtil. O estudo de caso se passa pela análise dos processos da empresa, aplicando o ciclo PDCA para entender as etapas da produção da mesma, assim como aplicação da classificação ABC entre os produtos de maior consumo da empresa, para direcioná-la e informa-la que entre os dez produtos mais consumidos, alguns deles precisam de atenção e maior controle, para que não afete negativamente a sistema produtivo da organização. Por fim, foi entendido que a real situação do estoque da empresa pode ser melhorada de forma visual, afim de facilitar a busca dos itens pelos colaboradores para iniciar ao processo de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Lucio Santos de Carvalho, Centro Universitário Salesiano - Unisales

Possuo graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), graduação em Licenciatura Plena em Química, Matemática e Metalurgia Profissional pela Fundação de Educação Para o Trabalho de Minas Gerais (1999), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002 - ênfase em Ciência dos Materiais - Recobrimentos Tribológicos Superficiais Cerâmicos, Compósitos e Metálicos), pós graduado em Matemática pela Faculdade de Nanuque (2014) e MBA em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão de Aprendizagem (2020). Na empresa ArcelorMittal Tubarão trabalhei como especialista de Controle Integrado de Qualidade de Produtos - placa e bobina (2001~2008) e como especialista de Planejamento e Controle de Produção-PCP em Gestão de Pedidos de Produto bobina (2008~2013), obtendo assim as experiências nas áreas de Engenharia Metalúrgica - Controle Integrado de Qualidade de Produtos e Engenharia de Produção - Gerenciamento de Pedidos de Produtos. Atuei como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES - 2004~2006 e 2009~2014) e Faculdade do Centro Leste (UCL - 02/2008~06/2008) ministrando disciplinas dos cursos de ensino superior de Engenharia Metalúrgica e Tecnologia Metalúrgica, e Técnico em Metalurgia em ambas as instituições (sendo as disciplinas: Siderurgia, Aciaria, Conformação Mecânica, Fundição e Soldagem). Atuo também como professor de Matemática e Química em instituições de ensino estadual para ensino médio (desde 2013). Atualmente sou professor mestre da UNISALES - Centro Universitário Salesiano (2013) nas disciplinas de: Ciência dos Materiais, Resistência dos Materiais, Química Geral Inorgânica e Tecnológica, Mecânica I, Planejamento e Controle da Produção I, Processos Produtivos, Sistemas de Produção Manufatura Enxuta e Projetos Instalações Produtivas para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Atuou como coordenador e orientador de projetos integradores interdisciplinares no curso de Engenharia Civil. Atuei como professor coordenador e orientador de projetos integradores interdisciplinares e professor orientador de projetos de TCC, ambos no curso de Engenharia de Produção.

Referências

Aragão, Alef M. S., Santos, Daniel S., Santos, Michele O., Monteiro, & Luciano F. (2016). Aplicação da curva ABC em uma empresa do setor atacadista no estado de Sergipe. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Arbache, F. S. (2015). Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Editora FGV.

Ballou, R. (2006). Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman.

Coutinho, T. (2020). Aprenda como a Curva ABC auxilia nas tomadas de decisões por meio da priorização. Recuperado de https://www.voitto.com.br/blog/artigo/curva-abc

Couto, L. F. G., Leão, C. A., Tannus, B. G. R. V. M., & Carneiro, M. S. (2016). A aplicação de métodos de previsão e sua influência na lucratividade de uma relojoaria. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Corrêa, H. L. (2014). Administração de cadeias de suprimento e logística. Editora Atlas SA.

Crisotomo, C. P., Mainel, A. V., Padrao, J. R., Costa, A. F., & Barbalho, S. C. M.; (2016). Previsão de demanda e gestão da capacidade e estoque de uma franquia de massas. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Duarte, A. R S., Heizer, I. H., Rodrigues, G. S., Pereira, G. B., & Belmonte, V. (2015). Aplicação do Lean Manufacturing no setor de manutenção de subconjuntos de uma mineradora de grande porte. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.

Ferreira, R. (2021). Sistemas Lean. Belo Horizonte. Recuperado de https://www.poisson.com.br/livros/lean/volume1/Sistemas_Lean_vol1.pdf

Izel, P. A., Galvao, A. U. R., & Santiago, S. B. (2015). Gestão de estoque: estudo de caso em uma distribuidora de lubrificantes em Manaus. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.

Martelli, L. & Dandaro, F. (2015). Planning andinventorycontrolin organizations. Gestão Industrial, 11(2), 170-185.

Megna, D. S. L., Britto, G. L., & Santos, R. D. L. (2016). Aplicação das ferramentas da qualidade em processo logistíco de uma empresa do ramo petrolífero. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Palomino, R., Silveira, R. O., Oliveira, R., Moura, T., & Santana, L. O. (2018) Aplicação da curva abc na gestão de estoque de uma micro empresa de Aracaju-SE. “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”, Maceió, AL, Brasil, 38.

Pereira, B. M., Chaves, G., Bellumat, M. S., Barboza, M. V., & Dutra, R. V. (2015). Gestão de estoque: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte de Jaguaré. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.

Rodrigues, A. L. M., Oliveira, G. T., Garcia, L. R., Melo, T. C. S., & Martins, V. W. B. (2016). Aplicação das ferramentas da qualidade para diagnóstico de melhorias no estoque de uma loja de bicicletas localizada no município de redenção sudeste paraense. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Seleme, R. (2008). Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Editora Ibpex.

Vieira, H. F. (2009). Gestão de estoques e operações industriais. IESDE Brasil AS.

Viana, J. J. (2002). Administração de Materiais. São Paulo: Atlas.

Wescinski, J. V., Wernke, R., & Zanin, A. (2016). Custo financeiro de estocagem: estudo de caso em universidade comunitária. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Publicado

14.03.2022

Como Citar

Zavarize, M., & Carvalho, F. L. S. de . (2022). Aplicação de ferramentas da qualidade para auxiliar o controle da gestão de estoque e otimizar processos internos de produção da empresa Loucic. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(2), 183–198. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i2.37117

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO