UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES
Abstract
O Brasil é o mais que possui mais academias na América Latina e segundo no mundo, só perdendo para os Estados Unidos (Ciocchi, 2013). Com isso academias de ginástica definitivamente já fazem parte da paisagem urbana e da rotina diária de milhares de pessoas. O público alvo é também amplo e diversificado, por exemplo, executivos e empresários, trabalhadores e estudantes, jovens e terceira idade, homens e mulheres de diferentes classes sociais, que investem seu tempo e dinheiro em atividades físicas, lazer e qualidade de vida. Trata-se assim de um mercado bastante pulverizado, que oferece oportunidades para empreendedores individuais ou micro e pequenas empresas em todas as regiões do país. (Ciocchi, 2013).
Em virtude disso, é necessário estudar o ambiente organizacional interno e externo da empresa, avaliando suas forças e fraquezas, suas oportunidades e ameaças, no caso o que é abordado por meio da matriz SWOT.
Assim, com o exposto, esse trabalho tem por objetivo realizar um estudo em uma academia de ginastica do município de São Mateus, ES. Onde se buscará realizar uma análise interna e externa, identificar pontos fortes e fracos da organização, assim como as oportunidades e ameaças que ela está exposta.
Downloads
References
Ciocchi, L.C. (2013). Ideia de Negócios, Como Montar uma Academia de Ginástica, SEBRAE, Brasil. Disponível em:<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-academiade-gisnastica>. Acesso em: 13 de outubro de 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.


2.png)


























































