A monitoria acadêmica e a colaboração entre monitor e professora como norteadora da identidade profissional do estudante

Autores

  • Débora Schmitt Kavalek Instituto de Humanidades, Artes e Ciências- Campus Paulo Freire Universidade Federal do Sul da Bahia https://orcid.org/0000-0002-9663-765X
  • Jadson Laranjeira Pessoa Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

Ensino de Química, Prática do Comprometimento, Conhecimento Pedagógico do conteúdo

Resumo

A transição para o Ensino Superior frequentemente desafia os estudantes, particularmente no que diz respeito à compreensão de conceitos complexos, como a química. Para abordar essa questão, projetos de monitoria acadêmica emergem como uma alternativa valiosa. Este relato de experiência discute o papel do monitor acadêmico na promoção da aprendizagem, focando na construção de uma base sólida em conhecimento de química. O monitor, um estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, participou ativamente de projetos de monitoria em dois Componentes Curriculares na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Seu trabalho envolveu coparticipação junto à docente para auxiliar estudantes com dificuldades na compreensão de conceitos químicos. Isso incluiu observação atenta dos alunos, análise de seus perfis e o desenvolvimento de estratégias de ensino personalizadas. O monitor utilizou recursos visuais e atividades experimentais investigativas e demonstrativas para melhorar a compreensão dos alunos. Além disso, plantões online foram realizados para esclarecer dúvidas. O presente Relato de Experiência destaca a importância da monitoria acadêmica na construção da identidade profissional dos estudantes, promovendo a aprendizagem eficaz e contribuindo para o avanço do conhecimento científico. Este estudo apresenta uma abordagem prática que pode ser útil para educadores e alunos que buscam aprimorar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, enfatizando o impacto positivo da monitoria acadêmica na formação do graduando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Schmitt Kavalek, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências- Campus Paulo Freire Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui Graduação em Química pela Universidade de Passo Fundo (1999), Mestrado em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional, UTN, Buenos Aires (2011) e Doutorado em Educação em Ciências-química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Foi professora da Educação Básica, nas áreas de ciências, química e matemática. Atuou no Curso de Licenciatura em Educação do campo (CEUNES/UFES). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), Campus Paulo Freire (CPF). Coordena a Pós-graduação lato sensu em Agroecologia e Educação do Campo. Está na coordenação da Residência Pedagógica em Ciências da Natureza. Atua como professora permanente no Mestrado em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS) da UFSB. Temas de interesse: ensino/educação em ciências/química, história e filosofia da ciência, interculturalidade e decolonialidade no ensino de química, metodologias no ensino de química, Química verde, Clube de ciências.

Jadson Laranjeira Pessoa, Universidade Federal do Sul da Bahia

Discente da UFSB(Universidade Federal do Sul da Bahia), cursa Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, com ênfase em ciências biológicas. Tem cursos nas áreas de informática, e experiência como auxiliar administrativo, monitor, instrutor em práticas em língua inglesa, ensino de profissões, marketing digital, música e arte. Atua no setor público como Técnico administrativo e analista de licitações, locado na Secretaria Municipal de Administração e Planejamento

Referências

Gil Pérez, D., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Por uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7(2), 125-153.

Mussi, R. F. de F., Flores, F. F., & Almeida, C. B. de. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práx. Educ., 17(48), 60-77. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso.

Pombo, O. (2010). Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação, 10(1), 9-40. Recuperado de https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4141

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-27.

Arquivos adicionais

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Kavalek, D. S., & Pessoa, J. L. (2023). A monitoria acadêmica e a colaboração entre monitor e professora como norteadora da identidade profissional do estudante. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(6), 26–29. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/43253

Edição

Seção

Edição Especial "Semana de Química do Norte do Espírito Santo