ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE PRODUTOS DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

Authors

  • Lázaro Antônio Fonseca Júnior Universidade Federal de Goiás Regional de Catalão https://orcid.org/0000-0001-9267-6398
  • Laisa Caroline de Paiva Gomes Universidade Federal de Goiás
  • Aline Gonçalves dos Santos Universidade Federal de Goias Regional de Catalão
  • Rogério Santana Peruchi Universidade Federal da Paraíba

Abstract

Um estudo estatístico utilizando o software Minitab é apresentado neste artigo, cujo principal objetivo é o de identificar os fatores que influenciam os clientes a escolherem um produto de uma empresa produtora de máquinas e implementos agrícolas. É apresentado, um modelo de regressão logística identificando os principais fatores de tal influência, para comprovar a qualidade modelo obtida pelo software Minitab. São comparadas seis medidas de desempenho juntamente com o gráfico de efeitos. Pôde-se identificar que os fatores ligados aos problemas não resolvidos e a experiência global do produto estão diretamente interligados ao cliente recomendar o produto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lázaro Antônio Fonseca Júnior, Universidade Federal de Goiás Regional de Catalão

Unidade Academica Especial de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção

Laisa Caroline de Paiva Gomes, Universidade Federal de Goiás

Unidade Academica Especial de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção

Regional de Catalão

Aline Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Goias Regional de Catalão

Unidade Academica Especial de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção

Rogério Santana Peruchi, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia

References

AAKER, D, A. Marcas: Brand Equity, Gerenciando o Valor da Marca. São Paulo: Elsevier, 2000.

BATESON, J. E. G.; HOFFMAN, K. D. Marketing de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2001.

CHISNALL, P. M.; Pesquisa Mercadológica. Saraiva: 1980

FIGUEIRA, C. V. Modelos de Regressão Logística. Dissertação de Mestrado - UFRGS, 2006.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. Porto Alegre: Bookman, 2000.

FORZA, C. Survey Research in Operations Management: a process-based perspective. International of Operations and Production Management. v.22, n. 2, 2002

FOWLER, E. D. Investigação sobre a utilização de Programas de Qualidade (GESPÚBLICA) nas Universidades Federais de Ensino Superior. 2008. 38p. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.

GRÕNROOS, C. Service Management and Marketing. Lexington, Massachusetts, USA: Lexington Books. 1990.

HOSMER, D. W., LEMESHOW, S. Applied Logistic Regression. New York. John Wiley & Sons, 2000.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

IGNÁCIO, S.A. Importância da Estatística para o Processo de Conhecimento e Tomada de Decisão. Curitiba, Governo do Estado do Paraná, 2010.

MINITAB® <www.minitab.com/ pt-br/company> Sobre o Minitab. Acesso em 18/10/2017.

MONTGOMERY, D. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MONTGOMERY, D. C, RUNGER G.; C. Applied Statistics and Probability for Engineers Nova Iorque, John Wiley & Sons, 2014.

MONTGOMERY, D. C, PECK, E. A, VINING, G.G. Introduction to linear Regression Analysis. Nova Iorque, John Wiley & Sons, 2012.


PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A Conceptual model of service quality and its implications for the future research. Journal of Marketing, vol. 49, Fall, 1985.

SLACK, N.; CHAMBERS, R.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2007

GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

Published

2019-07-02

How to Cite

Fonseca Júnior, L. A., de Paiva Gomes, L. C., dos Santos, A. G., & Peruchi, R. S. (2019). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE PRODUTOS DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(3), 01–18. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N03_01

Issue

Section

QUALITY ENGINEERING

Most read articles by the same author(s)