APLICAÇÃO DOS MÉTODOS SMARTS, SMARTER E CENTRO DE GRAVIDADE PARA DECISÃO DE LOCALIZAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Resumen
Em um ambiente público, as melhorias na qualidade dos serviços entregues aos clientes vão além de simplesmente prestar um bom serviço. A efetividade desse serviço deve ser acompanhada a médio e a longo prazo na sociedade. A busca pela excelência na prestação de serviço engloba, não somente, o sentido restrito da palavra, mas, também, as condições de localização em que esse serviço é ofertado à população. Diante disso, é proposto a problemática de tomada de decisão na localização de instalação de uma escola pública na regional 2 de Fortaleza, com o uso de métodos científicos que auxiliam os tomadores de decisão a obter a solução mais próxima do ótimo. Dessa forma, este trabalho objetiva comparar a efetividade dos métodos SMARTER, SMART e Centro de Gravidade, atribuindo as principais variáveis, para apoiar na decisão da localidade. Na metodologia definiram-se a coleta de dados, os atributos ou critérios, os objetos de avaliação (os bairros da cidade) e a plataforma usada para a resolução do estudo de caso. O resultado convergente dos três métodos ajudou a entender a realidade e a necessidade de uma reforma social nas proximidades do bairro Vicente Pinzon.
Descargas
Citas
BOWERSOX, D. J.; CLOSS D. J. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 2001.
DAVIS, M. M.; AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da administração da produção. Porto Alegre: Bookman, 2001.
EDWARDS, W; BARRON, F. H. SMARTS and SMARTER: improved simple methods for multiattribute utility measurement. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v.60, n. 3, p.306-325, dez. 1994.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
FLEURY, P. F.; WANKE, P.; FIGUEIREDO, K. F. Logística Empresarial: A perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
GURGEL, A. M. Competence-based selection of IT professionals in a Higher Education Institution: a proposal based on a Multicriteria Decision Support Model. Gestão & Produção, v. 25, n. 1, p. 16-29, 2018.
IBGE. Censo demográfico do IBGE. São Paulo, 2010
INFANTE, R. P.; OLIVEIRA, M. C.; ASSUMPÇÃO, M. R. P. Uso de métodos multicritérios de tomada de decisão para seleção dos objetivos estratégicos e indicadores de performance considerados no Balanced Scorecard. Revista de Ciência & Tecnologia, v. 20, n. 39, p. 45-58, 2017.
MACCORMACK, A. D.; NEWMANN, L. J.; ROSENFIELD, D. B. The new dynamics of global manufacturing site location. MIT Sloan Management Review, v.35, n. 4, 1994.
MOREIRA, D. A. Introdução à administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira, 1998.
NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
OLIVEIRA, G. Brasil real: desafios da pós-estabilização na virada do milênio. São Paulo, Brasil: Mandarim, 1996.
RITZMAN, L. P.; KRAJEWSKI, L. J. Administração da produção e operações. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SATO, F. R. L. Problemas e métodos decisórios de localização de empresas. RAE-eletrônica, v. 1, n. 2, p. 1-13, 2002.
SILVA, E. L. MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2005.
SILVA, L. F; JUNIOR I. C. L.; GARCIA P. A. A.; TEODORO, P. Avaliação da localização de base de atendimento para equipamentos de movimentação de uma empresa siderúrgica. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2017.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.