ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA EMPRESA VOLARE VEÍCULOS
Resumo
Quando as empresas começam a entender que não são os clientes que precisam adaptar-se a seus produtos, que são elas que precisam saber o que eles querem adquirir é que surge o marketing de relacionamento (Schettino,2009) . A partir dessa compreensão inicia-se a passagem de um marketing direcionado a vendas para um marketing direcionado ao mercado. Nesta nova visão de marketing adotam-se práticas de pesquisas e análise de mercado que servem de subsídio para os gestores adequar os produtos e serviços às necessidades dos clientes, buscar melhorar a comunicação com o mercado, a promoção de vendas e os canais de distribuição (KOTLER, 2000).
A operacionalização desta nova abordagem se da por meio de um conjunto de ferramentas denominadas de composto de marketing ou 4P's (Produto, Preço, Praça e Promoção). O Os 4P's são as ferramentas de marketing que as empresas dispõem para influenciar compradores. Segundo o mesmo autor, as empresas vencedoras serão as que consigam atender às necessidades dos clientes de maneira econômica e conveniente, com uma comunicação efetiva.
No setor automobilístico a operacionalização desta abordagem é vital para sobreviver num mercado altamente competitivo. No Brasil, devido a crise econômica, o setor sofre enorme pressão para manter os preços baixos e ainda lançar novos produtos.
Levando e consideração a problemática antes comentada, este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de marketing de uma empresa do setor de veículos num ambiente de crise econômica.
Downloads
Referências
Schettino, Elisa Maria (2009). Estratégias de Marketing da Indústria automobilística. 242p. Dissertação de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.