Controle de estoques como diferencial estratégico: uma análise bibliométrica por meio do PROKNOW-C

Autores

  • Carina Giacomin Centro Universitário Salesiano - UniSales
  • Thiara Cezana Gomes Centro Universitário Salesiano - UniSales
  • Marcos Wagner Jesus Servare Junior Centro Universitário Salesiano - UniSales http://orcid.org/0000-0002-4531-9934

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i3.35701

Palavras-chave:

Gestão de Estoque, ProKnow-C, Diferencial Estratégico

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar o portfólio bibliográfico encontrado por meio do método ProKnow-C, o qual traz artigos relevantes referentes ao tema: Controle de estoque como diferencial estratégico. O método ProKnow-C trata-se de uma análise quantitativa de artigos publicados feita através de filtros como a leitura de partes e integralidade do texto e a quantidade de citações que consta no Google Scholar, entre outros. A partir desse estudo, identificou-se 16 artigos que compõem o portfólio bibliográfico, onde foram observados nestes trabalhos os autores de destaque, os meios de publicação de destaque, o material que serviu como base para os trabalhos, além de apontadas as contribuições de cada um deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Giacomin, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Graduanda em Engenharia de Produção no Centro Universitário Salesiano - UniSales

Thiara Cezana Gomes, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Doutoranda em Engenharia Ambiental (Área de concentração: Recursos Hídricos)/ Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestra em Engenharia Civil (Área de concentração: Transportes)/ UFES. Especialista em Engenharia de de Segurança do Trabalho/ UFES e em Engenharia de Suprimentos/ PROMINP-UFES. Graduada em Engenheira de Produção/ UFES. Pesquisadora de modelos matemáticos aplicados a área de recursos hídricos, localização de facilidades, logística reversa e planejamento de operações portuárias. Atualmente trabalha com o emprego de maneira combinada de técnicas de otimização, modelo de qualidade de água, dimensionamento hidráulico e problemas de localização de facilidades para o planejamento integrado de sistemas regionais de tratamento de efluentes com foco na avaliação sistêmica da bacia hidrográfica. Possui experiência no manuseio de softwares de simulação e otimização: IBM ILOG CPLEX, LINDO Systems, Excel Solver, Arena Rockwell Software.

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa o Doutorado em Engenharia Elétrica na mesma Universidade com período sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal. Atua como Docente e Coordenador do curso de Engenharia de Produção na UniSales (Centro Universitário Salesiano) de Vitória/ES.

Referências

Aguiar, K. W. L. de, Pontes, H. L. J., Costa, P. L., Moraes, T. de C., & Lima, R. R. (2015) Gestão de estoques em uma empresa alimentícia do varejo em Fortaleza,CE: um estudo de caso. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Fortaleza, CE, Brasil, 35.

Alves, E. de D., Santos M. P. da S., & Paula, T. dos S. (2020) Benefícios de implementação da automação no controle de estoque: Um estudo de caso em uma empresa de mecânica para caminhões. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 40.

Alves, P. N., Jr. (2018). Gestão de estoque e eficiência dinâmica: Uma abordagem integrada entre Análise Envoltória de Dados (DEA) e Teoria do Controle Ótimo (OCT). Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USP_9d58154f0e25b9a4a04827c8868b48df/Details

Araujo, G. C., Silva, J. P. Z. da, Souza, L. R., Loureiro, B. M., & Feroni, R. de C. (2018) Previsão de demanda e análise simplificada da gestão de estoque aplicada a uma empresa do setor alimentício. Brazilian Journal of Production Engineering, 4(2), 48-64.

Ballou, R. H. (1993). Logística Empresarial: Transportes, administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas.

Ballou, R. H. (2001). Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman.

Ballou, R. H. (2009). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística empresarial. (5a ed.) São Paulo: Bookman.

Candeias, T. M., Olivo, A. de M., & Lemos, F. K. (2020) Previsão de demanda: simulação em uma empresa do segmento de artigos para dança, fitness, natação e sportswear. Revista Produção Online. 20(1), 119-148. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v20i1.3343

Ching, H. Y. (2010). Gestão de Estoques na cadeia de logística integrada: supply chain. São Paulo: Atlas.

Chopra, S., & Meindl, P. (2004). Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. (3ª ed.) Brasil: Pearson Education do Brasil.

Ensslin, L., Ensslin, S. R., Lacerda, R. T. O., & Tasca, J. E. (2010). ProKnow-C, Knowledge Development ProcessConstructivist. Processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI. Brasil.

Jeronimo, A., Gayer, J. A. C. A., Tamachiro, T. S. O., Oliveira, F. R. de, & Marques, M. A. M. (2020) Planejamento e controle de estoques: um fator competitivo em micro e pequenas empresas. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 40.

Lucas, G. A., Ferreira, L. G. M., Ribeiro, A., & Gontijo, F. de B. (2018) Gestão de estoque: eficácia do uso das ferramentas 5s e diagrama de Ishikawa. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Maceió, AL, 38.

Mantovani, M. S., Silva, B. M. B. da, Pirtouscheg, A. L. O., Pascoal, E. T., & Evangelista, B. M. de C. (2020) Melhoria no controle de estoque em uma indústria de velas do vale do paraíba. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 40.

Menegat, O., & Borella, M. R. de C. (2016) Impacto dos conceitos do mrp no gerenciamento de estoques numa empresa metalúrgica do polo metal-mecânico da serra gaúcha. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. João Pessoa, PB, 36.

Novaes, A. G. N. (2004) Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Campus.

Palomino, R., Silveira, R. O., Oliveira, R., Moura, T., & Santana, L. O. de. (2018) Aplicação da curva abc na gestão de estoque de uma micro empresa de Aracaju - SE. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Maceió, AL, 38.

Peluso, E. C. P., Cotrim, S. L., Oliveira, C. C. de, Campos, R. V. de M., & Galdamez, E. V. C. (2020) Gerenciamento de estoque: implementação de melhoria em uma fábrica de vassouras recicláveis. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 40.

Pereira, F. A., Teixeira, J. V., Filho, & Moraes, J. R. S., Filho. (2020) Proposta de um controle de estoque em uma empresa do ramo alimentício. Anais Simpósio de Engenharia de Produção, SIMPEP. Baurú, SP, 27.

Pereira, L. C., Fabbis, B. F., Oliveira, M. C. F. de, Oliveira, P. W. C. de, & Abreu, S. R. de (2020). Aplicação da curva abc e seu efeito na acuracidade do estoque em uma empresa de revenda de kit de embreagem na região da zona da mata mineira. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(7), 58-67. https://doi.org/10.47456/bjpe.v6i7.32837

Pinto, R. A. Q., Tortato, U., Veiga, C. P. da, & Catapan, A. (2013) Gestão de estoque e lean manufacturing: estudo de caso em uma empresa metalúrgica. Revista Administração em Diálogo, São Paulo,15(1), 111-138. https://doi.org/10.20946/rad.v15i1.12095

Piran, A., Azzolini, J. C., & Vanin, A. B. (2020) Proposta para Melhoria na Gestão de Estoque em uma Empresa que Atua no Setor de Distribuição de Alimentos do Meio Oeste Catarinense. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. Foz do Iguaçu, PR, 40.

Pontes, H. L. J., Rodrigues, M. S., Verde, L. Q. L., & Costa, P. L. (2016) Melhoria de processos e controle de estoques num departamento de uma instituição de ensino superior pública. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Enegep. João Pessoa, PB, 36.

Pozo, H. (2001). Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas.

Vargas, E. J. de, Baccin, B., & Sellitto, M. A. (2017) Análise integrada para a tomada de decisão: os efeitos da modelagem no gerenciamento de estoques e o impacto sobre o indicador de rentabilidade ROI. Revista Produção Online, Florianópolis, 17(1), 325-350. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i1.2556

Viana, J. J. (2000) Administração de Materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas.

Publicado

12.07.2021

Como Citar

Giacomin, C., Gomes, T. C., & Servare Junior, M. W. J. (2021). Controle de estoques como diferencial estratégico: uma análise bibliométrica por meio do PROKNOW-C. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(3), 41–55. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i3.35701

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>