MAPEAMENTO DE HINTERLANDS PORTUÁRIAS PARA DIFERENTES TIPOS DE CARGAS: CONGRUÊNCIA DE DADOS EM FONTES ABERTAS

Autores

  • Wellington Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil
  • Emilly Shelly Gonçalves Alvim Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/ Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)
  • Larissa Gomes Sena Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/ Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)
  • Rayane Colombi Lorenzoni Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/ Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)
  • Luciano Guimarães Coswosck Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/ Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)
  • Maria Rita Pontes Assumpção Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Resumo

No ambiente contemporâneo competitivo dos portos, o principal determinante em termos de concorrência portuária, é a capacidade de integração da cadeia de transporte marítimo às áreas ou zonas de influências do porto (hinterlands). Essa integração porto-hinterland, desempenha um papel cada vez mais importante na formação de soluções para cadeia de suprimentos, afetando diretamente a competitividade do porto. Por esse motivo, para melhor gerenciar essa competitividade e, prover um posicionamento apropriado frente ao mercado, é necessário que o porto conheça suas delimitações. O ponto chave apresentado neste artigo é uma abordagem metodológica que delimita as hinterlands locais de um porto. Considerando que a concorrência entre os portos será cada vez mais realizada em terra, este trabalho contribui para o desenvolvimento portuário e regional, por permitir e fomentar análises para realização de prospecções e abertura de novos mercados.

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Biografia do Autor

Wellington Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Trabalha com planejamento e gestão de operações na cadeia de suprimento, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão de serviços e operações logísticas, integração na cadeia de suprimento, planejamento e gestão de transportes. Seu interesse atual de pesquisa é nos temas: logística e serviços.

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Publicado

22.12.2017

Como Citar

Gonçalves, W., Alvim, E. S. G., Sena, L. G., Lorenzoni, R. C., Coswosck, L. G., & Assumpção, M. R. P. (2017). MAPEAMENTO DE HINTERLANDS PORTUÁRIAS PARA DIFERENTES TIPOS DE CARGAS: CONGRUÊNCIA DE DADOS EM FONTES ABERTAS. Brazilian Journal of Production Engineering, 3(3), 91–104. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n3_06