Avaliação das vantagens e progressões do transporte aquaviário: uma revisão bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i4.45392

Palavras-chave:

Transporte aquaviário, Progresso, Vantagens, ProKnow-C

Resumo

O transporte aquaviário no Brasil se destaca como alternativa vantajosa e sustentável para o escoamento de cargas. Este estudo explora seu progresso e vantagens, buscando contribuir para a compreensão de seu papel na logística nacional. Através do método e pesquisa ProKnow-C, o objetivo deste artigo é analisar a progressão e os benefícios do transporte aquaviário.  Identificou-se que esse modal se consolida como opção vantajosa e sustentável, com benefícios como menor custo por tonelada transportada, menor emissão de gases poluentes, alta capacidade de transporte, segurança das cargas e integração multimodal. Desafios como infraestrutura deficiente em algumas regiões, burocracia excessiva, falta de integração multimodal e impactos socioambientais precisam ser superados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julya Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

-

Carolina Lordes Madeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Sou uma entusiasta da Engenharia de Produção, atualmente no 7º período, e desempenho o papel desafiador de Diretora de Recursos Humanos na Energy Junior. Atualmente, faço parte da área de Growth do ClubCarby, uma startup de Engenharia do Carbono e possuo artigos publicados na área de Engenharia da Qualidade, mesma área na qual executo minha Iniciação Científica. Minha jornada profissional tem sido marcada pelo constante acompanhamento das tendências de negócios. Através de meu papel estratégico na Energy Junior, desenvolvi habilidades sólidas em entender as demandas do mercado, contribuindo para a implementação de soluções eficientes em nossos projetos.

 

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

Sou bacharel em Engenharia de Produção, mestre em Engenharia Civil e doutor em Engenharia Elétrica com período de doutorado sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal. Atualmente sou professor permanente do Departamento de Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

Ensslin, L., et al. (2010). ProKnow-C: Processo de análise sistêmica. Brasil: Processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI.

Carvalho, W. L. & Yamashita, Y. (2015). Uma análise sobre o custo do transporte escolar rural aquaviário no Brasil. In Anais do XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte, ANPET, Ouro Preto (pp. 2274-2285).

da Silva, F. G. F., Martins, F. G. D., Rocha, C. H., & Araújo, C. E. F. (2011). Análise exploratória da eficiência produtiva dos portos brasileiros. Transportes, 19(1), 5-12.

Dalto, E. J., & Victorino, D. R. (2008). Impactos da lei 8.630 sobre a infraestrutura de terminais de contêineres e na viabilização da navegação de cabotagem no Brasil. Transportes, 16(1).

Barros, B. R. C. de, Carvalho, E. B. de, Melo, W. C. de, Santos, E. B. dos, & Mendonça, B. A. C. de. (2018). Comparação de emissão de CO2 entre os modos rodoviário e hidroviário–ensaio sobre o Corredor Norte/Eixo Tocantins. In XXXII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (XXXII ANPET). Gramado/RS. Anais... Rio de Janeiro: ANPET (pp. 530-541).

Melo B. K. de, Campos, P. C., Paz, I. D. S. R., Miranda R. M. de, & Amorim, J. C. C. (2023). Análise multicritério para hierarquização de indicadores de desempenho aplicada à gestão de hidrovias brasileiras. Transportes, 31(1), e2687-e2687.

Garcia, D. S. S. (2012). A atividade portuária como garantidora do princípio da sustentabilidade. Revista de Direito Econômico Socioambiental, 3(2), 375-399.

Guedes, F. E. M., Zattar, I. C., & Seleme, R. (2024). Sustentabilidade portuária: comparação das métricas dos objetivos do desenvolvimento sustentável nos portos públicos brasileiros. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(2), 233-249.

Magalhães, M. T. Q. (2004). Metodologia para desenvolvimento de sistemas de indicadores: uma aplicação no planejamento e gestão da política nacional de transportes (Tese de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Mello, P. F. B., Cardoso, B. C., & D’AGOSTO, M. A. (2009). Identificação dos atributos de desempenho para a utilização do serviço de transporte de carga pela hidrovia tietê-paraná. In Anais do XXII ANPET-Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes.

Pereira, L. A. G. (2010). Planejamento e desenvolvimento: Logística de transportes e exportações na microrregião norte de Minas Gerais (Tese de mestrado). Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil.

Rocha, C. H., da Silva, G. L., & Abreu, L. M. de. (2017). Análise da evolução do desempenho ambiental nos portos brasileiros. In Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da Anpet (Vol. 31).

Torres, B. G., Callado, G. F. M., & Meza, L. A. (2016). Análise de eficiência dos portos brasileiros: uma abordagem pelo método Network DEA. In XXX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET (Vol. 30).

Publicado

05.10.2024

Como Citar

Oliveira, J., Madeira, C. L., & Servare Junior, M. W. J. (2024). Avaliação das vantagens e progressões do transporte aquaviário: uma revisão bibliométrica. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(4), 39–50. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i4.45392

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>