MAPEAMENTO DE HINTERLANDS PORTUÁRIAS PARA DIFERENTES TIPOS DE CARGAS: CONGRUÊNCIA DE DADOS EM FONTES ABERTAS
Resumo
No ambiente contemporâneo competitivo dos portos, o principal determinante em termos de concorrência portuária, é a capacidade de integração da cadeia de transporte marítimo às áreas ou zonas de influências do porto (hinterlands). Essa integração porto-hinterland, desempenha um papel cada vez mais importante na formação de soluções para cadeia de suprimentos, afetando diretamente a competitividade do porto. Por esse motivo, para melhor gerenciar essa competitividade e, prover um posicionamento apropriado frente ao mercado, é necessário que o porto conheça suas delimitações. O ponto chave apresentado neste artigo é uma abordagem metodológica que delimita as hinterlands locais de um porto. Considerando que a concorrência entre os portos será cada vez mais realizada em terra, este trabalho contribui para o desenvolvimento portuário e regional, por permitir e fomentar análises para realização de prospecções e abertura de novos mercados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.