OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA SIDERÚRGICA

Autores/as

  • Lucio de Souza Campos Neto Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Geraldo Magela Perdigão Diz Ramos Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
  • Andreas de Césares Fagundes
  • Raíssa Acácia Batista

Resumen

Com o propósito de discutir aspectos práticos para a melhor distribuição do volume de compra entre uma rede de fornecedores para um determinado conjunto de usinas, esse trabalho comparou a aplicação de um modelo matemático de transporte por meio de um estudo de caso, onde a gestão de pedidos de uma matéria-prima do aço tem oportunidade de reduzir os custos totais de aquisição, através de técnicas conhecidas na abordagem de problemas em Pesquisa Operacional, determinando a função de minimizar os custos através da Programação Linear. O desenvolvimento se deu através do levantamento de dados em uma empresa não divulgada, identificou-se quais variáveis participaram ou interferiram no processo, verificou-se a existência ou não de relações de dependência entre as variáveis, e, em outra etapa, analisou-se a sua aplicabilidade prática. O modelo apresentou uma economia de R$ 41.280,00 algumas usinas tiveram um aumento no custo reduzindo a margem de economia global, mas o mais importante foi que para a empresa, o resultado de forma geral apresentou ganhos econômicos e redução na aquisição global dessa matéria-prima.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geraldo Magela Perdigão Diz Ramos, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix

Professor Universitário do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Departamento de Engenharia, Administração e Ciências Contábeis. Atua como docente do Ensino Superior Há 15 anos.

Citas

AÇO BRASIL, Instituto Aços; Indicadores de Mercado. Estatísticas de desempenho. 2016. Estatísticas do mês. Disponível em: < http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/numeros/estatisticas.asp?par=20172 > Acesso em: 06 de Abril de 2017.

ANDRADE, Eduardo Leopoldino de. Introdução à pesquisa operacional. Rio de Janeiro: LTC (2012).

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. Bookman Editora, 2010.

BOWERSOX, Donald J., CLOSS, David J. Logística Empresarial, O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento, São Paulo, Editora Atlas, 2009.

BRASIL. Câmara de Comércio Exterior brasileira. CAMEX. Resolução nº 119, de 18 de Dezembro de 2014. 2014. Disponível em: < http://www.camex.gov.br/62-resolucoes-da-camex/em-vigor/1443-resolucao-n-119-de- 18-de-dezembro-de-2014 >. Acesso em: 10 Mai. 2017.

BRASIL. Camex aplica direito antidumping à importação de barra de aço da China. Disponível em: < http://www.valor.com.br/brasil/4789337/camex-aplica-direito-antidumping-importacao-de-barra-de-aco-da- china > Acesso em: 06 de junho de 2017

CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Tradução da 4ª Ed norte- americana: Cengage Learning, 2012.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N.
K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, v. 5, p. 61, 2008.
LAKATOS, E. Maria; MARCONI, M. de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica: Tecnicas de pesquisa. 7 ed. – São Paulo: Atlas, 2010.

LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa Operacional na tomada de decisões. 4 ed, Pearson, 2012. PORTER, Michael. Estratégia competitiva. Elsevier Brasil, 2004.
RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica. FAETEC/IST, Paracambi, 2007.

Publicado

2018-08-15

Cómo citar

Souza Campos Neto, L. de, Perdigão Diz Ramos, G. M., Césares Fagundes, A. de, & Acácia Batista, R. (2018). OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA SIDERÚRGICA. Brazilian Journal of Production Engineering, 4(2), 21–31. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v4n2_2

Número

Sección

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO