APLICANDO A MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIO EM UMA RETIFICADORA DE MOTORES EM CABO FRIO-RJ
Resumo
Com a intensa competitividade presente no mercado atual, se faz necessário que desde o início das suas atividades empresariais os gestores alinhem seus processos de forma estratégica. Através de técnicas de gerenciamento dos processos aplicados a pequenos negócios, o objetivo deste estudo é mapear os processos de modo que possam promover a maximização dos resultados, redução de custos, aumento da satisfação dos clientes e otimização do desempenho de suas atividades através da remodelagem com apoio da tecnologia da informação. Para isso foi realizado um estudo de caso, onde se observou os processos realizados na retificadora e através no software Bizagi, foi realizado um mapeamento. Gerou-se uma interface gráfica dos atuais processos e foi proposto um novo modelo com a utilização do ERP para integração de informações e consequente melhoria na produção.Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio (2011). “Literatura e subdesenvolvimento”. In: ______. A educação pela noite. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, pp. 169-196.
FOUCAULT, Michel (2005). “Aula de 17 de março de 1976”. In: ______. Em defesa da sociedade. Curso no Collège de France (1975/1976). São Paulo: Martins Fontes, pp. 285-315.
KAFKA, Franz (2011). “Na colônia penal”. In: CARONE, Modesto (Org.). Essencial Franz Kafka. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, pp. 59-99.
LIMA, Luiz Costa (1993). Limites da voz: Kafka. Rio de Janeiro: Rocco.
LÖWY, Michael (2005). Franz Kafka: sonhador insubmisso. Rio de Janeiro: Azougue.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich (1998). A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes.
RAMOS, Graciliano (1981). Infância. 17. ed. Rio de Janeiro: Record.
SANTOS, Theotonio dos (2016). “A teoria da dependência e a descoberta do sistema-mundo”. In: ______. Desenvolvimento e civilização: homenagem a Celso Furtado. Rio de Janeiro: EDUERJ, pp. 113-151.
WALLERSTEIN, Immanuel (2006). “A análise dos sistemas-mundo como impensar”. In: ______. Impensar a ciência social. Os limites dos paradigmas do século XIX. São Paulo: Ideias & Letras, pp. 263-312.
WILLIAMS, Raymond (2011). “Base e superestrutura na teoria da cultura marxista”. In: _______. Cultura e materialismo. São Paulo: Unesp, pp. 43-68.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.