Otimização do fluxo de atendimento multidisciplinar a crianças com dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Vanessa Maciel Nessy Universidade Luterana do Brasil
  • Wagner Lourenzi Simões Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i5.47026

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem, Atendimento Multidisciplinar, Inclusão Escolar, Otimização de Processos

Resumo

Este estudo de caso analisa o processo de atendimento multidisciplinar a crianças com dificuldades de aprendizagem na rede urbana de ensino, mostrando a importância da educação especial e inclusiva. proteção. A simulação foi realizada com dados de 2023 e identificou a neurologia como principal barreira. A nova simulação duplicou a capacidade da neurologia, aumentou o número de crianças examinadas e reduziu o tempo de espera. Investir na formação contínua, incorporar novas tecnologias e otimizar processos é essencial não apenas para garantir a inclusão, mas também para enfrentar os desafios educacionais que afetam nossas crianças. Através de simulações, verifica-se que aumentando a capacidade de um dos alunos, com a adição de 1 quadro profissional, poderá atender mais 332 alunos por ano, eliminando o atual déficit de 327 alunos por ano. O tempo total para concluir todo o processo teve uma redução expressiva, tornando o fluxo mais ágil, e o tempo entre a entrada do aluno no processo e a notificação passou de 68,47 dias para 42,28 dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Lourenzi Simões, Universidade Luterana do Brasil

Pesquisador no Observatório da indústria do Rio Grande do Sul (FIERGS) e professor no Centro Universitário Cesuca. Doutor em Engenharia de produção e sistemas pela Universidade do vale do Rio dos Sinos, Mestre em Engenharia de produção e sistemas pela Universidade do vale do Rio dos Sinos (2016), graduado em Engenharia de produção pela Universidade Luterana do Brasil (2014). Experiência profissional na área de programação e controle de produção e engenharia de processos, atuando por 12 anos na indústria eletrônica. Colabora em pesquisas setoriais para o desenvolvimento da indústria por meio de aplicação de técnicas de pesquisa operacional e inteligência computacional, desenvolvendo também trabalhos aplicados à melhoria de processos industriais com uso de simulação computacional.

Referências

Alves, Y. N., Azevedo, C. E. R., & Marcolino, L. G. C. (2024). Simulação da produção na análise e proposta de melhoria do sistema de atendimento da secretaria acadêmica. Recuperado de https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/107543785/artigo-2-libre.pdf?1700430343=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DSimulacao_Da_Producao_Na_Analise_e_Propo.pdf&Expires=1730054822&Signature=J8aU64-nTweJlWGTFayGZmYX6V3cuOXDItpH9jL04dor00KwpadcrRF6~0UT1jnVdp2BdtB~v~LrFsk2pg16ItKMBXssp-vieKFR0reMGhi75LiiG2q51FKupxGddaXfQo0SVeFNh~lZEjqfk1~3hF0CowM13kqbXpveruBQF2jCsGbjn~vTMVz23ebBllm01UBrSam5Ywr3841NstJ2CyTbYxrCNWzArq8OPixBklkqwXAN-I1lj4aKrmCAIvGAr-cZWfLB30Hf9oBzDz4BhGrIQmPRELHDRh73MbIDpZL2Qm48Dy-Xlzm6Vdiyp~RMPyvU1JVRfY2X6bztWL~Kpg__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA

Banks, J. (1998). Handbook of simulation principles, methodology, advances, application, and practice. Georgia Institute of Technology. DOI: https://doi.org/10.1002/9780470172445

Bianchetti, L. (1995). Aspectos históricos da educação especial. Revista Brasileira de Educação Especial, 2(3), 7-19. Recuperado de http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-65381995000100002&script=sci_abstract

Bronstrup, F. C. & Simões, W. L. (2017). Modelagem e simulação computacional como ferramenta de apoio à prospecção de melhorias no processo de inventário de armazéns. XXIV Simpósio de Engenharia de Produção, São Paulo. Recuperado de http://www.simpep.feb.unesp.br/anais_simpep.php?e=12

Canário, R. (2020). A escola e as "dificuldades de aprendizagem". Universidade de Lisboa. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/43314/28792

Chagas, I. M., Gomes, L. M., & Freitag, A. E. B. (2022). Aplicação da Teoria das Restrições para identificação de gargalos na produção de cestas básicas: estudo de caso na Olimpo Distribuidora. South American Development Society Journal, 8(22), 86. DOI: https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v8i22p86-116

Ferreira, I. A. & Lima, E. R. (2019). Teoria das filas: um estudo de caso em um restaurante universitário. Recuperado de http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/32168/TEORIA%20DAS%20FILAS%20-%20UM%20ESTUDO%20DE%20CASO%20EM%20UM%20RESTAURANTE%20UNIVERSIT%C3%81RIO%20-%20ANAIS%20VII%20SIMEP%20ARTIGO%202019.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Harrell, C., Ghosh, B. K., & Bowden, R. O. (2024). Simulation using ProModel. Brigham Young University. Recuperado de https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/93221659/637112822-libre.pdf?1666979792

Harrell, C., Ghosh, B. K., & Bowden, R. O. (2024). Simulation using ProModel. Provo, UT: Brigham Young University. Recuperado de https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/93221659/637112822-libre.pdf?1666979792=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DSimulation_Using_ProModel.pdf&Expires=1720276173&Signature=PC1wIllXHkbeiv7J0tavUZYmhIDhLcO77q2WfVfNIQuzuC8EbTufab~VFhjzLy4QGhPmQ1b3CaZY4XzJytLGrXFBtNerm3dtu2TvvJm2JnOLVM8UZSA8amu2aDqzByTW~pUWsCRIyfUamO3SAo9PjeQZlquyz4Cs12cLdt2tgWOBTkZZ-~Ek9jrflpGmTkwuqccFNFjO4ZiQJEADn60s6~V3Rql5xil~2vSsEDio-u-oBJy7hB1UPkOOYY8OOrcEC1UiIXUdcT8jrF-4V07-2vvTe9az-XDcPlSzXBfK~M6FjS3UUaUb8nAVwnCiiTgI7mYf20dW1dXZH5dqpTWMHw__

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2024). Matrículas na educação especial chegam a mais de 1,7 milhão. Recuperado de https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/matriculas-na-educacao-especial-chegam-a-mais-de-1-7-milhao

Leal, D. & Nogueira, M. O. G. (2024). Dificuldades de aprendizagem: Um olhar psicopedagógico. Editora Intersaberes.

Luz, D. F. (2015). Tópicos especiais em produção: Simulação com ProModel (1ª ed.). Canoas: ULBRA.

Mascaro, C. A. (2024). O plano educacional individualizado (PEI) para a alfabetização e letramento de estudantes com deficiência intelectual. In J. A. P. Perez, M. B. Bueno, & G. G. Leite (Eds.), Interface entre educação especial e educação de jovens e adultos: Reflexões sobre as demandas formativas e atuação docente (pp. 97-113). São Carlos: Editora De Castro.

McHaney, R. (1991). Computer simulation: A practical perspective. San Diego, CA: Academic Press.

Miguel, P. A., Fleury, A., Mello, C. H., Nakano, D. N., Turrioni, E. P., Ho, L. L., Morabito, R., Martins, R., Souza, R. A., Costa, E. G., & Pureza, V. (2012). Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier/ABEPRO.

Prado, D. (2022). Teoria das filas e da simulação. Falconi Editora.

Silva, A. R. M. (2024). Avaliação da utilização da simulação no ensino da logística: Uma análise da aplicação do ProModel na Alfa Escola Técnica de Feira de Santana-BA. Feira de Santana: Universidade Salvador. Recuperado de http://tede.unifacs.br/tede/handle/tede/436

Silvério, J. V. (2016). Simulação computacional aplicada na análise do projeto de um restaurante universitário. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 8(2), 99-112. DOI: https://doi.org/10.5335/rbca.v8i2.5553

Soares, P. J. S. R. (2018). O uso da simulação de eventos discretos na redução de gargalos em processos logísticos: Um estudo de caso em uma indústria metal mecânica. Recuperado de https://uenf.br/posgraduacao/engenharia-de-producao/wp-content/uploads/sites/13/2018/12/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Patrick-Jhullyan-dos-Santos-R.-Soares-1.pdf

Tavares, D. M. L., Bessa, T. M., Paiva, L. S., Vilhena, A. P. N. M., & Sousa, A. S. (2021). Revisão sistemática de publicações brasileiras associadas à teoria das filas e sistemas de processos de filas. Brazilian Applied Science Review, 5(2), 1273-1285.

Publicado

06.12.2024

Como Citar

Nessy, V. M., & Simões, W. L. (2024). Otimização do fluxo de atendimento multidisciplinar a crianças com dificuldades de aprendizagem. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(5), 184–195. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i5.47026

Edição

Seção

Edição Especial "VI Simpósio de Engenharia de Produção (SIENPRO)"