Arquivamento

A Rede de Preservação do PKP (PKP PN) providencia serviços gratuitos de preservação para qualquer revista OJS que cumpra um conjunto básico de critérios. Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Política de Preservação Digital

Considera-se várias etapas e práticas recomendadas para garantir a longevidade e a acessibilidade dos dados. Detalha-se:

Avaliação constante e inventário do Acervo identificando e catalogando todos os itens do acervo, incluindo artigos, edições completas, imagens, gráficos, tabelas, vídeos, etc. Sendo que os formatos dos Arquivos são nos formatos digitais existentes (PDF, DOC, JPEG, etc.). Atualmente a BJPE utiliza o arquivamento em nuvem (NextCloud-UFES).

Políticas de Preservação definem o propósito da preservação digital e os objetivos a serem alcançados com isso. Atribuindo responsabilidades, incluindo quem será responsável pela manutenção e atualização do acervo; Direitos Autorais e licenciamento para garantir e permitir a preservação e o acesso contínuo.

Estratégias de Preservação, através da alteração/migração para Formatos mais estáveis e acessíveis, conforme necessário. Também utilizar a Redundância como estratégias de armazenamento (backup) em diferentes locais físicos e na nuvem.

Tecnologia e Infraestrutura, como a utilização de Repositório Digital, estabelecendo local seguro e confiável para o armazenamento dos arquivos. Não obstante a BJPE pretende utilizar em breve Padrões e Protocolos, adotando modelos abertos e reconhecidos internacionalmente (como XML) para garantir a interoperabilidade e a sustentabilidade.

Quanto ao Monitoramento e Manutenção Regular, tem-se no cotidiano o padrão para verificar a integridade e a acessibilidade dos arquivos (usuários e autores precisam conseguir acesso ao sistema sem erros ou entraves). A Manutenção Corretiva e Preventiva, ambas são realizadas no sistema de armazenamento e arquivos, conforme necessário. Já a Atualização Tecnológica, tem-se um olhar sempre atualizado em novas tecnologias e práticas de preservação digital.

O Acesso, Usabilidade, Indexação, Pesquisa e Interface do Usuário, na BJPE garante-se que o acervo esteja sempre acessível a todos os usuários, considerando questões de acessibilidade para todos, de forma intuitiva e amigável (Transformando Conteúdo em Áudio - VLibras; Transformando Texto em Língua de Sinais, Redimensionando Imagens e Transformando ideias em imagens).

A BJPE atualmente oferece Treinamento e Capacitação junto ao Comitê de Revistas Científicas da UFES, alunos, estagiários e monitores (Bolsistas), visando preservação digital e fornecendo orientação e suporte aos usuários sobre como acessar e utilizar o acervo digital. Por fim, realiza-se uma Avaliação e Melhoria Contínua, sobre a preservação digital para identificar áreas de melhoria. Capitando Feedback dos Usuários para coletar, analisar e aprimorar a experiência de acesso ao acervo.