ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING: ESTUDO DE CASO EM UM RESTAURANTE DE PEQUENO PORTE
Resumen
Antigamente, as organizações eram voltadas para a produção e venda de
produtos e serviços, não havendo preocupação em fidelizar seus clientes (Santos et al.
2010). Hoje, devido à grande competitividade entre as empresas, o sucesso das
organizações depende da velocidade de adaptação às mudanças (Silva & Voss, 2011),
sendo necessário conhecer as expectativas dos consumidores e realizar feedback do
serviço oferecido, buscando melhorar o atendimento, porque os clientes estão mais
exigentes (Primo & Da Rosa, 2011). Esse maior relacionamento é realizado por meio
das políticas de marketing.
Aumentar o lucro da empresa, por meio de uma maior integração com os
clientes, baseada na construção/aumento da percepção de valor da marca, produtos e
serviços, é o principal objetivo do marketing (Santos et al. 2010). Logo, o seu
planejamento estratégico em uma organização, deve considerar variáveis internas,
recursos e objetivos; e externas, ambiente competitivo, econômico, tecnológico, político
e legal, sociocultural (Seits, 2005).
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Referencias
Dos Santos, J.P.; Santos, H.O,; Bezerra, V.H.B.; Azevedo, I.A (2010) - Análise das estratégias de Marketing de Relacionamento: Um estudo de caso em um mercadinho de bairro. 13p., Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende-RJ. http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/381_Analise%20das%20estrategias%20de%20marketing%20-%20SEGET%20-%20ok!.pdf
Seitz, H.M. O Planejamento Estratégico de Marketing e o Plano de Negócios. Revista Eletrônica de Gestão de Negócios (ISSN: 1809-0079), 1(3):91-126, Universidade Católica de Santos.
Silva, A.; Voss, J.C. (2015) - Um estudo sobre fidelização dos clientes. 18p., Faculdade de Tecnologia de Santa Catarina. http://www.bm.edu.br/fatesc.edu.br/wpcontent/blogs.dir/3/files/pdf/tccs/fidelizacao_dos_clientes.pdf
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