Contextualização do ensino de química: conscientização e segurança no trânsito a partir de uma abordagem educacional utilizando o teste do bafômetro

Autores

  • Jonathan Pereira Viana Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. https://orcid.org/0009-0003-3373-8562
  • Felipe dos Santos Silva Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. https://orcid.org/0000-0002-7799-2648
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Palavras-chave:

CTSA, Bafômetro, Ensino de química

Resumo

Com o intuito de promover melhorias no Ensino de Química, a contextualização dos conteúdos possui um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem. Assim, a importância de contextualizar os conteúdos trabalhados em sala de aula vai além de simples exemplos teóricos e aplicações do conhecimento, pois é necessário incorporar a realidade e cultura locais dentro do contexto escolar. Neste sentido, destaca-se a abordagem do tema da fiscalização do consumo de álcool por condutores, utilizando o chamado "teste do bafômetro", como um exemplo para integrar Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no ensino de Química. Neste trabalho foi proposto a criação de um material didático que foi apresentado aos alunos de uma escola pública estadual de São Mateus/ES na forma de oficina, na qual simula o funcionamento de um bafômetro. A oficina foi desenvolvida em dois momentos, na qual na primeira parte foi realizada uma roda de conversa sobre o funcionamento do bafômetro e os malefícios do consumo de álcool e, na segunda parte, realizou-se o experimento do teste do bafômetro. A aplicação da oficina possibilitou trabalhar os conceitos químicos, discutir questões sociais e construir em conjunto com os alunos um conhecimento sobre as implicações para a saúde e para a sociedade do consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Viana, J. P., Silva, F. dos S., & Mendes, A. N. F. (2023). Contextualização do ensino de química: conscientização e segurança no trânsito a partir de uma abordagem educacional utilizando o teste do bafômetro. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(6), 16–20. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/43243

Edição

Seção

Edição Especial "Semana de Química do Norte do Espírito Santo