ANÁLISE DA GESTÃO ENERGÉTICA CONFORME A ISO 50001: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Resumen
Após sucessivas crises em fontes de recursos energéticos finitos, como o petróleo, observa-se um incentivo pelas fontes renováveis de energia e eficiência dos sistemas elétricos, fundamental para atender as demandas futuras da sociedade. A eficiência energética e a racional da energia são objetos de estudos de diversas pesquisas. O aumento crescente no consumo de energia no mundo e a defasagem nas medidas de eficiência energética demonstram a necessidade melhorias na gestão. A ISO 50001 surgiu para preparar as organizações com critérios que visam melhorar o desempenho energético. Trata-se de um padrão recente que oferece oportunidades de pesquisa e desenvolvimento. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa foi verificar quais as principais características dos artigos científicos que abordam o tema ISO 50001. Este estudo investigou a produção científica através da análise biblimétrica. A amostra resultante foi composta por 42 artigos de periódicos das bases de dados Scopus, Web of Science e Scielo. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que a produção foi desenvolvida entre os anos de 2011 e 2017, com maior número de publicações em 2016. Verificou-se uma predominância de autores dos Estados Unidos e Europa, além de estudos concentrados nas áreas multidisciplinar, engenharia e ciências sociais. Descobriu-se que os artigos possuem uma abordagem predominantemente prática. Por fim, foi realizada uma análise SWOT com base nos artigos práticos que revelou uma série de benefícios e barreiras que as organizações podem enfrentar ao utilizar a ferramenta estudada.
Descargas
Referencias
BRAZ, Marcelo. A hegemonia em xeque. Projeto ético-político do Serviço Social e seus elementos constitutivos. In. Revista Inscrita, Ano VII, Nº X, CFESS Brasília, 2007.
_____O governo Lula e o projeto ético-político do Serviço Social. In: Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, Nº 78, 2004.
BARROCO, Lúcia, Ética e política entre a ruptura e o conservadorismo. In: Revista Inscrita, Ano XI, Nº. XII, CFESS, Brasília, 2009.
CISNE, Mirla. Resistência de Classe no Brasil Contemporâneo: mediações políticas para o enraizamento do Projeto do Projeto Ético-político do Serviço Social. In: Revista Temporalis, Ano VIII, Nº 16, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Recife, 2008.
FALEIROS . Mesa Redonda: O Serviço Social Clínico e os desafios ético-políticos postos ao Serviço Social. In: Revista Em foco: O Serviço Social Clínico e o projeto ético-político do Serviço Social, Ogs.: CRESS 7ª Região e Programa de Pós-Graduação da UERJ, Rio de Janeiro, 2003.
GUERRA, Yolanda. A virada do Serviço Social. In: Revista Inscrita, Ano XI, Nº. XII, CFESS, Brasília, 2009.
IMAMOTO, Marilda. Renovação e conservadorismo no Brasil: Ensaios críticos. São
Paulo: Cortez, 2004.
________. Serviço Social em tempos de Capital Fetiche: Capital financeiro, trabalho e questão social. - 2. ed. - São Paulo: Cortez, 2008
LOPES, Josefa Batista. O Serviço Social na America Latina. Nas Malhas da modernização conservadora e do projeto alternativo de sociedade. Tese de Doutorado. Puc-SP, 1998.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I, Volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
MOTA, Ana Elizabeth. Projeto Profissional e Projeto Societário. In: Revista Inscrita, Ano XI, Nº. XII, CFESS, Brasília, 2010.
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: Uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 2003.
_____ A construção do projeto ético político do Serviço Social frente a crise contemporânea. In: Capacitação em Serviço Social e política social. Brasília, CFESS/ABEPSS/CEAD/UNB, 1999.
_____ O Movimento de Reconceituação 40 anos depois. In: Revista Serviço Social & Sociedade, nº. 84. São Paulo: Cortez, 2005.
_____ Transformações Societárias e Serviço Social notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. In: Revista Serviço Social & Sociedade. São Paulo: Cortez, Nº 50, 1996.
_____Das Ameaças a Crise. In: Revista Inscrita, Ano VII, Nº. X, CFESS, Brasília, 2007.
RAMOS, Sâmia. Limites e Possibilidades históricas do Projeto Ético Político. In: Revista Inscrita, Ano XI, Nº. XII, CFESS, Brasília, 2009.
SANTOS, Josiane S. Neoconservadorismo pós-moderno e Serviço Social brasileiro. São Paulo: Cortez, 2007
SOUSA, Adrianyce A. S. Pós-modernidade: fim da modernidade ou mistificação da realidade contemporânea? In: Revista Temporalis, Ano V, Nº 10, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Recife, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.


2.png)


























































