A monitoria acadêmica e a colaboração entre monitor e professora como norteadora da identidade profissional do estudante
Palavras-chave:
Ensino de Química, Prática do Comprometimento, Conhecimento Pedagógico do conteúdoResumo
A transição para o Ensino Superior frequentemente desafia os estudantes, particularmente no que diz respeito à compreensão de conceitos complexos, como a química. Para abordar essa questão, projetos de monitoria acadêmica emergem como uma alternativa valiosa. Este relato de experiência discute o papel do monitor acadêmico na promoção da aprendizagem, focando na construção de uma base sólida em conhecimento de química. O monitor, um estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, participou ativamente de projetos de monitoria em dois Componentes Curriculares na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Seu trabalho envolveu coparticipação junto à docente para auxiliar estudantes com dificuldades na compreensão de conceitos químicos. Isso incluiu observação atenta dos alunos, análise de seus perfis e o desenvolvimento de estratégias de ensino personalizadas. O monitor utilizou recursos visuais e atividades experimentais investigativas e demonstrativas para melhorar a compreensão dos alunos. Além disso, plantões online foram realizados para esclarecer dúvidas. O presente Relato de Experiência destaca a importância da monitoria acadêmica na construção da identidade profissional dos estudantes, promovendo a aprendizagem eficaz e contribuindo para o avanço do conhecimento científico. Este estudo apresenta uma abordagem prática que pode ser útil para educadores e alunos que buscam aprimorar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, enfatizando o impacto positivo da monitoria acadêmica na formação do graduando.
Downloads
Referências
Gil Pérez, D., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Por uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7(2), 125-153.
Mussi, R. F. de F., Flores, F. F., & Almeida, C. B. de. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., 17(48), 60-77. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso.
Pombo, O. (2010). Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação, 10(1), 9-40. Recuperado de https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141
Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-27.

Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brazilian Journal of Production Engineering

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.