Modelo matemático para definição de centros de distribuição em redes logísticas de suprimentos para plataformas de petróleo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.38020

Palavras-chave:

Localização de facilidades, Redes logísticas, Cadeias de suprimentos, Petróleo

Resumo

Dentre os objetivos da gestão da cadeia de suprimentos está a disponibilidade de produtos e serviços na quantidade, lugar e tempo corretos. Para isso, a localização das instalações na rede de fornecedores, armazéns e clientes é muito relevante. Principalmente, quando se trata de um país com grande extensão territorial como o Brasil. Isso se torna ainda mais relevante quando as redes logísticas em questão tratam de suprimentos com alto valor agregado, como no caso das plataformas de petróleo. Assim, este trabalho busca desenvolver um modelo matemático baseado no Problema de Localização de Facilidades n-echelon para definição de Centros de Distribuição (CD) a serem escolhidos para uma melhor configuração da rede logística de suprimentos de plataformas de exploração e produção de petróleo. Oito diferentes cenários foram criados e executados no solver CPLEX 12.6. Os custos de transporte representaram um percentual de participação, entre 52,0% e 69,0%, dentre todos os demais custos envolvidos na elaboração da rede logística. A maior rentabilidade se mostrou quando caminhões maiores foram usados, em dettrimento aos caminhões com pequena capacidade. Em 50,0% dos casos apenas dois CD foram alocados e a média de ocupação dos CD alocados foi de 72,0%.

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Biografia do Autor

Thiara Cezana Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Doutoranda em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestra em Engenharia Civil (Área de concentração: Transportes - UFES), especialista em Engenharia de de Segurança do Trabalho e em Engenharia de Suprimentos. Possui graduação em Engenheira de Produção pela UFES. Profissionalmente, trabalhou no Porto de Praia Mole, em indústria alimentícia e como professora de ensino superior para engenharias utilizando metodologias ativas de aprendizagem. Pesquisadora de modelos matemáticos aplicados ao planejamento integrado de sistemas regionais de tratamento de efluentes com foco na avaliação sistêmica da bacia hidrográfica, Problemas de Localização de Facilidades (PLF), logística reversa e planejamento de operações portuárias. (Texto informado pelo autor)

Rodrigo de Alvarenga Rosa, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Bolsista CNPq Produtividade PQ-1D Transporte. Professor associado no Depto. Eng. Produção da UFES (disciplinas Portos, Estrada de Ferro e Logística). Foi bolsista de Produtividade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) - Pesquisador Capixaba (2016-2017 e 2013-2016). Pós-Doutor em Engenharia de Transportes (PET) na COPPE- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Engenharia Elétrica (Planejamento Portuário) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2006). Mestre em Informática (Roteirização de Veículos) pela UFES (1996). Graduado em Engenharia Civil pela UFES (1989). Professor permanente do PPGEC- UFES - Área de Transportes (Portos, Ferrovia, Pesquisa Operacional, Meta-heurística). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (UFES). Trabalhou em grandes empresas de logística e de transporte (portos e ferrovias). Área de pesquisa: modelos matemáticos aplicados a: portos, ferrovias, localização e roteirização de veículos; impactos ambientais de sistemas de transporte. Publicou os livros: Estradas de Ferro, EDUFES (2017), Operação Ferroviária, LTC (2016), Portos: Conceitos Essenciais (2008), Ferrovias Conceitos Essenciais (2004), Gestão de Operações e Logística (2011) e Gestão Logística (2011). Recebeu 6 prêmios de Produção Cientifica da ANPET (2019, 2018, 2015 (3), 2014, 2012 e 2008). (Texto informado pelo autor) (Texto informado pelo autor)

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Publicado

15.06.2022

Como Citar

Gomes, T. C., & Rosa, R. de A. (2022). Modelo matemático para definição de centros de distribuição em redes logísticas de suprimentos para plataformas de petróleo. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(3), 214–233. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.38020