MAPEAMENTO DE HINTERLANDS PORTUÁRIAS PARA DIFERENTES TIPOS DE CARGAS: CONGRUÊNCIA DE DADOS EM FONTES ABERTAS
Resumen
No ambiente contemporâneo competitivo dos portos, o principal determinante em termos de concorrência portuária, é a capacidade de integração da cadeia de transporte marítimo às áreas ou zonas de influências do porto (hinterlands). Essa integração porto-hinterland, desempenha um papel cada vez mais importante na formação de soluções para cadeia de suprimentos, afetando diretamente a competitividade do porto. Por esse motivo, para melhor gerenciar essa competitividade e, prover um posicionamento apropriado frente ao mercado, é necessário que o porto conheça suas delimitações. O ponto chave apresentado neste artigo é uma abordagem metodológica que delimita as hinterlands locais de um porto. Considerando que a concorrência entre os portos será cada vez mais realizada em terra, este trabalho contribui para o desenvolvimento portuário e regional, por permitir e fomentar análises para realização de prospecções e abertura de novos mercados.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.


2.png)


























































