PREVISÕES DE INDICADORES DA SOJA NO ESTADO DE MATO GROSSO A PARTIR DE MODELOS BASEADOS EM SÉRIES TEMPORAIS
Resumo
O estado de Mato Grosso se destaca como o maior produtor nacional de soja. Diante deste contexto, realizar o processo de modelagem e previsão dos indicadores desta cultura se configura como uma atividade muito importante para o planejamento e acompanhamento das safras. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo realizar a aplicação e avaliação dos desempenhos apresentados pelos modelos baseados em séries temporais para previsões de produção, área plantada e produtividade da soja no estado de Mato Grosso. Para isto, foram coletados dados históricos na base de dados Série Histórica das Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), referentes aos períodos das safras de 1976/1977 a 2016/2017. Todos os processos de análises, modelagens e previsões foram realizados através de planilhas eletrônicas desenvolvidas para estes fins. Com os resultados obtidos, pôde-se verificar que os modelos que apresentaram os melhores desempenhos para prever os indicadores da soja foram os de suavização exponencial com tendência para a série histórica de produção, suavização exponencial simples para a série histórica da área plantada e média móvel ponderada para a série temporal da produtividade. Estes modelos foram então utilizados para obter as previsões da safra de 2017/2018 destes indicadores.Downloads
Referências
ALVES, Renata Cristina; VIEIRA, Alba Pedreira. Pina Bausch: Estética da Repetição e Uso de Objetos Cênicos. In: 12° Seminário Nacional de Dança Contemporânea: Concepções Contemporâneas em Dança. CD-ROM. Belo Horizonte: UFMG, 2016. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/346811122/Pina-Bausch-Estetica-Da-Repeticao-e-Uso-de-Objetos-Cenicos. Acesso em 20 de abril de 2018.
ARAÚJO, Pedro Gonçalves. Pina Bausch e Suas Ressignificações a Partir da Dança-Teatro. In.: Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: UFG, FAV, 2014. Disponível em: https://seminarioculturavisual.fav.ufg.br/up/778/o/2014-eixo1_19_pina_bausch_e_suas_ressignificacoes.pdf. Acesso em 20 de abril de 2018.
CALDEIRA, Solange. A Construção Poética de Pina Bausch. Revista Poiésis, n. 16, p. 118131, Dez de 2010. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis16/Poiesis_16_ART_PinaBausch.pdf. Acesso em 20 de abril de 2018.
FERNANDES, Ciane. Corpo Com-Texto: A Dança-Teatro na Formação em Artes. Revista VIS (UnB), Brasília DF, v. 9-2005, n.4, p. 17-34, 2005. Disponível em: www.geocities.ws/coma_arte/2005/anpap/ciane.doc. Acesso em 20 de abril de 2018.
FERNANDES, Ciane. Entre Artificialidade e Experiência: O Gesto Re-Presentado. In.: ___________. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e Transformação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
FERNANDES, Ciane. Repetitivos Laços de Poder: a tortura, o Valor e as Necessidades do Corpo nas Obras de Pina Bausch. In.: ____________. Pina Bausch e o Wuppertal DançaTeatro: Repetição e Transformação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
PHELAN, Peggy. Mouring sex: performing public memories. London and New York: Routledge, 1997.
SOUZA, Maria Inês. Arte, Cultura e Sociedade: uma rede intrigante para algumas reflexões sobre a dança. Universidade Federal Rio de janeiro, 2004. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/146876551/arte-cultura-e-danca. Acesso em 20 de abril de 2018.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.