Metodologias ativas e curricularização da extensão em disciplinas do curso de engenharia de produção da UNIVASF/Campus Salgueiro
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i1.47140Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Ensino de Engenharia, Engenharia de Produção, Extensão UniversitáriaResumo
Este artigo apresenta e discute as percepções de estudantes das disciplinas “Gestão da Qualidade” e “Gestão de Serviços”, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Salgueiro. As disciplinas foram conduzidas a partir do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e integraram atividades de curricularização da extensão em seu desenvolvimento pedagógico. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, contou com a participação de 20 estudantes, que responderam a um formulário de avaliação disponibilizado virtualmente. Os resultados revelam uma percepção predominantemente positiva por parte dos alunos quanto à dinamicidade das disciplinas e ao impacto na aquisição de competências profissionais. A abordagem pedagógica fundamentada em metodologias ativas foi amplamente bem avaliada, destacando-se pela capacidade de engajar os estudantes e promover um aprendizado significativo. Além disso, os dados indicam que os participantes reconheceram o papel essencial do professor como facilitador do processo de aprendizagem, ao criar um ambiente de ensino estimulante e formativo. A pesquisa tem implicações significativas para a prática docente e para o desenvolvimento curricular dos cursos de engenharia de produção, fornecendo subsídios para aprimoramentos no processo de ensino e aprendizagem.
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