Un estudio de las propiedades termodínicas del etanol: un análisis basado en datos de la literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.45085

Palabras clave:

Termodinámica, Parámetros termodinámicos, Etanol

Resumen

Este artículo tuvo como objetivo analizar los parámetros termodinámicos, datos calorimétricos y volumétricos del etanol (CH2COH), una sustancia ampliamente empleada en la industria. La metodología incluyó la recopilación de datos de artículos utilizando herramientas NIST y Periódicos Capes, seguida de la inserción en Excel para cálculos de predicción y estadística. Se usaron programas como Peng-Robinson y DDB para obtener datos experimentales. La aplicación Origin se empleó para calcular errores y discrepancias con respecto a las referencias. Además, se utilizaron modelos como la ecuación de Antoine, la ecuación de Rackett y la regresión polinómica para determinar coeficientes y calcular capacidades caloríficas y volumétricas. Los resultados indicaron una buena adaptación de los modelos propuestos a los datos experimentales, con errores promedio que varían entre el 0,039% y el 22,8%. Se concluyó que la determinación de los aspectos termodinámicos es esencial para la industria y la formación académica, pronosticando el comportamiento de las sustancias químicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Eduardo Freitas de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Química pelo IFRN Campus Currais Novos, Especialista em Física e Química pela Faculdade Venda nova do imigrante (FAVENI), atualmente é Mestrando em Engenharia Química pela UFRN. participou ativamente no ano de 2018 do projeto de pesquisa determinação da concentração de Rn222 nas atmosferas de habitações e locais de trabalho, águas subterrâneas e solo no município de Currais Novos, foi monitor no ano de 2021.1 da disciplina de Calculo diferencial e integral II, monitor na disciplina de Química Orgânica fundamental no ano de 2021.2, e monitor na disciplina de Físico-Química 3 experimental ano 2021.2. Em 2022 foi professor contrato da prefeitura de Currais Novos RN

Victoria Victor Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Engenharia Quimica e bacharela em Química do Petróleo, com atribuições Industriais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2018-2022). Foi bolsista no Laboratório de Analíses Ambientais Processamento Primário e Biocombustíveis (NUPPRAR/LABPROBIO-UFRN, 2020-2022). Como também, bolsista do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP/PRH 37.1). Além disso, trabalhou como pesquisadora voluntaria no Laboratório de Tecnologia em Tensoativos (LTT-UFRN, 2019-2020), onde usava sistemas microemulsionados e nanoemulsionados como colchão lavador para limpeza de reboco de fluido de perfuração. Atualmente está como bolsista da CAPES, trabalhando com desenvolvimento de biocatalisadores aplicados na obtenção de biodiesel.

Osvaldo Chiavone Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário da FEI (1985), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no PEQ-COPPE (1988) e doutorado (PhD) em Engenharia Química pela Universidade Técnica da Dinamarca-DTU-IKT (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem ativa experiência em pesquisa em Termodinâmica Química Aplicada para o Projeto de Processos e em Tratamento de Contaminantes Orgânicos em Águas e Solos com Técnicas Avançadas de Oxidação. Os seguintes temas têm sido estudados principalmente na determinação de dados no lab: equilíbrio de fases, fotodegradação, propriedades físico-químicas, flotação, adsorção, oxidação química, fotocatálise, etc.. O desenvolvimento de dispositivos, como células de equilíbrio, reatores e sistemas de medição de propriedades físico-químicas, bem como os procedimentos experimentais também tem sido escopo de pesquisa. A análise e cálculo de dados de bancada e de processos também são aplicadas com ajuda de modelos e ferramentas computacionais.

Citas

Canciam, C. A. (2013). Efeito da concentração de etanol na dilatação volumétrica de misturas etanol-água. Revista de Engenharia e Tecnologia, 5(2), 99p.

Correia, J. C. G., Silva, L. A., Pereira, A., Bastos, L. C., & Carauta, A. N. M. (2022). Modelagem molecular e termodinâmica da interação entre biocidas e o mineral talco. XXIX Encontro Nacional de Tratamento de Minŕios e Metakurgia Extrativa, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 29.

Macedo, L. D. N. (2023). Comparação de algoritmos de aprendizado de máquina para predizer futuras cepas do vírus da influenza.

RFA - Renewable Fuels Association. (2023). Annual ethanol production. U.S. and world ethanol production. Recuperado de https://ethanolrfa.org/markets-and-statistics/annual-ethanol-production

Souza, M. P. D. O., Da Costa, M. C., Do Nascimento, D. C., & Neto, A. M. B. (2021). Ponto de fulgor de misturas combustíveis: modelagem termodinâmica.

Stromsoe, E., Ronne, H. G., & Lydersen, A. L. (1970). Capacidade térmica dos vapores de álcool à pressão atmosférica. Jornal de Dados Químicos e de Engenharia, 15(2), 286-290. DOI: https://doi.org/10.1021/je60045a040

Thermodynamics Research Center. (1997). Selected values of properties of chemical compounds. Texas A&M University, College Station, Texas.

Torres, P. L. & Irala, E. A. F. (2014). Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, 61-93. Recuperado de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4514719/mod_folder/content/0/Aprendizagem-colaborativa.pdf. Acesso em: 20/06/2024

Vidal, M. D. F. (2020). Produção e mercado de etanol. Caderno Setorial ETENE. Fortaleza: BNB, ano 8, n.306.

Publicado

2024-08-05

Cómo citar

Moura, L. E. F. de, Soares, V. V., & Chiavone Filho, O. (2024). Un estudio de las propiedades termodínicas del etanol: un análisis basado en datos de la literatura. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(3), 209–216. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.45085

Número

Sección

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA