Teoria da cultura e consumo e a decolonialidade: uma revisão integrativa das pesquisas recentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.46336

Palavras-chave:

Teoria da Cultura e Consumo, Decolonialidade, Revisão Integrativa da Literatura

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico para mapear e compreender o campo de estudos que relaciona a Teoria da Cultura e Consumo e a Decolonialidade. Considerando que o consumo é um fenômeno social permeado por questões simbólicas e culturais, sua análise a partir da perspectiva decolonial torna-se fundamental, especialmente devido à histórica hegemonia europeia sobre a subjetividade, cultura e produção de conhecimento. A pesquisa foi conduzida em quatro bases de dados, abrangendo periódicos nacionais e internacionais, com um recorte temporal de 2017 a 2022. Após o processo de busca e análise, foram selecionados 21 artigos. A avaliação focou nas metodologias, objetos de estudo e objetivos gerais dos artigos analisados. Para a análise estatística, foi utilizado o software Iramuteq, que permitiu a construção de uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD), possibilitando identificar a frequência e a lematização das formas linguísticas presentes nos textos. Os resultados apontam que a maioria dos artigos publicados nessa área está vinculada a instituições acadêmicas latino-americanas. Ademais, observa-se que os estudos, sob a ótica decolonial, buscam explicar transformações nas práticas de consumo ou ressignificá-las como espaços de confronto entre as ideologias do colonizador e do colonizado.

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Biografia do Autor

Jonathan Ferreira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduado em Administração pela Universidade Paranaense (2008-2011). Foi Sócio e Administrador da Loja de Variedades Ferreira Ltda (2012-2016), comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos. Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013-2015), período que foi aluno especial do Programa de Mestrado em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo FEA-USP. Realizou intercâmbio como Estudante Full-Time ESL (English Second Language) com a Boston International Academy em Boston, Massachussets, Estados Unidos (2019-2020). Trabalhou no Gerenciamento de atividade agrícola de soja e milho (2012-2021), levantamento de custos da produção, crédito e seguro agrícola, fixação de preços e comercialização. Tem experiência como professor em cursos técnicos da Rede Estadual e em Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Orientou trabalhos de pesquisa e foi avaliador em banca de trabalhos de conclusão de cursos. Participou da elaboração e implantação de Projetos Pedagógicos de Cursos de ensino superior em Faculdades da região noroeste no Estado do Paraná. Autor de artigos especializados e revisor de periódicos. Desenvolve trabalhos na área de Administração, com ênfase em estratégia de negócios. Atualmente é discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração, nível de Doutorado, pela Universidade Estadual de Maringá, PR e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). http://lattes.cnpq.br/8018176104718501

Adriana Comini da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Anne Carolina dos Santos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Melissa Rizzo Sperandio, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Olga Maria Coutinho Pepece, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Associada do Departamento de Administração pela Universidade Estadual Maringá (UEM)

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Publicado

18.03.2025

Como Citar

Ferreira, J., Silva, A. C. da, Santos, A. C. dos, Sperandio, M. R., & Pepece, O. M. C. (2025). Teoria da cultura e consumo e a decolonialidade: uma revisão integrativa das pesquisas recentes. Brazilian Journal of Production Engineering, 11(1), 357–373. https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.46336

Edição

Seção

INFORMAÇÃO & CONHECIMENTO