A EVOLUÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: HISTÓRICO, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO
Resumen
Este artigo busca descrever a história da pós-graduação brasileira, desde a criação do estatuto da universidade até os dias atuais e o processo de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado. Na descrição dos modelos deste nível de ensino, serão abordados os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG), desde o primeiro plano, implementado em 1975, até o último e atual, o PNPG 2011-2020. Além disso, será destacado o papel da Coordenação de Pessoal de nível superior (CAPES), agência do Ministério da Educação e do Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na evolução quantitativa e qualitativa da pós-graduação brasileira. Quanto aos objetivos gerais, trata-se de uma pesquisa exploratória e quanto ao delineamento, uma pesquisa bibliográfica, cujo as principais fontes de pesquisa são documentos em meio eletrônico obtidos nos sítios da Capes e CNPq.
Descargas
Citas
BRASIL a. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Antecedentes: os planos anteriores. In: Plano Nacional de Pós-graduação – PNPG 2011-2020 – Brasília, DF: Capes, 2010. v. 1. p. 25-38. ISBN – 978-85-88468-15-3
BRASIL b. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. História e Missão. Brasília [s.d]. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/historia-e-missao>. Acesso em 10 jul 2017
BRASIL c. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação. Brasília [s.d]. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/legislacao/91-conteudo-estatico/avaliacao-capes/6871-caracterizacao-do-sistema-de-avaliacao-da-pos-graduacao>. Acesso em 10 de jul 2017
BRASIL d. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ações e Programas. Brasília [s.d]. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/acoes-e-programas>. Acesso em 10 de jul 2017
BRASIL e. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Classificação da Produção Intelectual. Brasília [s.d]. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/ instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual>. Acesso em 11 de jul 2017
BRASIL f. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Acesso a Informação. Disponível em: <http://cnpq.br/apresentacao-acesso-a-informacao/> Acesso em: 11 de jul de 2017
OLIVEIRA, J. F.; FONSECA, M. A pós-graduação brasileira e o seu sistema de avaliação. In: OLIVEIRA, J. F.; CATANI, A. M.; FERREIRA, N. S. C. Pós-Graduação e avaliação: impactos e perspectivas no Brasil e no cenário internacional. 1ª edição. Campinas: Mercado de Letras,2010. Cap 1. p. 15-52. ISBN978-85-7591-147-1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos. 2ª edição. Vitória, ES: EDUFES, 2015. 92p. ISBN: 978-85-7772-274-7
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização de referências: NBR 6023:2002. Vitória, ES: EDUFES, 2015. 78p. ISBN: 978-85-7772-275-4
VOGEL, M. J. M. KOBASHI, N. Y. Avaliação da pós-graduação no Brasil: seus critérios. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16, 2015, João Pessoa-PB. GT-7 – Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação. XVI ENANCIB, 2015.
VOGEL, Michely Jabala Mamede. Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: análise dos quesitos utilizados pela CAPES e das críticas da comunidade acadêmica. 2015. 184p. Tese (Ciência da Informação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade São Paulo, São Paulo, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.