Avaliação da densidade de espumas de poliuretanos de PET e PC com mistura de diisocianatos

Autores

  • Kamilly S. Souza EEEFM Wallace Castelo Dutra – ES https://orcid.org/0009-0000-3022-8952
  • Luiz H. Bigles EEEFM Wallace Castelo Dutra – ES
  • Luiz H. de Lima EEEFM Wallace Castelo Dutra – ES
  • Paulo da Silva EEEFM Wallace Castelo Dutra – ES
  • Samuel L. Silvero EEEFM Wallace Castelo Dutra – ES
  • David Manuel Costa Passinhas Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. https://orcid.org/0000-0003-3751-6169
  • Breno Nonato Melo Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. https://orcid.org/0000-0002-2681-3881

Palavras-chave:

Poliuretano, Densidade, HDI/MDI

Resumo

As propriedades mecânicas dos poliuretanos (PU) são dependentes da densidade destes materiais. A mistura de diisocianatos na formulação dos PU’s é uma das estratégias quando se tem razão estequiométrica poliol e diisocianato menor do que um. Os polióis poliésteres obtidos pelo processo de despolimerização parcial do politereftalato de etileno (PET) e do policarbonato (PC) pelo processo de glicerólise formam PU’s com os diisocianato 4,4’-difenilmetano diisocianato (MDI) e com o 1,6- hexametileno diisocianato (HDI). De modo comparativo foram sintetizados PU’s apenas com MDI e também com uma mistura de 10% de HDI e 90% de MDI, para cada tipo de poliol. Observou-se que o PU obtido com a mistura teve sua densidade aumentada em 16% para o PU a partir de PET despolimeriado (PET-OL) e de 50% para o PU obtido a partir do PC despolimerizado (PC-OL). Observou-se a redução da absorção de água para ambos os poliuretanos obtidos com a mistura de diisocianatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Manuel Costa Passinhas, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Graduando em Engenharia Química pela Universidade Federal do Espírito Santo. Técnico em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Teixeira de Freitas. Atua como acessor de Vendas da ProjetaJr e pesquisador FAPES na área de Polímeros e Poliuretanos reciclados.

Breno Nonato Melo, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Possui graduação (1998) e doutorado (2008) em Química , ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculado ao Centro Universitário do Norte do Espírito santo (CEUNES). Tem experiência na área de Físico-Química e química orgânica com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: piche vegetal, poliuretanos, fibras vegetais, caracterização de materiais, compósitos de fontes renováveis, biodegradação, extração de produtos naturais, reciclagem terciária de plásticos e emulsões de petróleo.

Referências

Oertel, G. (1994). Polyurethane Handbook - Chemistry – Raw Material – Processing – Applications – Properties. 2a ed. New York: Hanser Publishers, 1994.

Mordor Intelligence (2023) Tamanho do mercado poliuretano e análise de participação-tendências de crescimento e previsões 2023-2028. Recuperado de https://www.mordorintelligence.com/pt/industry-reports/polyurethane-market

Szycher, M. S. (2013). Handbook of Polyurethanes. 2a Ed. Boca Raton, Florida USA, 1112.

Melo, B. N., Araujo, D. P. R., Araujo, L. V., Pasa, V. M. D., Araujo, R. C. S., Paterno, L. G., & Mol, A. R. (2019). PET-ol uma nova classe de polióis na síntese de poliuretanos. In: 15º Congresso Brasileiro de Polímeros, 2019, Bento Gonçalves. Anais do 15º Congresso Brasileiro de Polímeros/Associação Brasileira de Polímeros. São Carlos: aptor software.

Arquivos adicionais

Publicado

15.12.2023

Como Citar

Souza, K. S., Bigles, L. H., Lima, L. H. de, Silva, P. da, Silvero , S. L., Passinhas, D. M. C., & Melo, B. N. (2023). Avaliação da densidade de espumas de poliuretanos de PET e PC com mistura de diisocianatos. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(6), 40–44. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/43276

Edição

Seção

Edição Especial "Semana de Química do Norte do Espírito Santo