FMEA COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS AO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Abstract
O setor da construção civil é um ramo de atividade que envolve diretamente a mão de obra do colaborador, pois suas demandas são necessariamente desenvolvidas manualmente, com o uso de máquinas de pequeno porte e equipamentos necessário a execução das mesmas. O perigo que os trabalhadores da área da construção civil estão sujeitos são de grande relevância e a maioria eles podem comprometer não só a integridade física, como também a saúde dos operários. Contudo, na busca da prevenção de acidentes com todos envolvidos no âmbito da construção, é aplicada a Engenharia de Segurança no Trabalho a qual dispõe de recursos como check list de equipamentos, treinamento operacional e especificações adequadas a cada função, devem ser adotadas para garantir a saúde física e mental destes trabalhadores. A Engenharia de Segurança é fundamental para a construção civil, assim a presente pesquisa tem por objetivo realizar a aplicação do FMEA - Failure Mode and Effects Analysis, que é um método de análise de risco indutivo, que permite avaliar, a partir de um determinado modo de falha, as respectivas causas e sequência de efeitos, na avaliação das atividades desenvolvidas em uma obra de construção de edificação horizontal, para a obtenção de resultados e redução de acidentes.Downloads
References
CALLERI, Carla. Auxílio-doença acidentário: reflexos no contrato de trabalho. São Paulo: LTr., 2007.
CAVAIGNAC, Andre Luis De Oliveira; UCHOA, Jhelison Gabriel Lima. Obtaining FMEA’s indices for occupational safety in civil construction: a theoretical contribution. Brazilian Journal of Operations & Production Management, v. 15, n. 4, p. 558-565, 2018.
CAVAIGNAC, Andre Luis De Oliveira; FORTE, Lorrana Lys Neves. Utilização do FMEA para priorização de risco ocupacional: uma nova abordagem direcionada a construção civil. Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, v. 4, n. 3, p. 132-149, 2018.
FAZENDA, M. D. Anuário estatístico da previdência social. Instituto Nacional do Seguro Social. Brasília, p. 10. 2017.
GUEDES, Emanuela de Moura; SILVEIRA, Larissa Cristina. Segurança do trabalho na construção civil: verificação das normas regulamentadoras em canteiro de obra. Engenharia Civil-Pedra Branca, 2017.
HELMAN, Horácio e ANDERY, Paulo R.P. Análise de falhas: aplicação dos métodos de FMEA e FTA. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1995.
IlDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blüncher, 2005.
PALADY, Paul. FMEA - análise dos modos de falha e efeitos: prevendo e prevenindo problemas antes que ocorram. São Paulo: IMAN, 1997.
SANTANA, V. S.; OLIVEIRA, R. P. Saúde e trabalho na construção civil em uma área urbana do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 797-811, 2004.
STAMATIS, D. H. Failure mode and effect analysis - FMEA: from theory to execution. 2nd ed. ed. Milwaukee: ASQ quality press, 2003
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.


2.png)


























































