Otimização do fluxo de atendimento multidisciplinar a crianças com dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Vanessa Maciel Nessy Universidade Luterana do Brasil
  • Wagner Lourenzi Simões Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i5.47026

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem, Atendimento Multidisciplinar, Inclusão Escolar, Otimização de Processos

Resumo

Este estudo de caso analisa o processo de atendimento multidisciplinar a crianças com dificuldades de aprendizagem na rede urbana de ensino, mostrando a importância da educação especial e inclusiva. proteção. A simulação foi realizada com dados de 2023 e identificou a neurologia como principal barreira. A nova simulação duplicou a capacidade da neurologia, aumentou o número de crianças examinadas e reduziu o tempo de espera. Investir na formação contínua, incorporar novas tecnologias e otimizar processos é essencial não apenas para garantir a inclusão, mas também para enfrentar os desafios educacionais que afetam nossas crianças. Através de simulações, verifica-se que aumentando a capacidade de um dos alunos, com a adição de 1 quadro profissional, poderá atender mais 332 alunos por ano, eliminando o atual déficit de 327 alunos por ano. O tempo total para concluir todo o processo teve uma redução expressiva, tornando o fluxo mais ágil, e o tempo entre a entrada do aluno no processo e a notificação passou de 68,47 dias para 42,28 dias.

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Biografia do Autor

Wagner Lourenzi Simões, Universidade Luterana do Brasil

Pesquisador no Observatório da indústria do Rio Grande do Sul (FIERGS) e professor no Centro Universitário Cesuca. Doutor em Engenharia de produção e sistemas pela Universidade do vale do Rio dos Sinos, Mestre em Engenharia de produção e sistemas pela Universidade do vale do Rio dos Sinos (2016), graduado em Engenharia de produção pela Universidade Luterana do Brasil (2014). Experiência profissional na área de programação e controle de produção e engenharia de processos, atuando por 12 anos na indústria eletrônica. Colabora em pesquisas setoriais para o desenvolvimento da indústria por meio de aplicação de técnicas de pesquisa operacional e inteligência computacional, desenvolvendo também trabalhos aplicados à melhoria de processos industriais com uso de simulação computacional.

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Publicado

06.12.2024

Como Citar

Nessy, V. M., & Simões, W. L. (2024). Otimização do fluxo de atendimento multidisciplinar a crianças com dificuldades de aprendizagem. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(5), 184–195. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i5.47026

Edição

Seção

Edição Especial "VI Simpósio de Engenharia de Produção (SIENPRO)"