ANÁLISES SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR: A QUESTÃO DA MULTIDISCIPLINARIDADE NA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO

Autores

  • Silvia Regina da Finseca Gonçalves Pires Departamento de Educação da Faculdade União Araruama de Ensino (FAC-UNILAGOS), RJ, Brasil. 2Pesquisador do Colégio Pedro II (MPPEB), RJ, Brasil.
  • Ricardo Moura dos Santos Marques Pesquisador do Colégio Pedro II (MPPEB), RJ, Brasil
  • Adriana Bravo Figueiredo
  • Cecília Batista da Silva Lima

Resumo

Este trabalho tem como objetivo caracterizar a importância da multidisciplinaridade na produção de materiais didático que atendam as demandas do processo de escolarização no ambiente hospitalar, visando ao bem-estar da criança enferma; outro objetivo é esclarecer o trabalho do Pedagogo no ambiente hospitalar, assim como os saberes necessários para o desenvolvimento de suas atividades numa associação entre educação e saúde. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico dos principais autores envolvidos na temática, e a partir das discussões em grupo, buscou se ressaltar os aspectos mais relevantes, utilizando-se como ferramenta o 5w2h, visto sua compreensão e facilidade de utilização, para nortear a discussão sobre a produção de materiais didáticos que auxiliem alcançar as metas de aprendizagem com todos os cuidados com a saúde dos pacientes. As notas instauradas neste texto são intróitos de estudos desenvolvidos com alunos do curso de Pedagogia da FAC-UNILAGOS onde se entretecem, debates e estratégias como o 5w2h, que contribuam para a formação de profissionais com amplitude do trabalho com equipes multidisciplinares.

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Publicado

23.04.2019

Como Citar

Pires, S. R. da F. G., Marques, R. M. dos S., Figueiredo, A. B., & Lima, C. B. da S. (2019). ANÁLISES SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR: A QUESTÃO DA MULTIDISCIPLINARIDADE NA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(2), 10–19. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N02_2