USO DE MODELO DE TEORIA DAS FILAS NA GESTÃO PÚBLICA: A ESCOLA VOLTADA PARA O ALUNO

USE OF QUEUE THEORY MODEL IN PUBLIC MANAGEMENT: THE SCHOOL GEARED TOWARDS THE STUDENT

Autores/as

  • Wellington Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil
  • Ramon Santana Curto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Euber Reis Maciel 3Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Sucesso
  • Rosângela Machado Gambarine

Resumen

As filas estão presentes em nosso cotidiano, sendo um dos principais fatores que dificultam o atendimento adequado da população seja em atividades privadas e, principalmente nos serviços públicos. O atendimento às expectativas e ansiedades de usuários, em termos de gestão pública, nem sempre tem recebido a atenção devida. Dentro desse contexto, escolas apresentam diversos processos e atividades com recorrência de filas. Assim, o problema de formação de filas influencia negativamente o aprendizado, agindo inclusive na conduta de alunos. Considerando essas premissas e, a partir do apontamento de prioridade de resolução de atividades com esse potencial, nesse trabalho foi analisado o processo de formação de filas para servir merenda em uma escola. E, a partir disso, foram analisados parâmetros de teoria das filas no ambiente operacional escolar relacionado a merenda. Os resultados sugerem que as condições locais e o número de servidores disponíveis, não eram suficientes para acolher a demanda e, com isso, em determinados momentos colaboradores tinham que se deslocar até outro ponto desse ambiente para concluírem atendimentos, acarretando na ampliação da fila.

Descargas

Biografía del autor/a

Wellington Gonçalves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Trabalha com planejamento e gestão de operações na cadeia de suprimento, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão de serviços e operações logísticas, integração na cadeia de suprimento, planejamento e gestão de transportes. Seu interesse atual de pesquisa é nos temas: logística e serviços.

Publicado

2020-04-04

Cómo citar

Gonçalves, W., Santana Curto, R. ., Reis Maciel, E. ., & Machado Gambarine, R. . (2020). USO DE MODELO DE TEORIA DAS FILAS NA GESTÃO PÚBLICA: A ESCOLA VOLTADA PARA O ALUNO: USE OF QUEUE THEORY MODEL IN PUBLIC MANAGEMENT: THE SCHOOL GEARED TOWARDS THE STUDENT. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(1), 99–110. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/29098

Número

Sección

INVESTIGACIÓN OPERATIVA