Aplicación de herramientas de calidad para ayudar a controlar la gestión de inventarios y optimizar los procesos productivos internos de la empresa Loucic

Autores/as

  • Matheus Zavarize Centro Universitário Salesiano - Unisales
  • Flavio Lucio Santos de Carvalho Centro Universitário Salesiano - Unisales

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i2.37117

Palabras clave:

Gestión de inventario, Herramientas de calidad, Clasificación ABC

Resumen

La búsqueda de la excelencia organizacional es el objetivo de las pequeñas y grandes empresas, con miras a satisfacer las necesidades de los clientes. El control de inventario implica la mejora continua de los procesos internos con el uso de herramientas de calidad, de manera que se puedan alcanzar los objetivos. Para su construcción se utilizó la metodología ProKnow-C (Proceso de Desarrollo del Conocimiento - Constructivista), que busca seleccionar artículos para realizar un análisis sistémico del portafolio seleccionado, destacando los artículos, autores y revistas más enfocados en el tema en estudio y con mayor relevancia académica. Se realizó el estudio de metodologías para su aplicación en la empresa Loucic, que se inserta en el segmento de producción textil. El caso de estudio pasa por el análisis de los procesos de la empresa, aplicando el ciclo PDCA para comprender las etapas de su producción, así como aplicando la clasificación ABC entre los productos más consumidos de la empresa, para encaminarla e informarle que entre los diez más consumidos productos, algunos de ellos necesitan atención y mayor control, para que no afecten negativamente el sistema productivo de la organización. Finalmente, se entendió que se puede mejorar visualmente la situación real del stock de la empresa, con el fin de facilitar la búsqueda de artículos por parte de los empleados para iniciar el proceso productivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flavio Lucio Santos de Carvalho, Centro Universitário Salesiano - Unisales

Possuo graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), graduação em Licenciatura Plena em Química, Matemática e Metalurgia Profissional pela Fundação de Educação Para o Trabalho de Minas Gerais (1999), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002 - ênfase em Ciência dos Materiais - Recobrimentos Tribológicos Superficiais Cerâmicos, Compósitos e Metálicos), pós graduado em Matemática pela Faculdade de Nanuque (2014) e MBA em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão de Aprendizagem (2020). Na empresa ArcelorMittal Tubarão trabalhei como especialista de Controle Integrado de Qualidade de Produtos - placa e bobina (2001~2008) e como especialista de Planejamento e Controle de Produção-PCP em Gestão de Pedidos de Produto bobina (2008~2013), obtendo assim as experiências nas áreas de Engenharia Metalúrgica - Controle Integrado de Qualidade de Produtos e Engenharia de Produção - Gerenciamento de Pedidos de Produtos. Atuei como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES - 2004~2006 e 2009~2014) e Faculdade do Centro Leste (UCL - 02/2008~06/2008) ministrando disciplinas dos cursos de ensino superior de Engenharia Metalúrgica e Tecnologia Metalúrgica, e Técnico em Metalurgia em ambas as instituições (sendo as disciplinas: Siderurgia, Aciaria, Conformação Mecânica, Fundição e Soldagem). Atuo também como professor de Matemática e Química em instituições de ensino estadual para ensino médio (desde 2013). Atualmente sou professor mestre da UNISALES - Centro Universitário Salesiano (2013) nas disciplinas de: Ciência dos Materiais, Resistência dos Materiais, Química Geral Inorgânica e Tecnológica, Mecânica I, Planejamento e Controle da Produção I, Processos Produtivos, Sistemas de Produção Manufatura Enxuta e Projetos Instalações Produtivas para os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Atuou como coordenador e orientador de projetos integradores interdisciplinares no curso de Engenharia Civil. Atuei como professor coordenador e orientador de projetos integradores interdisciplinares e professor orientador de projetos de TCC, ambos no curso de Engenharia de Produção.

Citas

Aragão, Alef M. S., Santos, Daniel S., Santos, Michele O., Monteiro, & Luciano F. (2016). Aplicação da curva ABC em uma empresa do setor atacadista no estado de Sergipe. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Arbache, F. S. (2015). Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Editora FGV.

Ballou, R. (2006). Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Logística Empresarial. Porto Alegre: Bookman.

Coutinho, T. (2020). Aprenda como a Curva ABC auxilia nas tomadas de decisões por meio da priorização. Recuperado de https://www.voitto.com.br/blog/artigo/curva-abc

Couto, L. F. G., Leão, C. A., Tannus, B. G. R. V. M., & Carneiro, M. S. (2016). A aplicação de métodos de previsão e sua influência na lucratividade de uma relojoaria. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Corrêa, H. L. (2014). Administração de cadeias de suprimento e logística. Editora Atlas SA.

Crisotomo, C. P., Mainel, A. V., Padrao, J. R., Costa, A. F., & Barbalho, S. C. M.; (2016). Previsão de demanda e gestão da capacidade e estoque de uma franquia de massas. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Duarte, A. R S., Heizer, I. H., Rodrigues, G. S., Pereira, G. B., & Belmonte, V. (2015). Aplicação do Lean Manufacturing no setor de manutenção de subconjuntos de uma mineradora de grande porte. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.

Ferreira, R. (2021). Sistemas Lean. Belo Horizonte. Recuperado de https://www.poisson.com.br/livros/lean/volume1/Sistemas_Lean_vol1.pdf

Izel, P. A., Galvao, A. U. R., & Santiago, S. B. (2015). Gestão de estoque: estudo de caso em uma distribuidora de lubrificantes em Manaus. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.

Martelli, L. & Dandaro, F. (2015). Planning andinventorycontrolin organizations. Gestão Industrial, 11(2), 170-185.

Megna, D. S. L., Britto, G. L., & Santos, R. D. L. (2016). Aplicação das ferramentas da qualidade em processo logistíco de uma empresa do ramo petrolífero. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Palomino, R., Silveira, R. O., Oliveira, R., Moura, T., & Santana, L. O. (2018) Aplicação da curva abc na gestão de estoque de uma micro empresa de Aracaju-SE. “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”, Maceió, AL, Brasil, 38.

Pereira, B. M., Chaves, G., Bellumat, M. S., Barboza, M. V., & Dutra, R. V. (2015). Gestão de estoque: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte de Jaguaré. Perspectivas Globais para a Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 35.

Rodrigues, A. L. M., Oliveira, G. T., Garcia, L. R., Melo, T. C. S., & Martins, V. W. B. (2016). Aplicação das ferramentas da qualidade para diagnóstico de melhorias no estoque de uma loja de bicicletas localizada no município de redenção sudeste paraense. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Seleme, R. (2008). Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. Editora Ibpex.

Vieira, H. F. (2009). Gestão de estoques e operações industriais. IESDE Brasil AS.

Viana, J. J. (2002). Administração de Materiais. São Paulo: Atlas.

Wescinski, J. V., Wernke, R., & Zanin, A. (2016). Custo financeiro de estocagem: estudo de caso em universidade comunitária. Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil, João Pessoa, PB, Brasil, 36.

Publicado

2022-03-14

Cómo citar

Zavarize, M., & Carvalho, F. L. S. de . (2022). Aplicación de herramientas de calidad para ayudar a controlar la gestión de inventarios y optimizar los procesos productivos internos de la empresa Loucic. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(2), 183–198. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i2.37117

Número

Sección

INGENIERÍA DE OPERACIONES Y PROCESOS DE PRODUCCIÓN