DIAGNÓSTICO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: CASAS E FAZENDA EXPERIMENTAL
Resumo
O Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu objetivando mudar
pessoas, natureza e qualidade das relações de trabalho. Tem enfoque na mudança cultural da organização. Por exemplo, Motta (1972) define o DO como uma estratégia educacional voltada para uma mudança organizacional planejada, visando responder demandas exigidas, enfatizando o comportamento baseado na experiência. Mudanças essas conduzidas por agentes externos e internos conjuntamente.
Com o exposto, existem variadas técnicas de DO, utilizadas como agentes eficazes quanto à coleta dados e ações de intervenção. Dentre elas podemos citar o managerial grid e a matriz SWOT.
O primeiro, é um modelo de DO que consiste em um questionário que avalia a gestão, com enfoque na produção, nos resultados atingidos pelos esforços e nos colaboradores. Já a segunda, contribui para elaboração de estratégias mais eficazes, por meio da análise do ambiente interno e externo.
Portanto, o objetivo desse estudo é realizar uma análise sobre o DO, assim, ampliando a visão e obtendo informações sobre a organização essencialmente.
Downloads
Referências
Motta, F.C.P. (1972). Algumas considerações sobre o desenvolvimento organizacional. Revista de Administração de Empresas, 12(2), 35-45. The Blake and Mouton Managerial Grid: Leadership Self Assessment Questionnaire. https://www.bumc.bu.edu/facdev-medicine/files/2010/10/Leadership-Matrix-Self-Assessment-Questionnaire.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































