MASP: Proposta de aplicação em uma prestadora de serviços de telecomunicação para aumento da qualidade no setor de manutenção

Autores

  • Luis Felipe Fortunato Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
  • Tatielle Menolli Longhini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) https://orcid.org/0000-0002-2934-9893

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.47134

Palavras-chave:

MASP, PDCA, Telecomunicação., Qualidade, Manutenção

Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido em uma empresa prestadora de serviços de telecomunicação voltada para a distribuição de internet, com foco em banda larga via fibra óptica. O estudo foi especificamente voltado para o setor de manutenção da empresa, que apresenta alto índice de chamados de visitas, além de baixa qualidade e ausência de padronização nos procedimentos do setor, ocasionando várias reclamações e cancelamentos de contratos dos clientes. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo a proposta de aplicação do MASP/PDCA para identificação e análise dos problemas encontrados nos chamados de manutenção. Dessa forma, foram levantados dados das Ordens de Serviço do período estudado, a fim de possibilitar a recomendação das ferramentas Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, 5 Porquês e 5W2H a serem aplicadas, para então priorizar as causas, verificar a raiz do problema e elaborar a proposta de solução. A aplicação das ferramentas possibilitou a análise do processo como um todo, permitindo a identificação dos problemas e, por fim, a elaboração das propostas de melhoria. Consequentemente alcançando o cumprimento do objetivo inicial de propor melhorias de qualidade para o setor de manutenção.

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Biografia do Autor

Luis Felipe Fortunato Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Pós-graduado em Business Agility and Digital Business pela PUC Minas, e graduado em Engenharia de Produção pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), profissional com carreira desenvolvida em gestão de projetos de tecnologia, experiência em desenvolvimento e lançamento de produtos digitais, atualmente trabalhando com Software as a Service (SaaS). Vivência com frameworks ágeis (Scrum), Kanban, liderança de equipes, feedbacks e treinamento de equipes. http://lattes.cnpq.br/9366898477493069

Tatielle Menolli Longhini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Docente, desde 2016, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para capacitação em gestão e práticas de inovação e empreendedorismo, conectando instituições públicas e privadas e iniciativas políticas locais, bem como em cargos de gestão - nas coordenações do Setor de Extensão, de Comunicação, de Ambientes de Inovação/Laboratórios de Prototipagem e de Curso de Graduação. Doutoranda em Engenharia de Produção (desde 2022) e Mestre em Administração (2017), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Engenharia de Produção (2013) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Profissional atuante em temas sobre inovação e empreendedorismo, ciências de dados e grandes áreas da engenharia de produção e administração, sendo também revisora e pesquisadora de periódicos nacionais e internacionais. https://lattes.cnpq.br/5187395539638194

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Publicado

21.02.2025

Como Citar

Gomes, L. F. F., & Longhini, T. M. (2025). MASP: Proposta de aplicação em uma prestadora de serviços de telecomunicação para aumento da qualidade no setor de manutenção. Brazilian Journal of Production Engineering, 11(1), 226–253. https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.47134

Edição

Seção

ENGENHARIA DA QUALIDADE