QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: A PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE QUIOSQUES DE PRAIA
Abstract
Caraguatatuba é um município do litoral norte de São Paulo com um grande potencial turístico. A orla marítima de Caraguatatuba se estende por 17 praias, nas quais instalam-se, ao todo, 102 quiosques de praias. O objetivo do presente trabalho foi estudar o nível de satisfação dos clientes que consomem os serviços desses quiosques de praia e foi escolhido como local de pesquisa a praia Martim de Sá, que é umas das praias mais frequentadas do município e compreende uma faixa de, aproximadamente, 1,5 km da orla marítima com 14 quiosques de praia. Foi realizada uma pesquisa descritiva de campo, utilizando uma amostragem não probabilística com a abordagem de cerca de 150 indivíduos, dentre os quais, 128 aceitaram participar da pesquisa. A apresentação dos dados e análise dos resultados identificou que a maioria dos clientes se demonstrou satisfeita com os serviços recebidos, no entanto, com base nas teorias estudadas, esse não é um resultado efetivamente positivo, haja vista que o ideal é fazer com que o cliente se sinta mais que satisfeito, pois é essa condição que fará com que o cliente seja fidelizado e faça uma divulgação espontânea e positiva, ajudando a atrair mais clientes ao estabelecimento aumentando, assim, a lucratividade do quiosque. Concluiu-se, portanto, que não basta que os quiosques de praia ofereçam o trivial ao cliente, é necessário que agreguem valor ao serviço e aos produtos, ofereçam benefícios adicionais, conheçam os seus clientes e reconheçam as suas necessidades criando estratégias que elevem continuamente os padrões de atendimento e garantam a segurança e a higiene do local. Ao transmitir uma boa imagem do quiosque e, assim atrair clientes, prestar serviços de qualidade e atingir o mais alto nível de satisfação do consumidor.
Downloads
References
AQC - Associação de Quiosques de Caraguatatuba. Disponível em: <http://quiosquescaragua.com.br>. Acesso em: 09 de nov. de 2018.
ARAÚJO, C. M. Ética e qualidade no turismo do Brasil. São Paulo: Atlas, 2003.
CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operação e de satisfação dos clientes. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
COSTA; OLIVEIRA. PLANEJAMENTO E CONTROLE DAS OPERAÇÕES DE PRODUÇÃO E ATENDIMENTO AO CLIENTE: UMA ANÁLISE EM UM QUIOSQUE DE PRAIA. Brazilian Journal of Production Engineering, v. 3, p. 112-131, 2018.
FREITAS, A. L. P. A qualidade em serviços no contexto da competitividade. Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Produção Online, vol. 5, n. 1, 2005.
IBGE - Instituto brasileiro de geografia e estatística. Caraguatatuba. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/caraguatatuba>. Acesso em: 09 de nov. de 2018.
JOHNSTON, R.; CLARK, G. Administração de operações de bens e serviços: Planejamento e organização. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
MENEZES, V. O. A importância do atendimento para a satisfação do turista: Estudo de caso nos quiosques na Ilha de Porto belo - SC. Caderno Virtual de Turismo, v.9, n.3, 2009.
OLIVEIRA, A. P. Turismo e desenvolvimento: Planejamento e organização. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: Teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SELEME, R. Gestão de operação de serviços: Planejando o sucesso no atendimento do cliente. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016.
TINOCO M. A. C.; RIBEIRO, J. L. D. Uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços. Produção, v. 17, n. 3, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.