Pesquisa de SARS-CoV-2 em banheiros químicos em um evento regional, Mato Grosso do Sul, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.45484

Palavras-chave:

Monitoramento epidemiológico baseado em águas residuária, infecção viral COVID-19, cloreto de benzalcônio

Resumo

O SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, é transmitido principalmente por gotículas respiratórias, sendo que estudos com águas residuais também mostraram a presença do vírus. Os banheiros químicos são utilizados em diversos locais sem rede coletora de esgoto e contêm substâncias desodorizantes para reduzir o mau cheiro e inibir microrganismos. O objetivo deste estudo foi pesquisar o RNA de SARS-CoV-2, em amostras de tanques de banheiros químicos utilizados em um evento público na cidade de Itaporã/Mato Grosso do Sul (MS). Realizou-se um estudo transversal nos dias 8 a 11 de setembro de 2022, as amostras compostas foram realizadas ao final de cada dia do evento, totalizando quatro amostras coletadas em 38 banheiros químicos. O RNA foi obtido e submetido a RT-qPCR. As amostras continham uma grande quantidade de matéria orgânica. Nenhuma amostra foi positiva na RT-qPCR. O desodorizante ambiental utilizado nos tanques tem como princípio ativo o cloreto de benzalcônio. A detecção do SARS-CoV-2 águas residuárias é uma ferramenta valiosa para monitorar a presença e disseminação do vírus em uma comunidade, auxiliando na tomada de decisões de saúde pública e controle endêmico. Os benefícios superam os custos. É importante adaptar políticas de vigilância de acordo com cada comunidade.

Downloads

Biografia do Autor

Carolina Rangel de Lima Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade da Grande Dourados (2007).Especialização em ENFERMAGEM DO TRABALHO pelo Instituto São Francisco de Assis de Administração, Comunicação, e Saúde(2008) e especialização em ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA pela Universidade Estácio de Sá (2014). Mestre pelo programa de pós graduação da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na área de Doenças crônicas e infecto-parasitárias (2018), docente no curso de Enfermagem na Universidade da Grande Dourados - Unigran (2017-2019) e Doutoranda pelo programa de pós graduação da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na área de Doenças crônicas e infecto-parasitárias.

Carmem Cícera Maria da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Graduada em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológica pela Universidade Federal do Piauí (2003), mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2006), doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019). Desde 2020 aos dias atuais 2024, realizo estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuei como gerente industrial dos anos de 2003 a 2015 em indústrias de biodiesel, óleo vegetal, curtume e mineração; Ministrei aulas como professora contratada nas Universidades Federal da Grande Dourados (UFGD) e Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Como em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiesel, Cenostigma macrophyllum, segurança, meio ambiente e saúde, ferramentas da qualidade e inspetor da qualidade.

Kamily Fagundes Pussi, Universidade Federal da Grande Dourados

Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Biologia Celular e Molecular. Mestre em Ciências da Saúde na área de doenças infecciosas e parasitárias (UFGD). Em sua participação desde 2018 no Grupo de Pesquisa de Diagnóstico, Clínica e Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias no Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde (LPCS), participou de diversos projetos de diagnóstico e tratamento das leishmanioses, e diagnóstico de SARS-CoV-2.

Vinicius Oliveira Ribeiro, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), possui Mestrado (2011) e Doutorado (2013) em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais - PGTA/UFMS. É Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) e Professor Associado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, atuando no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN/UEMS), em Dourados/MS. Conselheiro Federal do CONFEA e Conselheiro do Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA/MS). É coordenador do Laboratório de Modelagem em Saneamento e Geotecnologias - LASANGE/UEMS. Foi Fiscal Ambiental do IMASUL/SEMAC-MS (2006 - 2007), Engenheiro Projetista e Gestor de Projetos de Esgoto da Empresa de Saneamento de MS - SANESUL (2007 - 2013), Professor do Instituto de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - IFMT (2013 - 2015) e Conselheiro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Dourados/CONDAM (2020-2024). Como Conselheiro Efetivo do CREA/MS (2015-2021), foi Vice-Presidente e coordenou a Comissão de Meio Ambiente, a Comissão de Ensino e Atribuição Profissional (CEAP) e a Comissão de Ética Profissional. Tem atuado como perito ad hoc do MPMS, consultor ad hoc para CNPq, CAPES, FAPs e várias revistas científicas. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária-Ambiental e Geotecnologias, com foco de atuação nos campos de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Drenagem e Tratamento de Águas Residuárias (Domésticas e Industriais), Saneamento Básico, SIGs livres e Sensoriamento Remoto Ambiental Aplicado.

Leila Cristina Konradt-Moraes, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduação em Engenharia Química, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento de Processos na sub-área de Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desde a graduação desenvolvendo pesquisas, atuou na pós-graduação avaliando a eficiência dos coagulantes naturais e processos de filtração com membranas. Possui experiência em desenvolvimento de projetos, alguns deles financiados pela Capes, CNPq e Fundect, principalmente nos seguintes temas: água potável, coagulantes naturais, tratamento de efluentes, filtração com membranas, coagulação/floculação, microalgas, macrófitas, biocombustíveis e biodiesel. Tendo ainda como experiências profissionais a docência no Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e o trabalhando no Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados - MS. Atualmente, é professora adjunta pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), campus sede, Dourados, ministrando aulas para os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Química Industrial e Chefe da Divisão de Curricularização (DCUR) da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC)/UEMS

Valdemar Lacerda Junior, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Goiás (1997), Mestre em Ciências: Área Química, pela Universidade de São Paulo (2000), Doutor em Ciências: Área Química, pela Universidade de São Paulo (2004), Pós-Doutor em Química Orgânica, pela Universidade de São Paulo (2006). Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo desde 2006. Chefe do Departamento de Química por 2 mandatos consecutivos de 2007-2011. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo por 4 mandatos consecutivos (2011-2019). Diretor de Pós-Graduação da PRPPG/UFES (2019-2020). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES (2020-atual). Bolsista de Produtividade 2 do CNPq de 2009-2022 e Bolsista de Produtividade do CNPq 1D desde 2022-atual. Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Ciências Exatas da FAPES (2012-2014). Membro do Conselho Científico Administrativo da FAPES - CCAF (2013-2016) e (2024-atual). Membro do Conselho Universitário da Ufes (2012-2014), Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (2020-atual), Membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Vitória (2015-atual), Membro do CDE/SEBRAE-ES (2020-2024), Membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo-Concitec (2023-atual). Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Ressonância Magnética Nuclear e espectrometria de massas, Cálculos Teóricos, Síntese Orgânica e Química do Petróleo. Supervisionou 8 estágios de pós-doutoramento. Orientou 15 teses de doutorado, 24 dissertações de mestrado, 54 trabalhos de orientação de iniciação científica e 19 trabalhos de conclusão de curso. Publicou 6 livros 11 capítulos de livros, 7 pedidos de depósito de patentes, 169 artigos em periódicos internacionais de alto fator de impacto, com Fator H 27.

Herintha Coeto Neitzke-Abreu, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica (Análises Clínicas) pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Ciências da Saúde na Área de Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Estadual de Maringá (2007), doutorado em Ciências da Saúde na Área de Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e pós-doutorado em Biociências e Fisiopatologia na Área de Etiofisiopatologia de Doenças Humanas e Animais pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ministrando as disciplinas Concepção e Formação do Ser Humano (Embriologia Médica) e Genética Médica nos Cursos de Medicina e Nutrição. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPgCS/UFGD). É Bolsista Produtividade em Pesquisa. Tem experiência na área de Genética, Embriologia, Patologia, Parasitologia, Microbiologia, Imunologia e Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: COVID-19, leishmanioses, imunopatogenia e diagnóstico, flebotomíneos e controle de vetores.

Referências

Ahmed, W., Tscharke, B., Bertsch, P. M., Bibby, K., Bivins, A., Choi, P., Clarke, L., Dwyer, J., Edson, J., Nguyen, T. M. H., O'Brien, J. W., Simpson, S. L., Sherman, P., Thomas, K. V., Verhagen, R., Zaugg, J., & Mueller, J. F. (2021). SARS-CoV-2 RNA monitoring in wastewater as a potential early warning system for COVID-19 transmission in the community: A temporal case study. The Science of the total environment, 761, 144216. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.144216 DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.144216

Albastaki, A., Naji, M., Lootah, R., Almeheiri, R., Almulla, H., Almarri, I., Alreyami, A., Aden, A., & Alghafri, R. (2021). First confirmed detection of SARS-COV-2 in untreated municipal and aircraft wastewater in Dubai, UAE: The use of wastewater-based epidemiology as an early warning tool to monitor the prevalence of COVID-19. The Science of the total environment, 760, 143350. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.143350 DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.143350

Associação Brasileira De Normas Técnicas - ABNT 92004). ABNT NBR 1004: resíduos sólidos: classificação. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT.

Brasil-a (2008). Instituto Nacional de Meteorologia, Normatização e Qualidade industrial. Relatório sobre análise em desinfetante de uso geral. Rio de Janeiro. Recuperado de http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/desinfetante2.pdf

Brasil-b (2008). ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 35 de 3 de junho de 2008. Dispõe sobre conservantes permitidos para produtos saneantes. Disponível em: https://bvs.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2008/rdc0035_03_06_2008.html. Acesso em: 23/03/2024.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consultas: produtos saneantes. 11/07/2016. Disponível em: https://consultas.anvisa.gov.br/#/saneantes/produtos/25351090816201663/ Acesso em 28/03/2024.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Conceitos e definições. Brasília: ANVISA, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/ptbr/acessoainformacao/perguntasfrequentes/saneantes/conceitos-e-definicoes. Acesso em: 21/03/2024.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Vacinômetro COVID-19. 2022. Recuperado de https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_Vacina_C19/SEIDIGI_DEMAS_Vacina_C19.html#. Acesso em: 01/04/2024.

Cevik, M., Tate, M., Lloyd, O., Maraolo, A. E., Schafers, J., & Ho, A. (2021). SARS-CoV-2, SARS-CoV, and MERS-CoV viral load dynamics, duration of viral shedding, and infectiousness: a systematic review and meta-analysis. The Lancet. Microbe, 2(1), e13-e22. https://doi.org/10.1016/S2666-5247(20)30172-5 DOI: https://doi.org/10.1016/S2666-5247(20)30172-5

De Meirelles Kalil, E., & Da Costa, A.J.F. (1994). Desinfecção e esterilização. Acta Ortop Bras, 2(4), 1.

Desdouits, M., Piquet, J. C., Wacrenier, C., Le Mennec, C., Parnaudeau, S., Jousse, S., Rocq, S., Bigault, L., Contrant, M., Garry, P., Chavanon, F., Gabellec, R., Lamort, L., Lebrun, L., Le Gall, P., Meteigner, C., Schmitt, A., Seugnet, J. L., Serais, O., Peltier, C., … Le Guyader, F. S. (2021). Can shellfish be used to monitor SARS-CoV-2 in the coastal environment? The Science of the total environment, 778, 146270. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.146270 DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.146270

De Sousa, A.R.V., Silva, L.D.C., de Curcio, J.S., Delleon, H., Anunciação, C.E., Furlaneto, S.M.S.I., Neto, O.S., Fongaro, G., & Lacerda, E.D.P.S. (2022). Detecção de SARS-CoV-2 em águas residuárias como ferramenta de predição de infectados de uma capital da região centro-oeste do Brasil. The Brazilian Journal of Infectious Diseases, 26, 102024. https://doi.org/10.1016/j.bjid.2021.102024 DOI: https://doi.org/10.1016/j.bjid.2021.102024

Dias, T., Gonçalves, CH, Verly, JF, L.F.S de Anello (2013). Proposta de metodologia de processo de auditoria ambiental de banheiros químicos em São Lourenço do Sul, RS, Brasil.

Dong, E., Du, H., & Gardner, L. (2020). An interactive web-based dashboard to track COVID-19 in real time. The Lancet. Infectious diseases, 20(5), 533–534. https://doi.org/10.1016/S1473-3099(20)30120-1 DOI: https://doi.org/10.1016/S1473-3099(20)30120-1

Fiocruz (2022). Fiocruz divulga estudo sobre a presença do novo coronavírus em esgotos sanitários. Recuperado de https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-divulga-estudo-sobre-presenca-do-novocoronavirus-em-esgotos-sanitarios

Gh Jeelani, P., Muzammil Munawar, S., Khaleel Basha, S., Krishna P, G., Joshua Sinclair, B., Dharshini Jenifer, A., Ojha, N., Mossa, A. T., & Chidambaram, R. (2023). Exploring possible strategies for treating SARS-CoV-2 in sewage wastewater: A review of current research and future directions. Hygiene and environmental health advances, 6, 100056. https://doi.org/10.1016/j.heha.2023.100056 DOI: https://doi.org/10.1016/j.heha.2023.100056

Heller, L., Mota, C. R., & Greco, D. B. (2020). COVID-19 faecal-oral transmission: Are we asking the right questions? The Science of the total environment, 729, 138919. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138919 DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.138919

Hemalatha, M., Kiran, U., Kuncha, S.K., Kopperi, H., Gokulan, C.G., Mohan, S.V., & Mishra, R.K. (2021). Surveillance of SARS-CoV-2 spread using wastewater-based epidemiology: Comprehensive study. The Science of the total environment, 768, 144704. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.144704 DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.144704

Hillary, L. S., Farkas, K., Maher, K. H., Lucaci, A., Thorpe, J., Distaso, M. A., Gaze, W. H., Paterson, S., Burke, T., Connor, T. R., McDonald, J. E., Malham, S. K., & Jones, D. L. (2021). Monitoring SARS-CoV-2 in municipal wastewater to evaluate the success of lockdown measures for controlling COVID-19 in the UK. Water research, 200, 117214. https://doi.org/10.1016/j.watres.2021.117214 DOI: https://doi.org/10.1016/j.watres.2021.117214

IBGE (2024). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ms/itapora.html

Kitajima, M., Ahmed, W., Bibby, K., Carducci, A., Gerba, C. P., Hamilton, K. A., Haramoto, E., & Rose, J. B. (2020). SARS-CoV-2 in wastewater: State of the knowledge and research needs. The Science of the total environment, 739, 139076. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.139076 DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.139076

Lescure, F.X., Bouadma, L., Nguyen, D., Parisey, M., Wicky, P. H., Behillil, S., Gaymard, A., Bouscambert-Duchamp, M., Donati, F., Le Hingrat, Q., Enouf, V., Houhou-Fidouh, N., Valette, M., Mailles, A., Lucet, J. C., Mentre, F., Duval, X., Descamps, D., Malvy, D., Timsit, J. F., … Yazdanpanah, Y. (2020). Clinical and virological data of the first cases of COVID-19 in Europe: a case series. The Lancet. Infectious diseases, 20(6), 697-706. https://doi.org/10.1016/S1473-3099(20)30200-0 DOI: https://doi.org/10.1016/S1473-3099(20)30200-0

Li, R., Pei, S., Chen, B., Song, Y., Zhang, T., Yang, W., & Shaman, J. (2020). Substantial undocumented infection facilitates the rapid dissemination of novel coronavirus (SARS-CoV-2). Science, 368(6490), 489-493. https://doi.org/10.1126/science.abb3221 DOI: https://doi.org/10.1126/science.abb3221

Liu, J., Liao, X., Qian, S., Yuan, J., Wang, F., Liu, Y., Wang, Z., Wang, F. S., Liu, L., & Zhang, Z. (2020). Community Transmission of Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2, Shenzhen, China, 2020. Emerging infectious diseases, 26(6), 1320–1323. https://doi.org/10.3201/eid2606.200239 DOI: https://doi.org/10.3201/eid2606.200239

Lopes, I. M. S. (2017). Efluentes de banheiros químicos: como é feito o seu manejo e quais são os efeitos do seu descarte em estações de tratamento de esgotos? 199f. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Lu, R., Zhao, X., Li, J., Niu, P., Yang, B., Wu, H., Wang, W., Song, H., Huang, B., Zhu, N., Bi, Y., Ma, X., Zhan, F., Wang, L., Hu, T., Zhou, H., Hu, Z., Zhou, W., Zhao, L., Chen, J., … Tan, W. (2020). Genomic characterisation and epidemiology of 2019 novel coronavirus: implications for virus origins and receptor binding. Lancet (London, England), 395(10224), 565-574. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30251-8 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30251-8

Miyagi, F., Timenetsky, J., & Alterthum, F. (2000). Avaliação da contaminação bacteriana em desinfetantes de uso domiciliar. Revista de Saúde Pública, 34(5), 444-448. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000500003

Pan, A., Liu, L., Wang, C., Guo, H., Hao, X., Wang, Q., Huang, J., He, N., Yu, H., Lin, X., Wei, S., & Wu, T. (2020). Association of Public Health Interventions with the Epidemiology of the COVID-19 Outbreak in Wuhan, China. JAMA, 323(19), 1915-1923. https://doi.org/10.1001/jama.2020.6130 DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2020.6130

Penna, T.C.V. (2005). Desinfecção e esterilização química. Métodos de desinfecção e esterilização. 2ª ed. São Paulo: Atheneu, 133-165.

Perdew, L. (2015). How the toilet changed history. United States of America, North Mankato, Minnesota ABDO Publishing.

Prado, T., Fumian, T. M., Mannarino, C. F., Resende, P. C., Motta, F. C., Eppinghaus, A. L. F., Chagas do Vale, V. H., Braz, R. M. S., de Andrade, J. D. S. R., Maranhão, A. G., & Miagostovich, M. P. (2021). Wastewater-based epidemiology as a useful tool to track SARS-CoV-2 and support public health policies at municipal level in Brazil. Water research, 191, 116810. https://doi.org/10.1016/j.watres.2021.116810 DOI: https://doi.org/10.1016/j.watres.2021.116810

Pujadas, E., Chaudhry, F., McBride, R., Richter, F., Zhao, S., Wajnberg, A., Nadkarni, G., Glicksberg, B. S., Houldsworth, J., & Cordon-Cardo, C. (2020). SARS-CoV-2 viral load predicts COVID-19 mortality. The Lancet. Respiratory medicine, 8(9), e70. https://doi.org/10.1016/S2213-2600(20)30354-4 DOI: https://doi.org/10.1016/S2213-2600(20)30354-4

Ribeiro, A.V.C., Mannarino, C. F., de Castro, E. S. G., Prado, T., Ferreira, F. C., Fumian, T. M., & Miagostovich, M. P. (2023). Assessment of virus concentration methods for detecting SARS-CoV-2 IN wastewater. Brazilian journal of microbiology: [publication of the Brazilian Society for Microbiology], 54(2), 965–973. https://doi.org/10.1007/s42770-023-00941-3 DOI: https://doi.org/10.1007/s42770-023-00941-3

SANEARTE (2024). Banheiros Químicos. Recuperado de http://www.sanearte.com.br/banheiro-quimico/

SES-MS. (2022) Secretaria Estadual de Saúde- Mato Grosso do Sul. Vigilância em Saúde-Boletins Epidemiológicos COVID-19. Recuperado de https://www.vs.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/Boletim-Epidemiologico-COVID-19-2022.09.13.pdf

Shutler, J.D., Zaraska, K., Holding, T., Machnik, M., Uppuluri, K., Ashton, I. G. C., Migdał, Ł., & Dahiya, R. S. (2021). Rapid Assessment of SARS-CoV-2 Transmission Risk for Fecally Contaminated River Water. ACS ES&T water, 1(4), 949-957. https://doi.org/10.1021/acsestwater.0c00246 DOI: https://doi.org/10.1021/acsestwater.0c00246

Tang, B., Wang, X., Li, Q., Bragazzi, N. L., Tang, S., Xiao, Y., & Wu, J. (2020). Estimation of the Transmission Risk of the 2019-nCoV and Its Implication for Public Health Interventions. Journal of clinical medicine, 9(2), 462. https://doi.org/10.3390/jcm9020462 DOI: https://doi.org/10.3390/jcm9020462

Van Doremalen, N., Bushmaker, T., Morris, D. H., Holbrook, M. G., Gamble, A., Williamson, B. N., Tamin, A., Harcourt, J. L., Thornburg, N. J., Gerber, S. I., Lloyd-Smith, J. O., de Wit, E., & Munster, V. J. (2020). Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. The New England journal of medicine, 382(16), 1564-1567. https://doi.org/10.1056/NEJMc2004973 DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMc2004973

Weidhaas, J. Aanderud, Z.T., Roper, D. K., VanDerslice, J., Gaddis, E. B., Ostermiller, J., Hoffman, K., Jamal, R., Heck, P., Zhang, Y., Torgersen, K., Laan, J. V., & LaCross, N. (2021). Correlation of SARS-CoV-2 RNA in wastewater with COVID-19 disease burden in sewersheds. The Science of the total environment, 775, 145790. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.145790 DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.145790

WHO-a (2020). Coronavirus disease 2019 (COVID-19). World Health Organization, Genebra. Recuperado de https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situationreports/20200326-sitrep-66-COVID-19.pdf?sfvrsn=9e5b8b48_2

WHO-b (2020). Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Situation Report-51. World Health Organization, Genebra. Recuperado de https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10

Wölfel, R. Corman, V. M., Guggemos, W., Seilmaier, M., Zange, S., Müller, M. A., Niemeyer, D., Jones, T. C., Vollmar, P., Rothe, C., Hoelscher, M., Bleicker, T., Brünink, S., Schneider, J., Ehmann, R., Zwirglmaier, K., Drosten, C., & Wendtner, C. (2020). Virological assessment of hospitalized patients with COVID-2019. Nature, 581(7809), 465-469. https://doi.org/10.1038/s41586-020-2196-x DOI: https://doi.org/10.1038/s41586-020-2196-x

Zhu, N., Zhang, D., Wang, W., Li, X., Yang, B., Song, J., Zhao, X., Huang, B., Shi, W., Lu, R., Niu, P., Zhan, F., Ma, X., Wang, D., Xu, W., Wu, G., Gao, G. F., Tan, W., & China Novel Coronavirus Investigating and Research Team (2020). A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China, 2019. The New England journal of medicine, 382(8), 727-733. https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001017 DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001017

Publicado

09.02.2025

Como Citar

Santos, C. R. de L., Silva, C. C. M. da, Pussi, K. F., Ribeiro, V. O., Konradt-Moraes, L. C., Lacerda Junior, V., & Neitzke-Abreu, H. C. (2025). Pesquisa de SARS-CoV-2 em banheiros químicos em um evento regional, Mato Grosso do Sul, Brasil. Brazilian Journal of Production Engineering, 11(1), 132–139. https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.45484

Edição

Seção

ENGENHARIA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE