UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES
Resumen
O Brasil é o mais que possui mais academias na América Latina e segundo no mundo, só perdendo para os Estados Unidos (Ciocchi, 2013). Com isso academias de ginástica definitivamente já fazem parte da paisagem urbana e da rotina diária de milhares de pessoas. O público alvo é também amplo e diversificado, por exemplo, executivos e empresários, trabalhadores e estudantes, jovens e terceira idade, homens e mulheres de diferentes classes sociais, que investem seu tempo e dinheiro em atividades físicas, lazer e qualidade de vida. Trata-se assim de um mercado bastante pulverizado, que oferece oportunidades para empreendedores individuais ou micro e pequenas empresas em todas as regiões do país. (Ciocchi, 2013).
Em virtude disso, é necessário estudar o ambiente organizacional interno e externo da empresa, avaliando suas forças e fraquezas, suas oportunidades e ameaças, no caso o que é abordado por meio da matriz SWOT.
Assim, com o exposto, esse trabalho tem por objetivo realizar um estudo em uma academia de ginastica do município de São Mateus, ES. Onde se buscará realizar uma análise interna e externa, identificar pontos fortes e fracos da organização, assim como as oportunidades e ameaças que ela está exposta.
Descargas
Citas
Ciocchi, L.C. (2013). Ideia de Negócios, Como Montar uma Academia de Ginástica, SEBRAE, Brasil. Disponível em:<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-academiade-gisnastica>. Acesso em: 13 de outubro de 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.