ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE PRODUTOS DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS
Abstract
Um estudo estatístico utilizando o software Minitab é apresentado neste artigo, cujo principal objetivo é o de identificar os fatores que influenciam os clientes a escolherem um produto de uma empresa produtora de máquinas e implementos agrícolas. É apresentado, um modelo de regressão logística identificando os principais fatores de tal influência, para comprovar a qualidade modelo obtida pelo software Minitab. São comparadas seis medidas de desempenho juntamente com o gráfico de efeitos. Pôde-se identificar que os fatores ligados aos problemas não resolvidos e a experiência global do produto estão diretamente interligados ao cliente recomendar o produto.Downloads
References
BATESON, J. E. G.; HOFFMAN, K. D. Marketing de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2001.
CHISNALL, P. M.; Pesquisa Mercadológica. Saraiva: 1980
FIGUEIRA, C. V. Modelos de Regressão Logística. Dissertação de Mestrado - UFRGS, 2006.
FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia de informação. Porto Alegre: Bookman, 2000.
FORZA, C. Survey Research in Operations Management: a process-based perspective. International of Operations and Production Management. v.22, n. 2, 2002
FOWLER, E. D. Investigação sobre a utilização de Programas de Qualidade (GESPÚBLICA) nas Universidades Federais de Ensino Superior. 2008. 38p. Dissertação (Mestrado em Ciências em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
GRÕNROOS, C. Service Management and Marketing. Lexington, Massachusetts, USA: Lexington Books. 1990.
HOSMER, D. W., LEMESHOW, S. Applied Logistic Regression. New York. John Wiley & Sons, 2000.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
IGNÁCIO, S.A. Importância da Estatística para o Processo de Conhecimento e Tomada de Decisão. Curitiba, Governo do Estado do Paraná, 2010.
MINITAB® <www.minitab.com/ pt-br/company> Sobre o Minitab. Acesso em 18/10/2017.
MONTGOMERY, D. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MONTGOMERY, D. C, RUNGER G.; C. Applied Statistics and Probability for Engineers Nova Iorque, John Wiley & Sons, 2014.
MONTGOMERY, D. C, PECK, E. A, VINING, G.G. Introduction to linear Regression Analysis. Nova Iorque, John Wiley & Sons, 2012.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. A Conceptual model of service quality and its implications for the future research. Journal of Marketing, vol. 49, Fall, 1985.
SLACK, N.; CHAMBERS, R.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2007
GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.