GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS

Autores

  • Pedro Vieira Souza Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Lucas Di Paula Gama dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Resumo

Os indicadores de desempenho (KPI’s) comportam-se como importantes meios para mensuração do nível de desempenho das organizações, sendo ainda elementos importantes para a tomada de decisão, podendo também proporcionar melhorias significativas nas atividades internas aliado as estratégias e objetivos da empresa. Logo, o objetivo deste trabalho foi analisar o uso de ferramentas gerenciais aplicadas à gestão de indicadores de desempenho num setor de uma empresa de serviços logísticos, comparando o comportamento dos KPIs no primeiro e no segundo trimestre de 2018. O estudo de caso foi aplicado por se tratar de um contexto cotidiano de uma empresa específica, sendo utilizados dados fornecidos pela gestão local para análise do estudo. Pode-se concluir que com base em ferramentas gerenciais, a gestão mostrou-se mais eficiente. Assim, ferramentas como o diagrama de Ishikawa foram aplicadas. Neste caso, algumas ações foram definidas com vistas a sanar o problema de devolução pelos motivos estratificados, criando-se um plano de ação para tal. Para minimizar os números de faltas de produtos, foi empregado o Diagrama de Pareto, identificando os produtos que representam maior impacto em relação a sua falta para o serviço de entrega. Considerando a realidade enfrentada pela empresa, algumas recomendações para manutenção do desempenho local, são necessárias realizar aprimorar a medição de seu desempenho como a identificação de operações que agregam valor ao serviço logístico prestado, a criação de novos KPI’s capazes de complementarem os atuais e também o emprego de novas ferramentas gerenciais para melhor gestão do processo na busca por resultados positivos e sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Vieira Souza Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Engenheiro de Produção.

Técnico em Eletromecânica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PE - 2010).


Lucas Di Paula Gama dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Engenheiro de Produção.

Referências

AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2004.
ANDRADE, R. O. B.; AMBONI, N. Teoria geral da administração: das origens às perspectivas contemporâneas. São Paulo. M. Books do Brasil Editora Ltda, 2007.
BISBE, J.; MALAGUENO, R. Using strategic performance measurement systems for strategy formulation: Does it work in dynamic environments? Management Accounting Research, v. 23, p. 296-311. 2012.
BONAZZI, F. L. Z.; ZILBER, M. A. Innovation and business model: a case study about integration of Innovation Funnel and Business Model Canvas. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 16, n. 53, p. 616-637, 2014.
CARIDADE, A.; Práticas de Gestão Estratégica e Aderência ao Método Sigma: Um estudo de Caso no Setor de Celulose e Papel. São Paulo: USP, 2006.
CARPINETTI, L. C. R. et al. Gestão da Qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CERTO, S. C. Administração moderna. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CRUZ, C. A. B. da; ARAÚJO, A. S.; OLIVEIRA, I. J. de. Avaliação de desempenho como ferramenta de apoio ao desenvolvimento profissional dos colaboradores nas organizações. Revista Científica Itpac, v. 7, n. 3, p.1-7, 2014.
DAFT, R. L. Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
EL-MONGY, A. M. A.; HAMOUDA, A. E.; NOUNOU, A.A.N. Wahdan Design of prediction system for key performance indicators in balanced scorecard. International Journal of Computer Applications, v. 72, n. 8. 2013.
ESCHENBÄCHER, J.; SEIFERT, M.; THOBEN, K-D. Improving distributed innovation processes in virtual organisations through the evaluation of collaboration intensities. Production Planning & Control: The Management of Operations, London, v. 22, n. 5/6, p. 473-487, 2011.
GHOUMRASSI, A.; ȚIGU, G. The impact of the logistics management in customer satisfaction, Proceedings of the International Conference on Business Excellence, v. 11, n. 1, p. 292-301. 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOVINDARAJA M.; NATARAJAN S. Principles of Management. Published by Prentice Hall Limited, New Delhi. 2005.
GUPTA, U.; RAMESH, A. Analyzing the barriers of healthcare supply chain in India: the contribution and interaction of factors, Procedia- Social and Behavioural Sciences, v. 189, p. 217- 228. 2015.
LOBATO, D. M.; FILHO, J. M.; TORRES, M. C. S.; RODRIGUES, M. R. A. Estratégia de Empresas, 9 ed. Rio de Janeiro: FGV Management, 2009.
MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, Jan./Abr., 2008.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000.
MEIDUTĖ-KAVALIAUSKIENĖ, I.; ARANSKIS, A.; LITVINENKO, M. Consumer Satisfaction with the Quality of Logistics Services, Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 110, 2014.
MEIER, H.; LAGEMANN, H.; MORLOCK, F.; RATHMANN, C. Key performance indicators for assessing the planning and delivery of industrial services. Procedia Cirp, vol. 11, p. 99-104. 2013.
MOHAMMED BADAWY, A. A.; EL-AZIZ, A. B. D.; IDRESS, A. M.; HEFNY, H.; HOSSAM, S. A survey on exploring key performance indicators. Future Computing and Informatics Journal, v. 1, n. 1 - 2, 2016.
MÜNCHHAUSEN, V. S.; HÄRING, A. M.; KNICKEL, K. The concept of the business logic for the management of values-based food businesses and chains - Task 2 report, HealthyGrowth WP5. 2016.
NASCIMENTO, C. M. D. V. do; BERNARDIM, M. L. Avaliação de desempenho nos Bancos Públicos. 6. ed. Revista eletrônica Lato Sensu – Unicentro: 2008.
NASCIMENTO, S. do; BORTOLUZZI, S. C.; DUTRA, A.; ENSSLIN, S. R. Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2000 a 2008. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2011, v.46, n.4.
PARMENTER, D. Key performance indicators: developing, implementing, and using winning KPIs. John Wiley & Sons. 2010.
PISKAR, F. The Impact of the Quality Management System ISO 9000 on Customer Satisfaction of Slovenian Companies. Managing Global Transitions, v. 5, n. 1, p. 45-61. 2007.
QUETTI, C.; PIGNI, F.; CLERICI, A. Factors affecting RFId adoption in a vertical supply chain: the case of the silk industry in Italy. Production Planning & Control: The Management of Operations, London, v. 23, n. 4, p. 315-331, 2012.
SANTOS, P. V. S.; LIMA, N. V. M. Fatores de impacto para sobrevivência de micro e pequenas empresas (MPEs). Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 3, p. 54-77, 2018.
SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5, n. 8, p. 150-165, 2017.
SANTOS, P. V. S.; ROCHA, M. F. de B. Inovação no processo de desenvolvimento de estratégias competitivas em pequenas e médias empresas. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão, v. 2, n. 2, p. 48 -1-48 - 20, 2017.
SHANA, J.; VENKATACHALAM, T. Identifying key performance indicators and predicting the result from student data. International Journal of Computer Applications, v. 25, n. 9, p. 45-48. 2011.
TAKASHINA, N.T.; FLORES, M.C.X. Indicadores de qualidade e do desempenho: Como estabelecer metas e medir resultados. Rio de Janeiro, Quality mark, 2005.
TATARYNOWICZ, A.; SYTCH, M.; GULATI, R. Environmental demands and the emergence of social structure: Technological dynamism and interorganizational network forms. Administrative Science Quarterly. v. 61, n. 1, p. 52-86. 2016.
YIN, S.; WANG, G.; YANG, X. Robust PLS approach for KPI-related prediction and diagnosis against outliers and missing data. International Journal of Systems Science, v. 45, n. 7, p. 1375-1382. 2014.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.
.

Downloads

Publicado

16.12.2018

Como Citar

Santos, P. V. S., & dos Santos, L. D. P. G. (2018). GESTÃO DE INDICADORES: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS. Brazilian Journal of Production Engineering, 4(4), 115–133. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V04N04_09

Edição

Seção

ENGENHARIA ORGANIZACIONAL