Gestão do cronograma de uma empresa fabricante e instaladora de chicotes elétricos da construção civil
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i4.42541Palavras-chave:
Gestão da produção, Gestão de projetos, Construção civil, CronogramaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar proposições de melhorias no processo de gestão do tempo de uma empresa fabricante, montadora e instaladora de chicotes elétricos que atende o setor da construção civil. A metodologia utilizada possui abordagem qualitativa e procedimento técnico de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e entrevistas a campo com profissionais envolvidos diretamente no projeto investigado. Os resultados principais foram os apontamentos das proposições de melhorias na gestão do tempo dos projetos assegurando maior efetividade organizacional, como: melhor disseminação do processo de fabricação; montagem e instalação de chicotes elétricos industrializados; desenvolvimento de calendário com informações de entrega e tempo de fabricação; apresentação de informações mínimas necessárias para as estimativas de duração das tarefas; destinação de maior tempo e dedicação para formar o cronograma mais detalhado e estruturado; e utilização de tecnologia mais adequada para melhorar as informações do processo de levantamento quantitativo dos materiais, diminuindo o índice de retrabalho de verificação, o que amplia a efetividade do processo de almoxarifado da empresa.
Downloads
Referências
Albertin, A. L. (2001). Valor Estratégico dos Projetos de Tecnologia de Informação. RAE - Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 41(3), 42-50. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902001000300005
Aldabó, R. (2001). Gerenciamento de projetos: procedimentos básicos e etapas essenciais. 1ª Edição – São Paulo: Artliber Editora.
Barros, M. M. & Cardoso, F. F. (2011). Inovação: espiral ou carrossel do conhecimento? Conjuntura da construção, 1., 10p.
Barros, A. & Neide A. (2014). Fundamentos de Metodologias Cientifica. 3. Ed. São Paulo: Person Prentice Hall.
Cavalcanti, F. R. P. & Silveira, J. A. N. (2016). Fundamentos de Gestão de Projeto: gestão de riscos. 1. ed. São Paulo: Atlas.
Gerhardt, T. E., Souza, A. C. (2009). In: Gerhardt, T. E., Silveira, D. T. Métodos de Pesquisa. 1ed. Série Educação a Distância. Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS. Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Editora da UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.
Ghinato, P. (2000). Produção & competitividade: aplicações e inovações. Melhores práticas para a utilização de um cronograma na gestão de projetos Recife: Editora da UFPE.
Heldman, K. (2005). Gerência de projetos. 3° edição. Rio de Janeiro: Campus.
Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2002). Fundamentos de Metodologia Cientifica.
Mattos, A. D. (2010). Planejamento e controle de obras. 1. ed. São Paulo: PINI, 420 págs.
Ministério do Planejamento. (2011). Programa de Aceleração do Crescimento Programa Minha Casa, Recuperado de https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/181112_fronteiras_do_brasil_volume1_cap12.pdf
Pereira, A. R. & Alencar, E. A. B. (2019). Análise do uso das novas tecnologias na construção civil. Artigo apresentado no Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Norte – Uninorte. 2019.
PMI. (2013). Project Management Institute. Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK. 5° edição.
Portillo, C. (2010). Gerenciamento eficaz do escopo do projeto. Livraria Virtual do Project Management Institute - PMI.
Raupp, F. M. & Beuren, I. M. (2008). Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. p. 76-97. In: Beuren, I.M.
Rezende, D. M., Silva, J. F., Miranda, S. M., & Barros, A. (2013). Lean Manufacturing: redução de desperdícios e a padronização do processo. Recuperado de https://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/05/104157.pdf
Valeriano, D. (2005). Moderno Gerenciamento de Projetos. 4ª Edição São Paulo: Prentice Hall.
Vendrametto, O. Fraccari, P. L., & Botelho, W. C. (2004). A inovação tecnológica na construção civil e os aspectos humanos. In: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Florianópolis.
Xavier, C. M. S. (2018). Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. 4. ed. Saraiva 2018; São Paulo.
Zanella, L. C. H. (2011). Metodologia de Pesquisa. 2ed. Departamento de Ciências da Administração / Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC], Florianópolis, SC, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.