Aplicação das ferramentas de qualidade numa empresa prestadora de serviços: uma análise bibliométrica por meio do Proknow-C

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i4.38242

Palavras-chave:

Qualidade, Setor de Serviços, ProKnow-C, Ferramentas

Resumo

A gestão de qualidade encontra-se progressivamente mais presente nas empresas prestadoras de serviços, uma vez que, atualmente entregar um serviço de qualidade para o cliente final está se tornando uma exigência por parte dos consumidores em geral. Isso implica dizer que é de extrema importância uma empresa manter-se no mercado por meio de um padrão adequado e, para isso, as ferramentas da qualidade foram desenvolvidas para auxiliar na melhoria dos serviços, além de encontrar soluções adequadas para os problemas que se manifestam nas organizações. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo principal analisar o portfólio bibliográfico encontrado por meio do método ProKnow-C, o qual traz artigos relevantes em relação ao seguinte tema: Aplicação das ferramentas de qualidade numa empresa prestadora de serviços. O método ProKnow-C refere-se a uma análise quantitativa de artigos publicados em relação ao processo de busca e seleção. A partir desse estudo, foram identificados 16 artigos que constituem o portfólio bibliográfico, onde foram observados nestes trabalhos, os meios no qual foram publicados, o material que serviu de suporte para os trabalhos, além de suas contribuições no que se refere aos resultados dos artigos em relação a aplicação das ferramentas da qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Assunção Nascimento, Centro Universitário Salesiano - Unisales

Possui ensino-medio-segundo-graupela EEEM Renato José da Costa Pacheco(2017). Graduanda em Engenharia de Produção. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes). 

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Centro Universitário Salesiano - Unisales

Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa o Doutorado em Engenharia Elétrica na mesma Universidade com período sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal. Atua como Docente e Coordenador de curso das Engenharias na UniSales (Centro Universitário Salesiano) de Vitória/ES.

Referências

Bitencourt, K. W. L. (2017). Aplicação das ferramentas da qualidade em um frigorífico de aves na região de Dourados/MS. Retrieved from http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2402

Caio, G. R. & Alves, N.A. (2021). Otimização do desempenho operacional no e-commerce mediante programa 5s. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 41.

Camargo, W. S. (2021). 5 S: Estudo de caso sobre a aplicação dos sensos e padronização de operações de uma fábrica de gelo localizada no município de Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 41.

Correr, I., Rodrigues, F. C., Ribeiro, B. M. B., Flavio, B. T., & Kempe, L. A. (2020). Ferramentas da Engenharia de Produção no ambiente familiar: aplicação durante a pandemia da COVID-19. X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. 1-11. Retrieved from https://aprepro.org.br/conbrepro/2020/anais/arquivos/10192020_151019_5f8ddd1c00751.pdf

Da Silva, F. A. B., Santos, J. J. V. C., De Almeida, B. M., Bezerra, J. N. N., & Rodrigues, M. E. S. L. (2021) Aplicação de Ferramentas da Qualidade para Redução de Refugos em uma Empresa de Vidro e Esquadrias. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 41.

De Moraes, I. H. T., Alves, S. M., Rocha, D. C., de Morais, T. R. F., & Monteiro, S. B. S. (2020) Aplicação de ferramentas de gestão da qualidade em uma empresa de eventos infantis. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 40. DOI: https://doi.org/10.14488/ENEGEP2020_TN_STO_345_1772_40868

Groover, M. P. Automação industrial e sistemas de manufatura. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Leite, Y. G. S, Nunes, A. S, da Silva, D. B., Araújo, K. C, & Oliveira, R. V., de. (2020). Gerenciamento de processos e desenvolvimento das ferramentas da qualidade na problemática: Guidão da motocicleta movimento pesado. X Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. 1-11.

Marin, L. D. R. Ferramentas da qualidade para identificação e resolução de atrasos de cargas em uma empresa de transporte do interior do Estado de São Paulo.

Martins, T. S. C. (2021) A Aplicação de Ferramentas da Qualidade em uma Empresa do Setor Terciário. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 41.

Neto, E. (2009). Melhoria contínua na Inforlândia. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial) - Universidade de Aveiro.

Nobre, M. B., Praxedes, G. M., Tenório, C. C. & Martins, H. S. (2021). Proposta de melhoria por meio das ferramentas da qualidade a partir da avaliação de indicadores de qualidade de vida no trabalho em uma papelaria. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 41.

Paes, O. P., Rodrigues, S., Castro, S., & Merchiori, A. (2016). M. Implantação do Programa 5S em um pequeno fabricante de componentes em alumínio: Um Estudo de Caso em Curitiba-PR. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. João Pessoa, PB. 1-16.

Pinto, R. S. & Monaro, D. G. (2021) Aplicação de ferramentas de melhoria contínua para melhoria dos serviços em um restaurante. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 41.

Sant’Anna, A. D. A., Leonardo, A. L., dos Reis, M. V., Rocha, V. A. R., & de Souza, F. H. B. Ferramentas organizacionais e tecnologias da indústria 4.0: estudo de caso da otimização de processos de um restaurante de pequeno porte.

Santos, M. C. B., Martins, M.T., de Oliveira, F. D. B., Araújo, I. M. C. N., & Brito, M. A. L. (2020) Aplicação da ferramenta 5S em uma microempresa do ramo de energia solar fotovoltaica. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 40. DOI: https://doi.org/10.14488/ENEGEP2020_TN_STO_345_1772_41256

Sants, A. S. R., Scaquetti, R. A. B., Azevedo, S. A., & Bernini, D. S. D. (2020). A aplicação das ferramentas da qualidade para a melhoria de um processo industrial. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Vitória, ES, 40.

Silva, J. V., Nobrega, B. A. B., Pereira, F. R. R., Roberto, F. R. A., & Leite, J. P. (2015). Aplicação da Ferramenta 5s em uma empresa do setor de panificação: Estudo de caso na cidade de Serra Branca–PB. XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 1-15. Retrieved from https://abepro.org.br/biblioteca/tn_stp_207_232_28100.pdf

Publicado

27.07.2022

Como Citar

Nascimento, A. A., & Servare Junior, M. W. J. (2022). Aplicação das ferramentas de qualidade numa empresa prestadora de serviços: uma análise bibliométrica por meio do Proknow-C. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(4), 78–88. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i4.38242

Edição

Seção

ENGENHARIA DA QUALIDADE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>