UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA VIDRAÇARIA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES
Resumen
Independente do padrão e da localização, o vidro está presente na maioria dos lares brasileiros, devido a necessidade de se usá-lo ou somente para fins de embelezamento do ambiente. De acordo com o SEBRAE, a facilidade de se construir imóveis fez com que esse segmento de mercado tivesse uma expansão considerável nos últimos anos.
Também segundo o SEBRAE, no ato de adquirir produtos dessa linha, os clientes se deparam com uma grande variedade, em sua maioria produzidos em vidraçarias de pequeno porte.
O crescimento desse mercado resultou no acirramento da concorrência entre as empresas, esse acirramento da competição dá origem a uma “pressão competitiva”, que direciona as empresas para a busca de mais eficiência nas suas operações (Antunes et al. 2008). Dessa maneira, é de fundamental importância que a empresa tenha um conhecimento organizacional sobre si e seus concorrentes. Para isso, pode-se usar uma ferramenta estratégica, conhecida como Matriz SWOT (Chiavenato, 2003).
Assim, com o exposto, o objetivo do presente estudo é fazer uma análise organizacional da situação atual do segmento de vidraçaria em São Mateus, ES, tendo como amostra a Vidraçaria X.
Descargas
Referencias
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, (2003).
ANTUNES, J. et al. Sistema de produção: conceitos e práticas para projeto e gestão da produção enxuta. Porto Alegre: Bookman, (2008).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.


2.png)


























































