TREINAMENTO DE SERVIDORES PÚBLICOS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS
Abstract
Este artigo aborda o tema “Treinamento de Servidores Públicos de Universidades Federais”. A importância deste tema se dá uma vez que o treinamento e a capacitação do servidor público são indispensáveis para fortalecer as políticas de recursos humanos destas entidades e para o desenvolvimento do servidor. É importante destacar que por meio da capacitação e treinamento o serviço prestado pelas instituições públicas será de melhor qualidade e atenderá de forma mais ampla aos usuários do serviço público, principalmente no cenário competitivo dos dias atuais. É certo, que as universidades federais possuem algumas dificuldades para fornecer a adequada capacitação de seus servidores, sendo algumas dessas dificuldades a falta de recursos financeiros e em alguns casos, as cidades onde são ofertados os cursos de capacitação são distantes do campus universitário. Este estudo trata- se de uma Revisão Bibliométrica em bases de dados de ampla difusão científica onde foram realizadas buscas relacionadas à capacitação e treinamento de servidores públicos de universidades federais.Downloads
References
Governança, VI, 2014, Belo Horizonte. Análise do sistema de capacitação de uma Instituição
Federal de Ensino Superior à luz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. 2014. Belo Horizonte. p. 1 – 16. Disponível em:
<http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=6&cod_edicao_subsecao=1106&
cod_evento_edicao=74&cod_edicao_trabalho=17994>. Acesso em: 26 Out. 2018. AMORIM, T. N. G. F; SILVA, L. B. Treinamento no Serviço Público: Uma Abordagem com
Servidores Técnicos - Administrativos de Universidade. Teoria e Prática em Administração, v.2, n. 1, p. 1 - 28, 2012. Disponível em:
<http://www.spell.org.br/documentos/ver/15419/treinamento-no-servico-publico---uma- abordagem--->. Acesso em: 17 Out. 2018. APPUGLIESE, M. M. E. Capacitação dos Servidores visando eficácia dos Serviços Públicos:
um Estudo de Caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Cubatão (IFSP). 2010. 33 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
(Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <
https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/40407> . Acesso em: 17 Out. 2018. CARDOSO, E. G. B.; PEDRO, N. S. F. Servidores Públicos: Um breve estudo. 2018. Disponível em:
<http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?artigo_id=10324&n_link=revista_artigos_
leitura>. Acesso em: 22 Out. 2018. CAVALCANTE, K. O.; SILVA, A. B. As Implicações da Capacitação nas Crenças De
Autoeficácia de Gestores Técnico administrativos de uma Instituição Federal de Educação
Superior . Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 10, n. 3, p. 474 - 492, Jul./Set. 2017. Disponível em:
<http://www.spell.org.br/documentos/ver/47417/as-implicacoes-da-cap
13
MOREIRA, S.T. & FREITAS, R.R. (2018). Análise bibliométrica de artigos sobre o assunto: Treinamento de Servidores Públicos de Universidades Federais.
Brazilian Journal of Production Engineering, São Mateus, Vol. 4, N.º 4, p. aa-bb. (2018). Editora CEUNES/DETEC. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/BJPE
_20Administra_C3_A7_C3_A3o_20Geral_20e_20P_C3_BAblica_20-_20Ano_202009.pdf>. Acesso em: 23 Out. 2018. FREITAS, L. P. Gestão de Pessoas na Administração Pública. Âmbito Jurídico. 2018. Disponível em:
<http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=18175&re
vista_caderno=4>. Acesso em: 19 Out. 2018. GALVAO, K. C. C. M.; MONTE-MOR, D. S.; TARDIN, N. O Efeito do Treinamento na
Percepção do Desempenho Individual: Uma Análise Baseada nos Treinamentos Ofertados
pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Revista de Contabilidade e Organizações, v. 11, n. 29, p. 3-16, 2017. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/45648/o- efeito-do-treinamento-na-percepcao-do-desempenho-individual--uma-analise-baseada-nostreinamentos-ofertados-pelo-instituto-federal-do-espirito-santo--ifes->. Acesso em: 26 Out. 2018. JUNIOR, C. M; SOUZA, M. T. S; PARISOTTO, I. R. S; PALMISANO, A. As Leis da
Bibliometria em Diferentes Bases de Dados Científicos. Revista de Ciências da
Administração – RCA, v. 18, n. 44, p. 111 – 123, abr. 2016. Disponível em:
< https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2016v18n44p111/pdf>. Acesso em: 28 Nov. 2018. ISSN 1516-3865. LIMA, M. C. S; ROWE, D. E. O; MOURÃO, L. In: EnGPR, IV, 2017, Curitiba. Influência
das Ações de Capacitação no Desenvolvimento Profissional e nos Comportamentos de
Cidadania Organizacional: um estudo entre servidores de uma Universidade Pública Federal. 2017. Curitiba – PR. p. 1 - 8. Disponível em:
<http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=16&cod_edicao_subsecao=1425
&cod_evento_edicao=88&cod_edicao_trabalho=22370>. Acesso em: 26 Out. 2018. LIMA, M. C. S; ROWE, D. E. O; MOURÃO, L. In: EnANPAD, 2017, São Paulo. A
Avaliação do Impacto da Capacitação no Trabalho dos Servidores de uma Universidade
Pública Federal. 2017. São Paulo – SP. p. 1 - 14. Disponível em:
<http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=1&cod_edicao_subsecao=1453&
cod_evento_edicao=89&cod_edicao_trabalho=22990>. Acesso em: 26 Out. 2018. MAGALHÃES, E. M.; OLIVEIRA, A. R; CUNHA, N. R. S; LIMA, A. A. T. F. C; CAMPOS, D. C. S. A Política de treinamento dos servidores técnicos administrativos da Universidade
14
MOREIRA, S.T. & FREITAS, R.R. (2018). Análise bibliométrica de artigos sobre o assunto: Treinamento de Servidores Públicos de Universidades Federais.
Brazilian Journal of Production Engineering, São Mateus, Vol. 4, N.º 4, p. aa-bb. (2018). Editora CEUNES/DETEC. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/BJPE
Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. Revista
de Administração Pública – RAP, Rio de Janeiro, v. 44, n. 1, p. 55–86, Jan./Fev. 2010. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003476122010000100004&lang=p
t>. Acesso em: Acesso em: 17 Out. 2018. ISSN 0034-7612. MANFREDINI, R.; FRON, E. D. A.; SELOW, D. M. A importância da capacitação de
servidores no setor público. Vitrine Prod. Acad, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 300–650, Jul./Dez. 2015. MARQUES, J. R. O que é Treinamento. 2016. Disponível em:
<https://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-treinamento/>. Acesso em: 21 Out. 2018. MATTE, L. I.; CORONEL, D. A. Um modelo para o levantamento das necessidades de
capacitação de servidores: um estudo na Universidade Federal de Santa Maria. Reuna, Belo
Horizonte, v. 19, n. 5, p. 15 - 38, Nov./Dez. 2014. Disponível
em:<http://www.spell.org.br/documentos/ver/36547/um-modelo-para-o-levantamento-das- necessidades-de-capacitacao-de-servidores--um-estudo-na-universidade-federal-de-santa- maria>. Acesso em: 17 Out. 2018. ISSN 2179-8834. MEDEIROS, I. L.; VIEIRA, A.; BRAVIANO, G.; GONÇALVES, B. S. Revisão Sistemática
e Bibliometria facilitadas por um Canvas para visualização de informação. Revista Brasileira
de Desing da Informação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 93 – 110, 2015. ISSN 1808-5377. PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2013. Disponível
em:<http://197.249.65.74:8080/biblioteca/bitstream/123456789/83/1/Livro%20de%20Admini
stracao%20Publica.pdf>. Acesso em: 23 Out. 2018. RANZINI, M. S.; BRYAN, N. A. P. Capacitação e Formação para o Setor Público e os
Modelos de Escola de Governo no Brasil. Revista do Serviço Público, v. 68, n. 2, p. 417 - 438, Mar. 2017. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/45779/capacitacao-eformacao-para-o-setor-publico-e-os-modelos-de-escola-de-governo-no-brasil>. Acesso em:
17 Out. 2018. SAPPER, M. A.; CORONEL, D. A. A Percepção dos Servidores Técnico-Administrativos da
UFSM, Campus de Frederico Westphalen, Quanto à Efetividade dos Cursos de Capacitação
da Instituição na Atividade Laboral. Revista de Administração IMED, v. 6, n. 1, p. 72 - 90,
15
MOREIRA, S.T. & FREITAS, R.R. (2018). Análise bibliométrica de artigos sobre o assunto: Treinamento de Servidores Públicos de Universidades Federais.
Brazilian Journal of Production Engineering, São Mateus, Vol. 4, N.º 4, p. aa-bb. (2018). Editora CEUNES/DETEC. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/BJPE
Jan./Abr. 2016. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/41785/a-percepcao- dos-servidores-tecnico-administrativos-da-ufsm--campus-de-frederico-westphalen--quanto-a- efetividade-dos-cursos-de-capacitacao-da-instituicao-na-atividade-laboral>. Acesso em: 17
Out. 2018. INSS 2237-7956. SILVA, T. D. L; SILVA, E. M. In: ENAPG – Encontro de Administração Pública e Governo, 2012, Salvador. Da oferta de cursos de capacitação a mudanças nas práticas organizacionais
no setor público: fatores críticos na dicotomia aprendizagem teórica e prática de relatos dos
servidores de uma universidade federal. 2012. Salvador – BA. p. 1 – 13. Disponível em:
<http://www.anpad.org.br/~anpad/eventos.php?cod_evento=6&cod_edicao_subsecao=866&c
od_evento_edicao=65&cod_edicao_trabalho=15418>. Acesso em: 26 Out. 2018. TEIXEIRA FILHO, A. R. C.; ALMEIDA, D. R.; ALMEIDA, L. R.; ALMEIDA, S. M. V. Capacitação no Setor Público: Analisando o Processo de uma Ifes. RACE: Revista de
Administração, Contabilidade e Economia, Joaçaba, v. 16, Ed. Especial, p. 185 - 208, 2017. Disponível em:<http://www.spell.org.br/documentos/ver/48252/capacitacao-no-setor-publico-
-analisando-o-processo-de-uma-ifes.>. Acesso em: 17 Out. 2018. INSS 2179-4936. WILHELM, E. M. S. A capacitação dos servidores públicos nas instituições federais de
ensino superior do Estado do Paraná. 2013. 145 folhas. Dissertação de Mestrado em
Planejamento e Governança Pública do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e
Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Universidade
Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em:
< http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/497>. Acesso em: 17 Out. 2018.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.


2.png)


























































