Metodologias ativas e curricularização da extensão em disciplinas do curso de engenharia de produção da UNIVASF/Campus Salgueiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.47140

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Ensino de Engenharia, Engenharia de Produção, Extensão Universitária

Resumo

Este artigo apresenta e discute as percepções de estudantes das disciplinas “Gestão da Qualidade” e “Gestão de Serviços”, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Salgueiro. As disciplinas foram conduzidas a partir do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e integraram atividades de curricularização da extensão em seu desenvolvimento pedagógico. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, contou com a participação de 20 estudantes, que responderam a um formulário de avaliação disponibilizado virtualmente. Os resultados revelam uma percepção predominantemente positiva por parte dos alunos quanto à dinamicidade das disciplinas e ao impacto na aquisição de competências profissionais. A abordagem pedagógica fundamentada em metodologias ativas foi amplamente bem avaliada, destacando-se pela capacidade de engajar os estudantes e promover um aprendizado significativo. Além disso, os dados indicam que os participantes reconheceram o papel essencial do professor como facilitador do processo de aprendizagem, ao criar um ambiente de ensino estimulante e formativo. A pesquisa tem implicações significativas para a prática docente e para o desenvolvimento curricular dos cursos de engenharia de produção, fornecendo subsídios para aprimoramentos no processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Felipe Guilherme Oliveira-Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Salgueiro (PE), Brasil

Doutorando e Mestre em Engenharia Industrial (PEI/UFBA). Graduado em Engenharia de Produção (UFAL/Campus do Sertão). Professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus Salgueiro. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Educação em Perspectiva na Engenharia de Produção (EDUPEP/UTFPR).

Ângelo Márcio Oliveira Sant'Anna, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador (BA), Brasil

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Graduado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (2003) e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente, é professor do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Bahia. Atua como professor permanente nos Programas de Pós-graduação: em Engenharia Industrial (PEI /UFBA) e em Mecatrônica (PPGM /UFBA); e em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS /PUCPR).

Ava Santana Barbosa, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador (BA), Brasil

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2010). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2002) e mestra em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2006). É professora associada do curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Atua como professora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial (PEI /UFBA).

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Publicado

05.02.2025

Como Citar

Oliveira-Melo, F. G., Sant’Anna, Ângelo M. O., & Barbosa, A. S. (2025). Metodologias ativas e curricularização da extensão em disciplinas do curso de engenharia de produção da UNIVASF/Campus Salgueiro. Brazilian Journal of Production Engineering, 11(1), 95–111. https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.47140

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA