Avaliação da influência de aditivos em fluido de perfuração a base de água com aplicabilidade em folhelhos da formação calumbi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.37896

Palavras-chave:

fluidos de perfuração, inibidores, formações reativas, reologia

Resumo

Os fluidos são essenciais na fase de perfuração de poço de petróleo. A composição muda de acordo com a aplicação. Para melhorar a eficiência, a indústria investiga diferentes aditivos para lamas de perfuração com aplicabilidade em formações reativas como a Formação Calumbi. Assim, este trabalho propõe a formulação de um fluido de perfuração de base aquosa com o objetivo de avaliar a reatividade em folhelhos da Formação Calumbi. Foi avaliada a influência da adição de aditivos inibidores (cloreto de potássio e polímero catiônico) e viscosificantes (goma xantana e carboximetilcelulose). As propriedades reológicas e as medições de molhabilidade do fluido foram realizadas de acordo com padrões específicos. Os resultados mostraram que o uso simultâneo de cloreto de potássio e polímero catiônico apresentou baixa reatividade nos folhelhos da Formação Calumbi. A presença da goma xantana promoveu menor interação entre o fluido e a rocha. A formulação proposta possui características compatíveis com uma formação, de grande relevância para a Bacia de Sergipe-Alagoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul José Alves Felisardo, Universidade Tiradentes, ITP

Formado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Tiradentes - UNIT (2018) com período sanduíche na Universidad de Sevilla na Espanha (2017). Durante a graduação, desenvolveu pesquisa de iniciação cientifica no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) como bolsista nos Laboratórios de Tratamento de Resíduos e Efluentes (LTRE) e Pesquisa em Alimentos (LPA). Foi vencedor do PRÊMIO JOVEM PETROLEIRO 2018, nível Nacional, no III CONEPETRO. Obteve o 1º lugar em Trabalho Científico do Programa de Iniciação Científica PIBIC - CNPQ/FAPITEC, pela Diretoria de Pesquisa da UNIT na 20ª SEMPESq (2018). Atualmente é pós-graduando em Gestão Ambiental pela Faculdade Única e doutorando em Engenharia de Processos pela universidade Tiradentes, no qual realiza pesquisas voltadas ao desenvolvimento de um Processo híbrido de tratamento de efluente contaminado com poluentes orgânicos. Faz parte do escopo de avaliadores das revistas: Revista Brasileira de Meio Ambiente, Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade, Revista Monografias Ambientais (REMOA-UFSM) e Caderno de Graduação - Ciências Exatas e Tecnológicas (UNIT). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas e Efluentes, atuando principalmente em temas como herbicidas, reator eletroquímico, oxidação eletroquímica e eletroflotação com análises em teor de carbono orgânico e demanda química de oxigênio.

Gabriela Menezes Silva, Universidade Tiradentes, ITP

Atuou na Ocyan na área de análise de risco de formação de hidratos em poços offshore. Trabalhou diretamente com o setor de subsea fornecendo subsídio nos assuntos de incrustação de sais, corrosão de equipamentos e prevenção de formação de hidratos. Integrou a equipe vencedora do hackathon promovido pela SBM offshore atuando como product owner durante o desenvolvimento do mínimo produto viável (MVP) que buscava otimizar a manutenção dos equipamentos situados no topside das FPSOs. Participou do programa de inovação da Shell desenvolvendo uma solução tecnológica com objetivo de auxiliar no gerenciamento de inventario. Realizou estágio na Maha Energy compondo a equipe de manutenção dos equipamentos Upstream do Campo de Tartaruga (Sergipe). Colaborou com o desenvolvimento de projetos de pesquisas realizados pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa em parceria com o CENPES/Petrobras. Nesta oportunidade, trabalhou com estudos sobre o controle e a prevenção de precipitação e incrustação da indústria do petróleo. Concluiu o MBA em Inovação em Engenharia de Software pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em março de 2021. Graduada em Engenharia de Petróleo pela Universidade Tiradentes (UNIT) com conclusão em dezembro de 2018.

Everton dos Santos Lourenço, Faculdade Pitágoras

Atualmente é consultor técnico da LE Assessoria e professor de engenharia na Kroton Educacional - Faculdade Pitágoras polo Irecê. É Engenheiro de Petróleo pela Universidade Tiradentes. Participou do programa de Iniciação Cientifica no NUESC/ITP - Núcleo de Estudo em Sistemas Coloidais, no projeto Intitulado - Determinação das propriedades interfaciais em sistemas envolvendo petróleo empregando tensiometria de gota pendente no período de 2013 a 2016. Realizou estágio curricular na ADEMA (Administração do Meio Ambiente) no setor GEFIS (Gerência de Fiscalização Ambiental) sob supervisão do SUPAP (Subgerência de Projetos de Atividades da Cadeia do Petróleo). Durante o estágio realizou: visitas técnicas, pareceres técnicos e avaliação dos processos de licenciamento ambiental relacionados à empreendimentos da área Petrolífera bem como da construção civil. Ainda durante o estágio participou de diversas reuniões com as organizações IBAMA, Transpetro, Petrobras, BR distribuidora, VLI, Guarda costeira e Marinha com o intuito de debater a implementação do Plano de área no estado de Sergipe (PA) e possíveis mecanismos para identificação e responsabilização de manchas órfãs na costa Sergipana. Participou do projeto intitulado - Desenvolvimento e aplicação de sistemas de recuperação de óleo combustível presente em correntes de água oleosa e implantação de sistema de monitoramento on-line da qualidade do óleo combustível em usinas termelétricas aplicando espectroscopia de infravermelho próximo desenvolvido no NUESC/ITP. Possui Mestrado em Eng. de Processos e pós-graduação em Automação e Controle de Processos Industriais.

Cláudia Santana Arcieri Miranda, Universidade Tiradentes, ITP

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (2003), Especialização em Engenharia de Petróleo (2007) e Mestrado em Engenharia Química na área de Ciências e Engenharia de Processos Químicos (2009). Atuou como coordenadora adjunta dos cursos de Engenharia de Petróleo, Engenharia Ambiental e Tecnologia em Petróleo e Gás da Universidade Tiradentes no período de 2014 a 2016. Fez parte do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE) dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia química e Engenharia de Petróleo. Já ministrou as disciplinas Química Orgânica, Química Inorgânica, Desenvolvimento de sistemas de produção petrolífera, Operações Unitárias, Métodos de Elevação Artificial e Fundamentos de exploração e produção (onshore e offshore), Hidráulica, Processamento Primário de Petróleo e Refino de Petróleo. Atualmente é coordenadora operacional da Universidade Tiradentes (UNIT) dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Matemática Licenciatura e é professora assistente , das disciplinas Fenômenos de Transportes I e Engenharia da Qualidade. Tem experiência na área de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.

Josan Carvalho de Figueredo Filho, Universidade Tiradentes, ITP

Possui graduação em Tecnologia de Petróleo e Gás pela Universidade Tiradentes (2009), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Sergipe (2011) e pós graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Atualmente é professor assistente I na Universidade Tiradentes. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Engenharia de Petróleo.

Fabiane Santos Serpa, Instituto de Tecnologia e Pesquisa: Aracaju, Sergipe, BR

Graduação em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001); Mestrado em Geofísica Aplicada ao Petróleo pela Universidade Federal da Bahia (2006); Doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Tiradentes (2015); Pós-doutorado em Engenharia de Processos pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Experiência profissional de 20 anos de docência no ensino superior. Linha de pesquisa envolve estudos e projetos relacionados ao monitoramento do comportamento cinético e termodinâmico de precipitação de sais inorgânicos em fluidos produzidos na indústria do petróleo. Atualmente atuando no planejamento, acompanhamento e execução das atividades gerenciais e técnicas desenvolvidas no Laboratório de Controle e Prevenção de Incrustações (LPCI)/Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC).

Referências

Anderson, R. L., Ratcliffe, I., Greenwell, H. C., Williams, P. A., Cliffe, S., & Coveney, P. V. (2010). Clay swelling—a challenge in the oilfield. Earth-Science Reviews, 98(3-4), 201-216. https://doi.org/10.1016/j.earscirev.2009.11.003

Annis, M. R. & Smith, M. V. (1996). Drilling Fluids Technology. Exxon Company, United States.

API RP, A. (2009). Recommended practice for field testing water-based drilling fluids. In API Recommentation 13B-1, ISO 10414: 2001.

ASTM D 5890 (2002). American Society for Testing Materials. Swell Index of Clay Mineral Component of Geosynthetic Clay Liners.

Azambuja Filho, N. C. (2020). Guidebook to the rift-drift sergipe-alagoas basin.

Beg, M., Sharma, S., & Ojha, U. (2018). Effect of cationic copolyelectrolyte additives on drilling fluids for shales. Journal of Petroleum Science and Engineering,161, 506-514. https://doi.org/10.1016/j.petrol.2017.12.009

Bentrad, H., Esmael, A., Nouar, C., Lefevre, A., & Ait-Messaoudene, N. (2017). Energy growth in Hagen–Poiseuille flow of Herschel–Bulkley fluid. Journal of Non-Newtonian Fluid Mechanics, 241, 43-59. https://doi.org/10.1016/j.jnnfm.2017.01.007

Dak, M., Verma, R. C., & Sharma, G. P. (2006). Flow characteristics of juice of “Totapuri” mangoes. Journal of Food Engineering, 76(4), 557-561. https://doi.org/10.1016/j.jfoodeng.2005.06.002

Deshpande A., Krishnan J. M., & Kumar, P. B. S. (2010). Rheology of Complex Fluids. Springer.

Feijó, F. J. (1994). Bacias de Sergipe-Alagoas. Boletim de Geociências da Petrobras.

Fiorot, G. H., & de Freitas Maciel, G. (2019). Free-surface laminar flow of a Herschel–Bulkley fluid over an inclined porous bed. Journal of Non-Newtonian Fluid Mechanics, 272(7), 104164. http://dx.doi.org/10.1016/j.jnnfm.2019.104164

Fornasier, F. C., Campo, M., Djuric, A., & Obando, D. M. (2017, May). Designing environmentally conforming drilling fluids: Challenges and considerations in Latin America. In SPE Latin America and Caribbean Petroleum Engineering Conference. OnePetro.

Forsans, T., Durand, C., Onaisi, A., Audibert-Hayet, A., & Ruffet, C. (1995). Influence of Clays on Borehole Stability: a Literature Survey Part One: Occurence of Drilling Problems. Physico-Chemical Description of Clays and of Their Interaction with Fluids. Revue de l'Institut Français du Pétrole, 50(2), 187-218.https://doi.org/10.2516/ogst:1995017

Gianni, R., Fusi, L., & Farina, A. (2022). Non stationary channel flow of a Herschel-Bulkley fluid. Journal of Mathematical Analysis and Applications, 510(1) 126002. https://doi.org/10.1016/j.jmaa.2022.126002

Hollis, C., Vahrenkamp, V., Tull, S., Mookerjee, A., Taberner, C., & Huang, Y. (2010). Pore system characterisation in heterogeneous carbonates: An alternative approach to widely-used rock-typing methodologies. Marine and Petroleum Geology, 27(4), 772-793. https://doi.org/10.1016/j.marpetgeo.2009.12.002

Ji, G., & Zhu, J., (Eds.). (2020). Computational Fluid Dynamics Simulations. IntechOpen. https://doi.org/10.5772/intechopen.83278

Kelessidis, V. C., Maglione, R., Tsamantaki, C., & Aspirtakis, Y. (2006). Optimal determination of rheological parameters for Herschel–Bulkley drilling fluids and impact on pressure drop, velocity profiles and penetration rates during drilling. Journal of Petroleum Science and Engineering, 53(3-4), 203-224. https://doi.org/10.1016/j.petrol.2006.06.004

Khodja, M., Khodja-Saber, M., Canselier, J. P., Cohaut, N., & Bergaya, F. (2010). Drilling fluid Technogy: performances and environmental considerations. In: Fuerstner I (ed) Product and Services; From R&D to final solutions. Intechopen, Croatia, 228-255.

Ksiazek, M., Sobczak, N., Mikulowski, B., Radziwill, W., & Surowiak, I. (2002). Wetting and bonding strength in Al/Al2O3 system. Materials Science and Engineering: A, 324(1-2), 162-167. https://doi.org/10.1016/S0921-5093(01)01305-3

Lambourne, R., & Strivens, T. A. (Eds.). (1999). Paint and surface coatings: theory and practice. Elsevier.

Lucena, D. V., & Souto, C. M. R. A. (2016). Hidratação de Formações Reativas de Regiões Petrolíferas: Uma Breve Revisão. RunPetro, 4(2), 23-32. https://repositorio.unp.br/index.php/runpetro/article/view/1291

Lucena, D. V., Amorim, L. V., & Lira, H. L. (2016). Reactive analysis of shales from Recôncavo Baiano. Cerâmica, 62, 163-169. https://doi.org/10.1590/0366-69132016623621976

Machado, J. C. V. Reologia e escoamento de fluidos-ênfase na indústria de petróleo; 2° edição. Editora Interciência, 30-31.

Martins, R. M., & Bombard, A. J. F. (2012). Rheology of fresh cement paste with superplasticizer and nanosilica admixtures studied by response surface methodology. Materials and structures, 45(6), 905-921. https://doi.org/10.1617/s11527-011-9807-9

Montilva, J. C., Van Oort, E., Brahim, R., Quintero, L., Dye, W., McDonald, M., ... & Luzardo, J. P. (2007, November). Using a low-salinity high-performance water-based drilling fluid for improved drilling performance in Lake Maracaibo. In SPE Annual Technical Conference and Exhibition. OnePetro.

Nascimento, R. C. A. de M., Amorim, L. V., Lira, D. S., & Lira, H. L. (2010). O fenômeno de prisão diferencial: Uma revisão da literatura. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, 5(2) 76-87. http://www2.ufcg.edu.br/revista-remap/index.php/REMAP/article/viewFile/188/319

Niu, M., Wang, S., Han, X., & Jiang, X. (2013). Yield and characteristics of shale oil from the retorting of oil shale and fine oil-shale ash mixtures. Applied Energy, 111, 234-239. https://doi.org/10.1016/j.apenergy.2013.04.089

Nóbrega, K. C., & Amorim, L. V. (2015). Influence of the Molar Mass of CMC in the Rheological Behavior and of Filtration of Clay Suspensions. Cerâmica, 61, 399-408. https://doi.org/10.1590/0366-69132015613601904

Petrobrás. (1998). Ensaio de viscosificante para fluido de perfuração base de água na exploração e produção de petróleo. Método, (2604).

Petrobras. (2009). Argila aditivada para fluido de perfuração a base de água na exploração e produção de petróleo. Método (2605).

Piau, J. M. (1996). Flow of a yield stress fluid in a long domain. Application to flow on an inclined plane. Journal of Rheology, 40(4), 711-723. https://doi.org/10.1122/1.550794

Qian, P., Guang, H., Xihua, Z., Cong, C., Zhaolong, G., Shujiao, S., ... & Jie, Y. (2021). Organic geochemistry, sedimentary environment, and organic matter enrichment of limestone-marlstone rhythms in the middle Permian northern Sichuan Basin, China. Marine and Petroleum Geology, 134, 105306. https://doi.org/10.1016/j.marpetgeo.2021.105306

Queiroz Neto, J. C., Biscaia Jr, E. C., & Petri, D. F. (2007). Adsorption behavior of polymer-based drilling fluids on SiO2. Química Nova, 30, 909-915. https://doi.org/10.1590/S0100-40422007000400028

Sengupta, S., & De, S. (2019). Couette–Poiseuille flow of a Bingham fluid through a channel overlying a porous layer. Journal of Non-Newtonian Fluid Mechanics, 265, 28-40. https://doi.org/10.1016/j.jnnfm.2019.01.002

She, H., Hu, Z., Qu, Z., Zhang, Y., & Guo, H. (2019). Determination of the hydration damage instability period in a shale borehole wall and its application to a Fuling shale gas reservoir in China. Geofluids, 1-17. https://doi.org/10.1155/2019/3016563

Silva, I. A., Silva, D. S., Buriti, B. M. A. B., Menezes, R. R., Neves, G. A., & Ferreira, H. C. (2019). Influence of Ca2+ in the rheological properties and filtration of bentonitic clay dispersions in aqueous drilling fluids. Cerâmica, 65, 216-221. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132019653742619

Silva, I. A., de Sousa, F. K. A., Menezes, R. R., Ferreira, H. S., Neves, G. D. A., & Ferreira, H. C. (2018). Influence of lithium (Li+), sodium (Na+) and potassium (K+) on the rheology of Brazilian bentonites for use in water-based drilling fluids. Cerâmica, 64, 109-119. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132018643692267

Thomas, J. E., Triggia, A. A., Correia, C. A., Verotto Filho, C., Xavier, J., & Machado, J. (2004). Fundamentos de Engenharia de Petróleo. ed. Interciência: Petrobrás, Rio de Janeiro, Brasil.

Vale, M. M., Curbelo, F. D. S., Braga, G. S., & Garnica, A. I. C. (2017). Estudo do comportamento reológico de fluidos de perfuração base água: efeito da concentração de NaCl. HOLOS, 1(33), 214-228. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5162

Van Oort, E. (2003). On the physical and chemical stability of shales. Journal of Petroleum Science and Engineering, 38(3-4), 213-235. https://doi.org/10.1016/S0920-4105(03)00034-2

Vidal, E. L. F., Felix, T. F., Garcia, R. B., Costa, M., & Girão, J. H. S. (2007, October). Aplicação de novos polímeros catiônicos como inibidores de argila em fluidos de perfuração à base de água. In Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás. Anais do 4º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás (pp. 21-24).

Warr, L. & Berger, J. (2007). Hydration of bentonite in natural waters: Application of “confined volume” wet-cell X-ray diffractometry. Physics and Chemistry of the Earth, Parts A/B/C, 32(1-7), 247-258. https://doi.org/10.1016/j.pce.2006.02.048

Yuan, Y. & Lee, T. R. (2013). Contact angle and wetting properties. In Surface science techniques (pp. 3-34). Springer, Berlin, Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-642-34243-1_1

Publicado

19.05.2022

Como Citar

Felisardo, R. J. A., Silva, G. M., Lourenço, E. dos S. ., Miranda, C. S. A., Figueredo Filho, J. C. de ., & Serpa, F. S. (2022). Avaliação da influência de aditivos em fluido de perfuração a base de água com aplicabilidade em folhelhos da formação calumbi. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(3), 91–108. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.37896