ANÁLISE DA GESTÃO ENERGÉTICA CONFORME A ISO 50001: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Thiago Maciel Viana UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Rodrigo Randow de Freitas
  • Marielce de Cássia Ribeiro Tosta

Resumo

Após sucessivas crises em fontes de recursos energéticos finitos, como o petróleo, observa-se um incentivo pelas fontes renováveis de energia e eficiência dos sistemas elétricos, fundamental para atender as demandas futuras da sociedade. A eficiência energética e a racional da energia são objetos de estudos de diversas pesquisas. O aumento crescente no consumo de energia no mundo e a defasagem nas medidas de eficiência energética demonstram a necessidade melhorias na gestão. A ISO 50001 surgiu para preparar as organizações com critérios que visam melhorar o desempenho energético. Trata-se de um padrão recente que oferece oportunidades de pesquisa e desenvolvimento. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa foi verificar quais as principais características dos artigos científicos que abordam o tema ISO 50001. Este estudo investigou a produção científica através da análise biblimétrica. A amostra resultante foi composta por 42 artigos de periódicos das bases de dados Scopus, Web of Science e Scielo.  Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que a produção foi desenvolvida entre os anos de 2011 e 2017, com maior número de publicações em 2016. Verificou-se uma predominância de autores dos Estados Unidos e Europa, além de estudos concentrados nas áreas multidisciplinar, engenharia e ciências sociais. Descobriu-se que os artigos possuem uma abordagem predominantemente prática. Por fim, foi realizada uma análise SWOT com base nos artigos práticos que revelou uma série de benefícios e barreiras que as organizações podem enfrentar ao utilizar a ferramenta estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Maciel Viana, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4466916Y9

Referências

BRAZ, Marcelo. A hegemonia em xeque. Projeto ético-político do Serviço Social e seus elementos constitutivos. In. Revista Inscrita, Ano VII, Nº X, CFESS Brasília, 2007.

_____O governo Lula e o projeto ético-político do Serviço Social. In: Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, Nº 78, 2004.

BARROCO, Lúcia, Ética e política entre a ruptura e o conservadorismo. In: Revista Inscrita, Ano XI, Nº. XII, CFESS, Brasília, 2009.

CISNE, Mirla. Resistência de Classe no Brasil Contemporâneo: mediações políticas para o enraizamento do Projeto do Projeto Ético-político do Serviço Social. In: Revista Temporalis, Ano VIII, Nº 16, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Recife, 2008.

FALEIROS . Mesa Redonda: O Serviço Social Clínico e os desafios ético-políticos postos ao Serviço Social. In: Revista Em foco: O Serviço Social Clínico e o projeto ético-político do Serviço Social, Ogs.: CRESS 7ª Região e Programa de Pós-Graduação da UERJ, Rio de Janeiro, 2003.

GUERRA, Yolanda. A virada do Serviço Social. In: Revista Inscrita, Ano XI, Nº. XII, CFESS, Brasília, 2009.

IMAMOTO, Marilda. Renovação e conservadorismo no Brasil: Ensaios críticos. São

Paulo: Cortez, 2004.

________. Serviço Social em tempos de Capital Fetiche: Capital financeiro, trabalho e questão social. - 2. ed. - São Paulo: Cortez, 2008

LOPES, Josefa Batista. O Serviço Social na America Latina. Nas Malhas da modernização conservadora e do projeto alternativo de sociedade. Tese de Doutorado. Puc-SP, 1998.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I, Volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

MOTA, Ana Elizabeth. Projeto Profissional e Projeto Societário. In: Revista Inscrita, Ano XI, Nº. XII, CFESS, Brasília, 2010.

NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 2003.

_____ A construção do projeto ético político do Serviço Social frente a crise contemporânea. In: Capacitação em Serviço Social e política social. Brasília, CFESS/ABEPSS/CEAD/UNB, 1999.

_____ O Movimento de Reconceituação 40 anos depois. In: Revista Serviço Social & Sociedade, nº. 84. São Paulo: Cortez, 2005.

_____ Transformações Societárias e Serviço Social notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. In: Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, Nº 50, 1996.

_____Das Ameaças a Crise. In: Revista Inscrita, Ano VII, Nº. X, CFESS, Brasília, 2007.

RAMOS, Sâmia. Limites e Possibilidades históricas do Projeto Ético Político. In: Revista Inscrita, Ano XI, Nº. XII, CFESS, Brasília, 2009.

SANTOS, Josiane S. Neoconservadorismo pós-moderno e Serviço Social brasileiro. São Paulo: Cortez, 2007

SOUSA, Adrianyce A. S. Pós-modernidade: fim da modernidade ou mistificação da realidade contemporânea? In: Revista Temporalis, Ano V, Nº 10, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Recife, 2005.

Downloads

Publicado

30.09.2017

Como Citar

Viana, T. M., Freitas, R. R. de, & Tosta, M. de C. R. (2017). ANÁLISE DA GESTÃO ENERGÉTICA CONFORME A ISO 50001: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Brazilian Journal of Production Engineering, 3(2), 141–154. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n2_11

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >>