USO DE ADSORVENTES NATURAIS PARA PURIFICAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA VISANDO À PRODUÇÃO DE BIODIESEL.

Autores

  • Thais Caliman Catelan Universidade Federal do Espirito Santo
  • Ana Nery Furlan Mendes

Resumo

A preocupação com o meio ambiente e a necessidade de redução dos níveis de poluição são fatores que têm contribuído para a busca de combustíveis alternativos aos derivados de petróleo. Entre as alternativas encontradas, destaca-se o biodiesel como fonte de energia. A reciclagem de resíduos surge como um meio de reutilização de matéria-prima barata, utilizando o óleo de fritura para a produção de biodiesel e um bioadsorvente no processo de tratamento desse óleo. Neste trabalho, estudou-se a eficiência do bagaço da cana de açúcar (BC) e da casca de café (CC) no tratamento do óleo de fritura para a produção do biodiesel por meio da reação de transesterificação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS – ANP (Brasil). Resolução ANP nº 7, de 19 de março de 2008. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 19 mar. 2008.
BOTTON, V.; et al.; Craqueamento termo-catalítico da mistura de óleo de fritura usado-lodo de estamparia têxtil para a produção de óleo com baixo índice de acidez. Química Nova, v. 35, n. 4, p. 677- 682, 2012.
CARPINÉ, D. Recuperação do aroma álcool feniletílico por adsorção em batelada e em coluna. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos do setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011.
COSTA NETO, P. R. da; FREITAS, R. J. S. de. Purificação de óleo de fritura. Boletim do CEPPA, v. 14, n. 2, p. 163-170, 1996.
COSTA NETO, P. R. da; ROSSI, L. F. S.; ZAGONEL, G. F.; RAMOS, L. P. Produção de biocombustível alternativo ao óleo diesel através da transesterificação de óleo de soja usado em frituras. Química Nova, v. 23, n. 4, p. 531-537, 2000.
DULTRA, E. J. V. Incorporação de cinzas da casca de café na produção de placas cerâmicas para revestimento. Dissertação submetida à Universidade Federal do Rio Grande do Norte como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica. Natal, 2010.
GONSALVES, A. A.; et al.; Casca do tamarindo: caracterização e estudos de adsorção de azul de metileno e cromo(VI) usando a técnica de banho finito de líquido. Revista Virtual de Química, v.6, n.5, p. 1466-1482, 2014.
LEITE, C. V. C. Produção de biodiesel usando misturas de óleos virgens e residuais: purificação com adsorventes. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica e de Materiais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
MANIQUE, M. C. Caracterização e utilização da cinza de casca de arroz como adsorvente na purificação de biodiesel de óleo de fritura. 2011. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
MEHER, L. C.; SAGAR, D. V.; NAIK, S. N. Technical aspects of biodiesel production by transesterification – a review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, n.10, p. 248-268, 2006.
MELO, B. N. de. Compósitos obtidos a partir de matrizes poliuretônicas reforçadas com fibras de sisal, luffa e serragem modificadas. 2008. 172 f. Tese (Doutorado em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
MOREIRA J. R.;GOLDEMBERG. The alcohol program. Energy Policy, v. 27, p. 229-245, 1999.
OLIVEIRA, L. K. Desenvolvimento de materiais adsorventes de óleos a partir de resíduos da agroindústria e sua aplicação na ração de aves. 2009. 90 f. Dissertação (Mestrado em Agroquímica) – Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Agroquímica, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
PORTELA, F. M.; et al.; Estudo da secagem de óleos vegetais para a produção de biodiesel. 3º Simpósio Nacional de Biocombustíveis. Rio de Janeiro, 2010.
SILVA, K. M. D. da; et al.; Caracterização físico-química da fibra de coco verde para a adsorção de metais pesados em efluente de indústria de tintas. Engevista, v. 15, n. 1. p. 43-50, 2013.
SOARES, L. A. et al.; Caracterização do bagaço de cana de açúcar visando a produção de carvão ativado. In: Congresso Brasileiro de Química. Rio Grande do Norte, 2014. Disponível em <http://www.abq.org.br/cbq/2014/trabalhos/5/6241-19487.html>. Acesso em: 11 de Novembro 2017.
TANAMATI, A. A. C. Instabilidade oxidativa do óleo de soja submetido à fritura de alimentos congelados. 2008. 102 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós- Graduação em Química, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2008.
TOSE, L. V.; SOARES, A. B. Estudo comparativo da clarificação do óleo residual de fritura pelo emprego do bagaço da cana-de-açúcar e das cascas de arroz in natura. In: Encontro Capixaba de Química, 3., 2011, Vitória. Anais... Vitória: ENCAQUI, 2011. 1 CD-ROM.
TOSE, L. V.; SOARES, A. B. Síntese e caracterização de biodiesel obtido a partir de óleo residual de fritura clarificado com cascas de arroz in natura. VII Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes, Vitória, 2012.
VARGAS, T. V. Tratamento do óleo de fritura utilizando fibra de coco para posterior aplicação na produção de biocombustíveis. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Espirito Santo, 2013.

Downloads

Publicado

15.08.2018

Como Citar

Catelan, T. C., & Furlan Mendes, A. N. (2018). USO DE ADSORVENTES NATURAIS PARA PURIFICAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA VISANDO À PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Brazilian Journal of Production Engineering, 4(2), 01–20. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v4n2_1

Edição

Seção

ENGENHARIA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE