AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: PROPOSTA DE INCLUSÃO DE OPINIÕES DE EGRESSOS PARA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
GRADUATION COURSE EVALUATION: PROPOSAL FOR INCLUSION OF EDUCATIONAL OPINIONS FOR RESERCH INSTRUMENT
Resumen
O número de intuições de ensino superior vem crescendo desde a fundação das primeiras escolas, assim, percebeu-se a necessidade de avaliar o serviço prestado por elas. Foi instituído por lei que as instituições devem ser avaliadas, dentre os métodos utilizados está a autoavaliação a ser realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição. Na universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus a CPA realiza a autoavaliação anualmente e conta com opiniões de alunos, professores e técnicos. Os relatórios obtidos são fontes importantes para que os gestores enxerguem o que pode ser melhorado em sua instituição. Outra forma de obter informações é a pesquisa com egressos, já realizada por outras instituições mundo a fora. O intuito deste trabalho é mostrar a importância de agregar as opiniões de egressos com as avaliações já recolhidas pela CPA. Com essa pesquisa percebe-se que os egressos podem contribuir com o que já é avaliado e comparando os resultados obtidos com os dos alunos também pode-se obter evoluções dos fatores avaliados, além disso, o egresso pode avaliar a instituição segundo o que ele está vivenciando no mercado de trabalho, trazendo uma visão que alunos, discentes e técnicos não conseguem passar.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.


2.png)


























































