Otimização do planejamento e controle da produção em uma indústria de confecção através do lean manufacturing
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.46903Palavras-chave:
Lean Manufacturing; PCP; Otimizar; ERP; ConfecçãoResumo
Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a aplicação do Lean Manufacturig para otimizar o Planejamento e Controle de Produção (PCP) em uma indústria de confecção. A pesquisa foi realizada em uma empresa do setor, que enfrentava desafios relacionados ao lead time longo, alta variabilidade de demanda e baixa flexibilidade nos processos de produção. Diante da competitividade do mercado, diversos negócios têm buscado padronizar e melhorar a previsibilidade de seus negócios. As empresas buscam características que permitam a obtenção de bons resultados relacionados à concorrência. Uma proposta como aperfeiçoamento de previsão de negócio é apresentada ao analisar o processo e identificar soluções com os princípios do Lean Manufacturing. Foram aplicadas ferramentas como o mapeamento do fluxo de valor, implementação de kanbans e reorganização do layout da fábrica. Os resultados obtidos após a implementação do Lean Manufacturing foram significativos, permitindo ganhos de produtividade e redução de custos com a melhoria dos indicadores. Houve uma redução de 30% no lead times de produção, uma diminuição de 20% nos estoques em processo e uma melhoria de 25% na flexibilidade da produção para atender as variações na demanda.
Downloads
Referências
Albuquerque, M. G. S., Oliveira, V. M., & Almeida, R. C. S. D. (2016). A eficiência do PCP no setor de confecção do vestuário: uma revisão bibliográfica.
Aguiar, L. S. (2023). Aplicação do Lean Manufacturing na Empresa Espetinho do Bom na Cidade de Feira de Santana.
Barbosa, N. (2015). Manufatura Enxuta: os desafios enfrentados pelas empresas durante o processo de implantação. 18 p. XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Recuperado de http://www.inovarse.org/ sites/default/files/T_15_490.pdf
Barbosa, E. S., Santos, M. S., & Lopes, V. M. N. (2019). A importância do PCP (Planejamento e Controle da Produção) para a competitividade em indústrias de Juazeiro da Bahia.
Bastos, A. L. A., et al. (2017). Dificuldades na implementação do Lean Manufacturing nas empresas do setor têxtil de Santa Cataina, Paraná.
Bock, F. C., et al. (2015). Planejamento e Controle de Produção (PCP) como disseminador da filosofia Lean nos processos organizacionais.
Bugo, F. & Filho, J. D. L. (2021). A importância do planejamento, programação e controle da produção (ppcp) para o desenvolvimento das indústrias atuais, São Paulo.
Braga, R. (2008). Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. 1a Ed. São Paulo: Atlas.
Chiavenato, I. (2014). Gestão da Produção: uma abordagem introdutória. São Paulo: Atlas.
Cucchi, M. B. (2016). As barreiras da implantação do sistema Lean Manufacturing: estudo de casos múltiplos em indústrias do Rio Grande do Sul. 2016. 11 p. IX EGEPE (Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas). Passo Fundo – Rio Grande do Sul. Recuperado de http://www.egepe.org.br/2016/artigos-egepe/244. pdf
Eyng, M. P., et al. (2017). Aplicação da Filosofia Lean Manufacturing em uma empresa de acabamento de confecção no sul de Santa Catarina.
Gadelha, F. C., et al. (2015). Alteração de um layout funcional para layout celular motivado pelos fundamentos da manufatura enxuta: estudo de caso em uma indústria de transformadores. Holos, 6, 156-169.
Júnior, I. A. D. S. (2010). Preparação da Implantação do PCP: O caso de uma indústria de confecções do estado do Ceará, Fortaleza.
Kallage, R. (2006). Lean implementation failures. Why they happen, and how to avoidthem.
Liker, J. K. (2005). O Modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. Porto Alegre: Bookman.
Lopes, T. O. & Frota, C. D. (2015). Aplicação dos conceitos do lean manufacturing para melhoria do processo de produção em uma empresa de eletrodomésticos: um estudo de caso.
Mendes, F. D., Sacomano, J. B., & Fusco, J. P. A. (2006). Manufatura do vestuário de moda: o PCP como estratégia competitiva. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) - Fortaleza, CE.
Moreira, D. (2014). Administração da produção e operações. São Paulo: Saraiva.
Netto, R. (2020). 5 princípios do Lean Manufacturing para uma indústria (na prática). Recuperado de https://www.nomus.com.br/blog-industrial/principios-doleanmanufacturing/
Ohno, T. (1997). O Sistema Toyota de Produção. Porto Alegre: Bookman.
Paiva, W. D. L. (2023). Indústria da confecção no Ceará: Relevância e desempenho recente, Março.
Russomano, V. H. (1995). Planejamento e controle da produção. 5 ed. São Paulo: Pioneira.
Sabouni, M. T. Y. & Logendran, R. (2013). Carryover sequence-dependent group scheduling with the integration of internal and external setup times. European Journal of Operational Research, 224(1), 8-22.
Santos, E. F. D. Aplicação das ferramentas do sistema Lean Manufacturing: um estudo de caso na melhoria de indicadores da produção de confecção de moda intima, 2021.
Shah, R. & Ward, P. T. (2003). Lean manufacturing: context, practice bundles, and performance. Journal of Operations Management, 21, 129-149.
Severo Filho, J. (2006) Administração de logística integrada: materiais, PCP e marketing. Rio de Janeiro: E-papers.
Tubino, D. F. (1997). Manual de planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas.
Womack, J. P. & Jones, D. T. (1998). A Mentalidade Enxuta nas Empresas. Rio de Janeiro: Campus.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thaysa Mesquita, Patrícia Dias Araújo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.