Avaliação das vantagens e progressões do transporte aquaviário: uma revisão bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i4.45392Palavras-chave:
Transporte aquaviário, Progresso, Vantagens, ProKnow-CResumo
Devido a sua alta capacidade de transporte, baixos custos operacionais e menor impacto ambiental do que outras opções, o transporte aquaviário no Brasil se tornou uma opção viável e sustentável para o escoamento de cargas. A metodologia ProKnow-C foi usada neste estudo para examinar o avanço desse modal, bem como suas vantagens e desvantagens. Os resultados mostram que o transporte aquaviário reduz as emissões de poluentes, oferece maior segurança para as cargas e facilita a integração com outros tipos de transporte. No entanto, infraestrutura inadequada, burocracia excessiva e a necessidade de maior integração multimodal são alguns dos problemas que o setor ainda enfrenta. A eficiência plena do modal é limitada por esses fatores, mas a mitigação desses problemas e a expansão sustentável do transporte aquaviário no Brasil pode ser alcançada por meio de investimentos em infraestrutura e políticas públicas adequadas. O estudo conclui que o transporte aquaviário tem um potencial imenso para ajudar o desenvolvimento econômico e ambiental do país, apesar dos desafios.
Downloads
Referências
Ensslin, L., et al. (2010). ProKnow-C: Processo de análise sistêmica. Brasil: Processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI.
Carvalho, W. L. & Yamashita, Y. (2015). Uma análise sobre o custo do transporte escolar rural aquaviário no Brasil. In Anais do XXIX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte, ANPET, Ouro Preto (pp. 2274-2285).
da Silva, F. G. F., Martins, F. G. D., Rocha, C. H., & Araújo, C. E. F. (2011). Análise exploratória da eficiência produtiva dos portos brasileiros. Transportes, 19(1), 5-12. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.480
Dalto, E. J., & Victorino, D. R. (2008). Impactos da lei 8.630 sobre a infraestrutura de terminais de contêineres e na viabilização da navegação de cabotagem no Brasil. Transportes, 16(1). DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v16i1.12
Barros, B. R. C. de, Carvalho, E. B. de, Melo, W. C. de, Santos, E. B. dos, & Mendonça, B. A. C. de. (2018). Comparação de emissão de CO2 entre os modos rodoviário e hidroviário–ensaio sobre o Corredor Norte/Eixo Tocantins. In XXXII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (XXXII ANPET). Gramado/RS. Anais... Rio de Janeiro: ANPET (pp. 530-541).
Melo B. K. de, Campos, P. C., Paz, I. D. S. R., Miranda R. M. de, & Amorim, J. C. C. (2023). Análise multicritério para hierarquização de indicadores de desempenho aplicada à gestão de hidrovias brasileiras. Transportes, 31(1), e2687-e2687. DOI: https://doi.org/10.58922/transportes.v31i1.2687
Garcia, D. S. S. (2012). A atividade portuária como garantidora do princípio da sustentabilidade. Revista de Direito Econômico Socioambiental, 3(2), 375-399. DOI: https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.03.002.AO04
Guedes, F. E. M., Zattar, I. C., & Seleme, R. (2024). Sustentabilidade portuária: comparação das métricas dos objetivos do desenvolvimento sustentável nos portos públicos brasileiros. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(2), 233-249. DOI: https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.43799
Magalhães, M. T. Q. (2004). Metodologia para desenvolvimento de sistemas de indicadores: uma aplicação no planejamento e gestão da política nacional de transportes (Tese de mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.
Mello, P. F. B., Cardoso, B. C., & D’AGOSTO, M. A. (2009). Identificação dos atributos de desempenho para a utilização do serviço de transporte de carga pela hidrovia tietê-paraná. In Anais do XXII ANPET-Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes.
Pereira, L. A. G. (2010). Planejamento e desenvolvimento: Logística de transportes e exportações na microrregião norte de Minas Gerais (Tese de mestrado). Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil.
Rocha, C. H., da Silva, G. L., & Abreu, L. M. de. (2017). Análise da evolução do desempenho ambiental nos portos brasileiros. In Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da Anpet (Vol. 31).
Torres, B. G., Callado, G. F. M., & Meza, L. A. (2016). Análise de eficiência dos portos brasileiros: uma abordagem pelo método Network DEA. In XXX Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte da ANPET (Vol. 30).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Julya Oliveira, Carolina Lordes Madeira, Marcos Wagner Jesus Servare Junior (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.