QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: A PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE QUIOSQUES DE PRAIA

Autores

  • Marieta Angelica Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Caraguatatuba
  • Rodrigo Ribeiro Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1006-6500

Resumo

Caraguatatuba é um município do litoral norte de São Paulo com um grande potencial turístico. A orla marítima de Caraguatatuba se estende por 17 praias, nas quais instalam-se, ao todo, 102 quiosques de praias. O objetivo do presente trabalho foi estudar o nível de satisfação dos clientes que consomem os serviços desses quiosques de praia e foi escolhido como local de pesquisa a praia Martim de Sá, que é umas das praias mais frequentadas do município e compreende uma faixa de, aproximadamente, 1,5 km da orla marítima com 14 quiosques de praia. Foi realizada uma pesquisa descritiva de campo, utilizando uma amostragem não probabilística com a abordagem de cerca de 150 indivíduos, dentre os quais, 128 aceitaram participar da pesquisa. A apresentação dos dados e análise dos resultados identificou que a maioria dos clientes se demonstrou satisfeita com os serviços recebidos, no entanto, com base nas teorias estudadas, esse não é um resultado efetivamente positivo, haja vista que o ideal é fazer com que o cliente se sinta mais que satisfeito, pois é essa condição que fará com que o cliente seja fidelizado e faça uma divulgação espontânea e positiva, ajudando a atrair mais clientes ao estabelecimento aumentando, assim, a lucratividade do quiosque. Concluiu-se, portanto, que não basta que os quiosques de praia ofereçam o trivial ao cliente, é necessário que agreguem valor ao serviço e aos produtos, ofereçam benefícios adicionais, conheçam os seus clientes e reconheçam as suas necessidades criando estratégias que elevem continuamente os padrões de atendimento e garantam a segurança e a higiene do local. Ao transmitir uma boa imagem do quiosque e, assim atrair clientes, prestar serviços de qualidade e atingir o mais alto nível de satisfação do consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marieta Angelica Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Caraguatatuba

Tecnóloga em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Caraguatatuba (2018).

Rodrigo Ribeiro Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus São Paulo

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2005), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2008) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo.

 

Referências

AMPARO, S. Introdução ao turismo. São Paulo: Roca, 2001.

AQC - Associação de Quiosques de Caraguatatuba. Disponível em: <http://quiosquescaragua.com.br>. Acesso em: 09 de nov. de 2018.

ARAÚJO, C. M. Ética e qualidade no turismo do Brasil. São Paulo: Atlas, 2003.

CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operação e de satisfação dos clientes. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

COSTA; OLIVEIRA. PLANEJAMENTO E CONTROLE DAS OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO E ATENDIMENTO AO CLIENTE: UMA ANÁLISE EM UM QUIOSQUE DE PRAIA. Brazilian Journal of Production Engineering, v. 3, p. 112-131, 2018.

FREITAS, A. L. P. A qualidade em serviços no contexto da competitividade. Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Produção Online, vol. 5, n. 1, 2005.

IBGE - Instituto brasileiro de geografia e estatística. Caraguatatuba. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/caraguatatuba>. Acesso em: 09 de nov. de 2018.

JOHNSTON, R.; CLARK, G. Administração de operações de bens e serviços: Planejamento e organização. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MENEZES, V. O. A importância do atendimento para a satisfação do turista: Estudo de caso nos quiosques na Ilha de Porto belo - SC. Caderno Virtual de Turismo, v.9, n.3, 2009.

OLIVEIRA, A. P. Turismo e desenvolvimento: Planejamento e organização. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: Teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SELEME, R. Gestão de operação de serviços: Planejando o sucesso no atendimento do cliente. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016.

TINOCO M. A. C.; RIBEIRO, J. L. D. Uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços. Produção, v. 17, n. 3, 2007.

Downloads

Publicado

16.12.2018

Como Citar

Santos, M. A., & Oliveira, R. R. (2018). QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: A PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE QUIOSQUES DE PRAIA. Brazilian Journal of Production Engineering, 4(4), 134–155. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_07

Edição

Seção

ENGENHARIA DO PRODUTO